Trajetória de 20 Anos da Companhia Nova de Teatro nos Palcos vira Livro

Com organização do crítico amilton de azevedo, publicação em edição bilingue traz textos e imagens que marcaram as duas décadas de trabalho contínuo do grupo paulistano…

 

 

 

 

 

Celebrando os 20 anos completados em 2021, a Companhia Nova de Teatro lança o livro bilíngue Companhia Nova de Teatro – Duas Décadas em Imagens no dia 27 de janeiro, sábado, às 14h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com distribuição gratuita.

A publicação, organizada pelo crítico teatral amilton de azevedo em colaboração com o pesquisador e tradutor de teatro Fábio Fonseca, reúne as pesquisas, a trajetória e as produções dos 20 anos da Companhia Nova de Teatro por meio de registros fotográficos acompanhados dos depoimentos de curadores, críticos, parceiros, artistas e pesquisadores brasileiros, buscando traçar um panorama do fazer teatral contemporâneo a partir dos espetáculos produzidos pelo grupo.

O livro conta com textos escritos por Sonia Machado de Azevedo, Ingrid Koudela, Ferdinando Martins, Álvaro Machado, Judson Cabral, Kyra Piscitelli, Bruno Machado, Christina Fornaciari, Jurandy Valença, Jobana Moya e Verônica Yujra Quispe. Um capítulo especial é dedicado ao projeto Companhia Nova de Teatro + 20 Anos, com análises em torno do processo criativo e da encenação de Entrelaçados, o mais recente espetáculo da Companhia Nova de Teatro.

 

Registro fundamental
Para Lenerson Polonini e Carina Casuscelli, fundadores do grupo e idealizadores do livro, o trabalho da Companhia Nova de Teatro é marcado por uma constante busca pela experimentação, intercâmbios entre culturas e troca de saberes. “Poder contar nossa trajetória em uma publicação é uma enorme alegria, pois nestes 20 anos, vimos e passamos por diversas transformações, produzimos inúmeros espetáculos, nos deslocamos para outros territórios e cruzamos fronteiras, apresentando nossas obras para os mais variados públicos”, explicam eles.

Já amilton de azevedo pontua: “Quando olhamos para a produção do teatro de grupo de São Paulo, em sua dimensão e diversidade, uma iniciativa como essa deve ser celebrada e reconhecida: a possibilidade de organizar, em um livro, duas décadas de pesquisa cênica em uma conjunção de imagens e textos. Fotografias, impressões e análises convivem nesta publicação, que desde o lançamento já se localiza enquanto registro fundamental a serviço de um futuro ainda por se fazer.”

Companhia Nova de Teatro – Duas Décadas em Imagens integra o projeto Companhia Nova de Teatro + 20 Anos contemplado pela 38ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para Cidade São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura onde o grupo apresentou peças de repertório, estreia de nova peça e ações formativas como oficinas e palestras.

 

Sobre a Companhia Nova de Teatro
Fundada em 2001, por Lenerson Polonini em parceria com Carina Casuscelli, a companhia desenvolve um trabalho de pesquisa contínua com base no experimentalismo, visualidade, hibridismo e pesquisa de linguagem. A Companhia Nova de Teatro é uma companhia aberta e a cada novo projeto convida atores, bailarinos e artistas de diversas áreas para colaborarem com suas produções. O teatro multimídia desenvolvido pela companhia procura explorar a tridimensionalidade do palco e a relação da arte com o espaço urbano.

Em 2012, a companhia conquista o primeiro lugar do Prêmio Internazionale Teatro Dell’ Inclusione Teresa Pomodoro, em Milão/Itália, com o espetáculo Caminos Invisibles…La Partida de Carina Casuscelli. O júri desse prêmio contou com nomes importantes da cena mundial, como Eugenio Barba, Luca Ranconi, Lev Dodin e Jonathan Mills. No ano seguinte, contemplado pelo Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura, os integrantes do grupo realizam residência artística no Attis Theatre, em Atenas/Grécia, estreando no teatro grego a peça Krísis, com supervisão de Theodoros Terzopoulos, diretor da companhia grega. Em junho de 2015 é convidada a exibir figurinos do espetáculo Doutor Faustus Liga a Luz, de Gertrude Stein, no lendário The Bakhrushin State Central Theatre Museum, em Moscou/Rússia, onde também realiza uma performance com fragmentos da peça na abertura do evento Costume at the Turn of the Century 1990 – 2015. No mesmo ano encena o espetáculo 2xForeman: peças Bad Boy Nietzsche e Prostitutas Fora de Moda, de Richard Foreman, com direção de Lenerson Polonini. Já em 2016 estreia a peça Barulho D’água, do italiano Marco Martinelli, com direção de Carina Casuscelli. A última parte do projeto Trilogia Foreman, com a peça Os Deuses Estão Marretando a Minha Cabeça, cumpre temporada em 2017 no Sesc Pinheiros. Em 2019, o grupo participa do Analogio Festival de Atenas, com o work in progress Kassandra-Hecuba (Apátridas: parte 1), que, na sequência, é apresentado nas cidades de Sibiu, durante o Festival 25 Ore Teatrul Non Stop, e no Teatrul de Artã, de Bucareste, na Romênia. No início de 2020, a peça é apresentada no mesmo formato no Centro Cultural Olido, como parte do FarOFFa, mostra paralela à MIT SP.

Em 2020, durante o confinamento pela Covid-19, a companhia realiza a série Diálogos, com objetivo de pensar sobre a criação artística e a sociedade em tempos de pandemia, convidando o público a refletir e elaborar caminhos e estratégias em meio à crise global, com sérios impactos na arte, na cultura, na economia e na política. A série foi realizada via redes sociais e contou com a presença de artistas, gestores, críticos, jornalistas, curadores, pensadores, pesquisadores e líderes de relevada importância no cenário das artes, da cultura, da economia, da política e da filosofia. Em 2021, o grupo realiza temporadas online de A Cripta de Poe, em versão site specific, gravado e transmitido no canal da Vila Itororó e das peças do projeto Trilogia Foreman. No mesmo ano o grupo estreia o espetáculo Apátridas, contemplado pelo ProAc LAB, com direção de Lenerson Polonini e dramaturgia de Carina Casuscelli, cumprindo temporada no Teatro Arthur Azevedo. Em 2022, o grupo apresenta o espetáculo em Milão, Itália, como parte do Prêmio Internacional Teresa Pomodoro, que contou com júri renomado como Peter Stein, Tadashi Suzuki, Lev e Dodin, entre outros.

Em 2023 o grupo fez a estreia mundial de A Scream in the Dark (Um Grito no Escuro), com dramaturgia e direção de Lenerson Polonini e atuação de Carina Casuscelli no renomado teatro La MaMa Experimental Theatre de Nova York. Ainda no mesmo ano o grupo estreia a peça Entrelaçados, com dramaturgia e direção de Carina Casuscelli, cumprindo temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Ficha Técnica
Idealização – Carina Casuscelli e Lenerson Polonini (Companhia Nova de Teatro). Organização e Edição – amilton de azevedo. Tradução e Revisão – Fábio Fonseca. Textos – Sonia Machado de Azevedo, Ingrid Koudela, Ferdinando Martins, Álvaro Machado, Judson Cabral, Kyra Piscitelli, Bruno Machado, Christina Fornaciari, Jurandy Valença, Jobana Moya e Verônica Yujra Quispe. Design gráfico – VWe. Comunicação Definitiva (Valdeir Teixeira e Welton Silva), Assessoria de imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Companhia Nova de Teatro – Duas Décadas em Imagens
196 páginas.
Tiragem 1.000 exemplares gratuitos.
Edição bilíngue: português e inglês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lançamento do Livro Companhia Nova de Teatro – Duas Décadas em Imagens
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo.
Sábado, 27 de janeiro, às 14h30.

cianovadeteatro.com 
Instagram, Facebook, YouTube e TikTok – @cianovadeteatro.

 

Foto do ator, Paulo Cesar Peréio (Zeus) na peça Krísis (2013): Henrique Oda

1 comentário em “Trajetória de 20 Anos da Companhia Nova de Teatro nos Palcos vira LivroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *