Projeto musical e audiovisual ‘Viola Avançada’ no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

No próximo dia 20 de fevereiro será lançado o Projeto ‘Viola Avançada’, idealizado por Dino Vicente e contemplado pelo ProAc, tem participações especiais de Ricardo Vignini, Edgard Scandurra, Toninho da Viola, Fábio Miranda e Kátya Teixeira…

 

 

 

 

Criar novos sons a partir do recorte de violas brasileiras em vários fragmentos, reagrupados de maneira diferente. Partindo dessa busca de novas perspectivas sonoras e artísticas para o instrumento, símbolo da cultura popular brasileira, foi desenvolvido o projeto musical e audiovisual ‘Viola Avançada’ que será apresentado no próximo dia 20 de fevereiro, às 14h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Idealizado pelo músico, produtor e artista sonoro Dino Vicente, o Projeto Musical ‘Viola Avançada’ é composto pela pesquisa sonora; um curta-documentário dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes; um EP conceitual disponível nas plataformas digitais; cinco vídeos experimentais e o plugin ‘Adeus Viola’, um aplicativo desenvolvido por Paulo Itaboraí para manipulações sonoras.

‘Viola Avançada’ é uma produção do Programa de Ação Cultural (ProAC Direto 38/2021, Maravilha Filmes e Maracujá Cultural. Realização Cult SP e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Participam do Projeto ‘Viola Avançada’ os músicos: Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock); Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!); Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba); Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador) e Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).

Para participar do lançamento, que terá a presença de Dino Vicente, Mário de Almeida, Paulo Itaboraí e Ricardo Vignini, é preciso se inscrever gratuitamente no site https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/musica-e-audiovisual-viola-avancada

 

Palestrantes

Dino Vicente
Músico, produtor, artista sonoro e vem atuando em diversas áreas ao longo de 50 anos de carreira. Trabalhou com diversos artistas como Cesar Camargo Mariano, Arrigo Barnabé, Rita Lee, Belchior. Produtor e compositor de trilhas sonoras para longas e documentários.

Mário de Almeida
Documentarista, diretor, roteirista e produtor. Pesquisa cultura e música popular, temáticas sobre as quais já realizou diversos documentários de curta e longa-metragem.

Paulo Itaboraí
Artista-pesquisador, tecnólogo musical, e físico. Atua na área de computação musical e performance com eletrônica em tempo real. Pesquisa aplicações de tecnologias emergentes (como computação quântica), na música experimental e contemporânea.

Ricardo Vignini
Membro fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock. Tem diversos álbuns solos gravados, entre eles, os mais recentes “Cubo” (2020) e “Raiz” (2021).

 

O Projeto
O ponto de partida da viagem musical do ‘Viola Avançada’ foi registrar em áudio e vídeo os violeiros convidados em seus habitats, os diferentes tipos de viola, de gestos e repertório, compondo assim um grande banco sonoro. Dino Vicente explica que desde a captação do áudio e durante as filmagens do projeto ‘Viola Avançada’ foram utilizadas diversas ferramentas digitais, analógicas e mecânicas. “Nossa proposta fio descobrir novas possibilidades sonoras para as violas brasileiras, a partir do encontro da mesma com a música eletrônica experimental, desconstruindo esse tradicional instrumento. Podemos usar como imagem a ideia de picotar, recortar uma viola brasileira em milhões de pedacinhos até se tornarem grãos e reorganizá-los de outras formas. E daí surge o questionamento: Que tipo de música seria possível obter com esse novo instrumento virtual?”, indaga Vicente.

O curta-documentário Viola Avançada, dirigido por Mário de Almeida, acompanha todo processo de produção, desde as saídas para as gravações até as captações dos áudios e imagens dos artistas em seus habitats. “Não é apenas um registro do que acontece, o curta faz parte do processo do registro. Filmar e gravar é uma coisa só. Tanto que os próprios áudios das filmagens e gravações foram utilizados para fazer as faixas do EP e nós estamos presentes enquanto tudo está sendo produzido, criado. Essa faceta do projeto ser o fluxo das coisas acontecendo, não é apenas transmitido ou abordado pelo documentário, ele é próprio documentário”, explica Almeida.

Entre as curiosidades do elenco está a participação de Toninho da Viola, violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba, cidade que durante metade do século 20 reuniu muitos tocadores e cantores do Cururu. Outro destaque do Projeto é presenciar Edgard Scandurra, fundador, guitarrista e compositor do IRA!, tocando viola pela primeira vez.

Ficha técnica ‘Viola Avançada’
Idealização do Projeto ‘Viola Avançada’ e do plugin ‘Adeus Viola’: Dino Vicente
Direção, montagem e finalização: Mário de Almeida
Produção: Gabriela Góes (Maracujá Cultural)
Direção de Fotografia: Biel Ribeiro
Curadoria: Dino Vicente e Mário de Almeida
Produção Audiovisual: Maravilha Filmes
Desenvolvimento do plugin ‘Adeus Viola’ e Atuadores: Paulo Itaboraí
Elenco:
Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock)
Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!)
Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba)
Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador)
Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).

 

 

 

 

 

 

 

Lançamento do Projeto Viola Avançada
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo
Terça-feira, 20 de fevereiro, das 14h às 17h30
Inscrições gratuitas: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/musica-e-audiovisual-viola-avancada
As vagas são limitadas

 

 

Biografia dos participantes do Projeto Viola Avançada

Dino Vicente
Dino Vicente é músico, produtor e artista sonoro. Ao longo de mais de três décadas de atuação, realizou diversos trabalhos com artistas tais como Arrigo Barnabé, Cesar Camargo Mariano, Nelson Ayres, Rita Lee, Mulheres Negras, Itamar Assumpção, Belchior entre outros. Compositor de trilhas sonoras para cinema, escreveu e produziu trilhas para filmes de longa e curta metragem. “Viola Perpétua” (2018), “Inaudito” (2017), “O Olhar do Boto” (2017), “Muito Além do Cangaço” (2016), “Filme Som” (2015). “O Dia Que Durou 21 Anos” (2013). Pioneiro na síntese analógica e tecnologia digital na cena brasileira, atualmente tem se dedicado a performances de música, instalações, cinema expandido, oficinas e performance audiovisual, difusão sonora em multicanais e audiovisual. Principais trabalhos: a.cineminha. Performance e oficina de cinema experimental. SESC Paulista 2020; O Impacto da Quarta Revolução Industrial na Educação. Instalação Realidade Virtual 360. Sinpeem, 2019. Ópera Ritos de Perpassagem (Flô Menezes). Gravação/Mixagem áudio 360o T.São Pedro, 2019; A Terra Inflável. Performance/Ocupação. Teatro do Centro da Terra. São Paulo, 2019; Estado de Suspensão, (Néle Azevedo); Instalação Desenho de Som. Teatro Municipal.São Paulo 2019.; Encontro Transdisciplinar Performance MAC Espaço das Artes, USP (2018); “A Onda Errada” com Dino Vicente, José Augusto Mannis e Paulo Beto.(2018); Teatro de Arena; “O Olhar do Boto” Cinema/Instalação. Dir.José Augusto Aguilar e Gregório Gananian. Cine-Instalação na Piscina do SESC Consolação; Difusão sonora ao vivo em sistema octafônico (8 canais); The 12th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research CMMR-USP São Paulo 2016 Sound Wanderer; V Congresso Internacional de Sinestesia, Ciência e Arte; Alcalá la Real, Espanha 2015.
Foto Dino Vicente: Acervo Pessoal

 

Ricardo Vignini
Nascido na cidade de São Paulo, o violeiro Ricardo Vignini, é membro fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock, como canções de bandas como Led Zeppelin, Nirvana, Metallica, Rolling Stones e Queen. Em 2010 lançou seu primeiro CD solo “Na Zoada do Arame”, depois vieram mais cinco; “Rebento” (2017), “Viola de Lata” (2019), “Reviola”, “Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo” e “Cubo” em 2020, dividiu o palco com artistas americanos como Bob Brozman – turnê brasileira em 2003 – e Woody Mann, em 2006 e 2008. Leciona viola caipira há 20 anos e produz CDs de vários artistas há mais de 10 anos. Vignini participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil e no exterior: EUA, México, Canadá, Europa e América Latina. 2 Ao longo de sua trajetória Ricardo Vignini construiu uma discografia extensa, gravou 21 CDs, entre discos solo, com a banda Matuto Moderno, duo Moda de Rock, com o Índio Cachoeira, as bandas Mano Sinistra e Cheap Tequila, e Nós do Rock Rural. Entre gravações e apresentações também tocou com Lenine, Spok, Liminha, Zé Geraldo, Emmanuele Baldini, Pena Branca, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro, André Abujamra, Robertinho de Recife, Ivan Vilela, Os Favoritos da Catira, Pereira da Viola, Carreiro, Socorro Lira, Katya Teixeira, Maria Dapaz, Edgard Scandurra, Lúcio Maia, Marcos Suzano, Levi Ramiro, Andreas Kisser, Tavito, Zé Geraldo, Guarabyra e Tuia. Gravou e produziu 3 CDs e um DVD do violeiro Índio Cachoeira. É endorser da corda de viola americana D’Addario no Brasil, microfones Ehrlund, e violas Rozini, e proprietário do selo Folguedo, dedicado exclusivamente à música de viola.
Foto Ricardo Vignini: Marcelo Macaue

 

Edgard Scandurra
Em quatro décadas de dedicação à música, Edgard Scandurra contribuiu para a cena musical brasileira com mais de 90 álbuns gravados, sendo oito discos solo ou em parceria, 53 como integrante de outros projetos e bandas e 32 participações e produções. Da icônica banda paulistana IRA! ao projeto musical infantil Pequeno Cidadão, passando por Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Marina Lima entre outros, o músico soma um registro musical potente e diverso. A história de Edgard Scandurra se confunde com a história da música brasileira dos últimos 40 anos, com atuações no rock, na MPB, na música eletrônica e no underground. Fundador, guitarrista e compositor do IRA!, Scandurra é consagrado por seu estilo único em riffs e solos de guitarras. Em 2009 lançou o projeto Pequeno Cidadão, voltado para o público infantil. Desde 1996 está na ativa com seu trabalho de “organoeletrorock” (como ele mesmo define) chamado BENZINA, onde explora as possibilidades orgânicas que a música eletrônica experimental permite. Foi eleito pela revista Rolling Stone um dos 100 artistas mais importantes da história da MPB de todos os tempos. Em 2020, lançou o trabalho “Jogo das Semelhanças – Músicas de Celular”, composto e gravado durante a quarentena da Covid 19, entre março e setembro de 2020.
Foto Edgard Scandurra: Facebook do artista

 

Toninho da Viola
Violeiro e arranjador, Antonio Paes Moreira, consagrado como Toninho da Viola, nasceu na cidade de São Pedro, mudando-se mais tarde para Piracicaba, onde passou a viver. É considerado um exímio tocador de viola, executando ponteados no Cururu e Moda de Viola. Em 1992, juntou-se aos amigos Moacir Siqueira, Dirceu Chiodi, e formou um trio de cururu, no qual se exibe e dança o desafio com acompanhamento de violas. Em 2007, participou, juntamente com 3 os violeiros Paulo Freire, Roberto Corrêa, o mestre Seu Manoel de Oliveira, Cacai Nunes e Andréa Carneiro, do show “Viola Instrumental: Ponteados Ancestrais e Contemporâneos”, realizado pela Caixa Cultural, em Brasília. Na ocasião, em apresentação solo, executou “Cururu Ponteado” e “Desafio de Cana Verde”, de domínio público.. Nesse mesmo ano, participou do documentário “Cururu: (Des)encontros no Tradicionalismo Caipira”, com direção de Nicholas Rauschenberg. Participou do livro Viola instrumental Brasileira, organizado por Andréa Carneiro, lançado pela editora Artiviva em 2005. Em 2021 foi tema de um episódio de webserie produzida para o Festival Viola da Terra.
Foto Toninho da Viola: André Boareto

 

Fábio Miranda
Fábio Miranda é um artista brasileiro morador de São José dos Campos – SP. É formado em Viola Caipira pela Escola de Música de Brasília (DF), Graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisando cantos de trabalho e improviso musical. Como violeiro tem três discos autorais lançados: “Caravana Solidão” (2012), “Nonada” (2014) e “Chamamento” (2016), além de premiações em festivais nacionais de música e participações em diversas formações e projetos. Como arte-educador trabalha com ensino coletivo da viola caipira e outras vivências musicais com público de todas as idades. Em Brasília, foi professor de viola durante três anos na Escola de Choro Raphael Rabelo e em 2011, formou o grupo “Orquestra Roda de Viola”. Em 2017 em Franco da Rocha (SP) formou a “Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha” – cidade em que ministrou por 3 anos aulas de viola caipira. Em São Paulo, ministrou oficinas de viola caipira na Fábrica de Cultura da Brasilândia, em unidades do SESC e em capacitação de professores do projeto “Guri”. Como produtor cultural participou da criação do Circuito Violada – rede independente de violeiros, que organiza e promove desde 2017 a circulação nacional de artistas da viola.
Foto do Facebook do Fabio Miranda: Ândrea Possamai

 

Katya Teixeira
Kátya Teixeira é cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira e traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil. Garimpando saberes e sonoridades que incorpora a sua musicalidade, fazendo reverência aos mestres populares e as manifestações culturais autênticas do nosso país. Com 6 cd´s gravados, 03 Singles, Kátya Teixeira teve seus CDs indicados ao Prêmio da Música Brasileira, Prêmio Profissionais da Música e Troféu Catavento de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP. 4 Assina vários projetos culturais dentre os quais se destaca o premiado Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, da América Latina e Europa. Realizou vivências e oficinas integrando e valorizando a cultura popular, se apresentando ao longo de seus 27 anos de carreira, por todo o Brasil e por países Latino-Americanos e Europeus.
Foto do Facebook da Katya Teixeira: Ione Cadengue

 

Paulo Itaboraí
Paulo Itaboraí atua na área de computação musical, composições de música mista com eletrônica em tempo real, composição assistida por computador, síntese de modelagem física, luthieria experimental e uso de novas interfaces musicais. É pesquisador visitante na Universidade de Plymouth e participa do projeto QUTune, desenvolvendo material teórico e ferramentas de computação quântica aplicadas ao processamento de áudio e composição musical assistida. Foi diretor de transmissão do “Festival Música Estranha 8 e ½” e diretor técnico e editor em tempo real da performance online “24POR9” de Pat Cividanes e Ruy Filho.
Foto Paulo Itaboraí: Acervo pessoal

 

Mário de Almeida
Mário de Almeida é documentarista, diretor, roteirista e produtor. Pesquisa cultura e música popular, temáticas sobre as quais já realizou diversos documentários de curta e longa-metragem.
Foto Mário de Almeida: Acervo pessoal

 

 

 

 

 

Acompanhe o Projeto ‘Viola Avançada’
Instagram: @violaavancada
Youtube: www.youtube.com/@violaavancada

 

Foto Ricardo Vignini e Edgard Scandurra: Divulgação

1 comentário em “Projeto musical e audiovisual ‘Viola Avançada’ no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *