Espetáculo traz suspense contemporâneo sobre vida e morte, com texto inédito de Samir Yazbek e direção de Pedro Granato

Apresentações vão de 15 a 31 de março no Teatro Alfredo Mesquita…

 

 

 

 

 

Elenco conta com Luciana Schwinden, Sílvio Restiffe e Julia Terron.

Com texto inédito do premiado autor Samir Yazbek, Corpo Intruso estreia em 15 de março no Teatro Alfredo Mesquita para discutir, com um olhar contemporâneo, vida e morte. A montagem tem direção de Pedro Granato e elenco composto por Luciana Schwinden, Sílvio Restiffe e Julia Terron.

A trama acompanha a trajetória de uma professora de língua portuguesa do ensino médio que, distante da sua vocação literária, encontra-se no leito de um quarto de hospital, acometida por uma doença desconhecida. Sua relação com o marido mantém padrões de afetos desgastados pelo tempo, com arquétipos e símbolos do casamento convencional, força motriz de uma vida comprometida com as aparências e os ganhos materiais.

Ao receber no hospital a visita de uma aluna apaixonada pelo universo da literatura, a professora, questionada em sua visão de mundo, passa a rever a sua relação com o seu marido e a forma de tocar a sua própria existência.

O espetáculo traz discussões sobre vida e morte, e mais precisamente, sobre o que nos mantém vivos, o que nos impulsiona a ter sonhos e querer realizá-los. O universo da educação e da literatura também estão presentes no trabalho, tanto na relação entre professora e aluna, quanto no âmbito familiar e no embate geracional. “A busca da vocação e da paixão está no centro da peça”, conta Granato.

A atmosfera é de suspense intimista. Mesclar o mistério e o drama em um ambiente hospitalar de maneira a criar uma história equilibrada e “temperada” foi o maior desafio da construção, conta o diretor. O minimalismo está presente em toda a concepção do espetáculo, da cenografia que quer colocar o espectador dentro de um quarto de hospital à trilha sonora original, fortemente inspirada na banda britânica Portishead.

 

O absurdo como representação da realidade
O texto de Corpo Intruso flerta com o absurdo e está ancorado em uma história contemporânea. De acordo com o autor, a percepção da realidade como “absurda” surgiu a partir da análise de um contexto social em que as pessoas passaram a se fechar cada vez mais em suas próprias certezas.

“Há um elemento de classes nessa análise, representado pelas elites brasileiras, que cristalizaram uma postura avessa ao contato com o outro ou com o diferente. Mas esses abismos, na peça, também são explorados por meio das relações interpessoais e intrapessoais: ver o macro da sociedade por meio do micro das relações humanas”, explica Yazbek.

A dramaturgia se pautou na investigação da linguagem, na troca com artistas de gerações distintas e na escrita debatida em mesa com direção e elenco em todo o processo. Mas a peça também se inspira na dimensão psíquica das personagens de Ingmar Bergman, para falar sobre o sofrimento da protagonista, e em autoras como Virginia Woolf e Rosa Montero, sobretudo na perspectiva crítica que apresenta sobre a dinâmica das relações humanas e o papel da mulher na sociedade.

Para o autor, a renovação da dramaturgia está ligada ao seu estudo e à sua prática, mas também à sua relação com o público. E a peça busca essa relação por meio das perguntas que oferta à sua plateia: “como saber se e quando devo deixar que o outro se aproxime de mim? Devo me aproximar dele? Ele me oferece riscos? Que riscos ele me oferece? Vale a pena correr esses riscos? Vale a pena me expor para o outro? Afinal, quem é o outro?”, elenca. Parodiando “Quem Tem Medo de Virginia Woolf”, importante peça de Edward Albee, cujo universo temático e formal também foi referência para Corpo Intruso, indaga-se: “quem tem medo do outro?”.

O espetáculo foi contemplado Edital ProAC Nº 01/2023 – Teatro / Produção de Espetáculo Inédito.

Ficha Técnica
Texto: Samir Yazbek. Direção: Pedro Granato. Atores: Julia Terron, Luciana Schwinden e Silvio Restiffe. Participação Especial: Carolina Romano. Cenário e adereços: Diego Dac. Iluminação: Beto de Faria. Trilha sonora original: Décio 7. Figurino: Iara Wisnik. Produção executiva: Carolina Henriques e Rommaní Carvalho. Técnico de palco: Victor Moretti. Técnico de Luz: Carol Soares. Técnico de Som: Diego Leo. Acompanhamento técnico: Édson Reis. Assistente de direção e Contrarregragem: Carolina Romano. Assistente de cenário e Adereços: Luana Miyamoto. Assistente de Figurino: Amrita. Tintura Cabelo: Cida Grecco. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Fotos: Nadja Kouchi. Design gráfico: Carolina Romano. Produção: Jessica Rodrigues Produções e Pequeno Ato. Direção de produção: Jessica Rodrigues.

 

 

 

 

 

 

Corpo Intruso
Teatro Alfredo Mesquita
Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – São Paulo
Capacidade: 40 lugares
Estreia 15 de março
Temporada: De 15 a 31 de março
Sextas e Sábados às 21h
Domingos às 19h.
Ingressos: R$20,00
Vendas: Sympla 
Classificação etária: 14 anos
Duração: 90 minutos
Estacionamento gratuito

Sobre o autor
Samir Yazbek é dramaturgo, pesquisador e professor teatral. Já recebeu diversos dos maiores prêmios em teatro e literatura (Shell, APCA, entre outros). Fez conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra), Minnesota (EUA) e Moscou (Rússia). Alguns de seus textos foram publicados (e encenados) em outros países, como Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. E está lançando pela editora É Realizações a “Coleção Dramaturgia – Samir Yazbek”, com 12 volumes que abrangem 30 anos de trajetória do dramaturgo.

Sobre o diretor
Pedro Granato é diretor e gestor cultural, foi vencedor duas vezes do APCA com o Pequeno Ato, que fundou. Foi Coordenador de Centros Culturais e Teatros da cidade de São Paulo quando reformou e reabriu importantes teatros como Paulo Eiró e Arthur Azevedo, inaugurou espaços como o Centro Cultural da Diversidade e dobrou a média histórica de público dos espaços culturais. Selecionado para o Directors LAB com diretores do mundo todo no Lincoln Center em Nova Iorque em 2014. Teve obras montadas com co-produção nos EUA, África do Sul, Inglaterra, Argentina, França e Israel.

 

Foto: Nadja Kouchi

1 comentário em “Espetáculo traz suspense contemporâneo sobre vida e morte, com texto inédito de Samir Yazbek e direção de Pedro GranatoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *