Especulação Imobiliária é tema do seminário SP Não Está à Venda

Evento acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade e integra uma série de ações que antecedem a estreia do espetáculo Por um Pingo, do Manás Laboratório de Dramaturgia…

 

 

 

 

 

A peça com texto de Dante Passarelli traz à cena reflexões sobre a especulação imobiliária agressiva na cidade de São Paulo.

Em três encontros com sete pesquisadores, artistas, ativistas e organizações, o Manás Laboratório de Dramaturgia se debruça sobre a especulação imobiliária, tema de seu próximo espetáculo, com a realização do seminário SP Não Está à Venda. As mesas redondas, que acontecem dias 18, 22 e 23 de abril na Oficina Cultural Oswald de Andrade, abordam temas como cidade, arte, habitação, violência e consumo, e atravessam o seguinte questionamento: Como cultivar humanidade em uma cidade violentamente mercantilizada?

Entre os convidados estão a ativista integrante do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) Preta Ferreira, o artista e doutor em História Salloma Salomão, o documentarista Caio Silva Ferraz (diretor do documentário Entre Rios, referência no debate da história dos rios na cidade de São Paulo), a artista e doutora em Artes Cênicas Verônica Veloso, o skatista e fundador do coletivo Flanantes Murilo Romão, além de representantes das organizações não-governamentais Instituto Pólis e BR Cidades.

“Nosso desejo é examinar diferentes facetas da disputa política pelo espaço urbano, tratado enquanto produto comerciável, uma relação direta com a história da cidade de São Paulo, e do país, que afeta a maneira como a cidade se organiza hoje e que tem resultados tanto do ponto de vista social e político quanto artístico”, explica o autor e diretor Dante Passarelli.

A realização do seminário SP Não Está à Venda é uma das ações que o Manás Laboratório de Dramaturgia realiza antes da estreia do espetáculo Por um Pingo. Menção honrosa no 31º Programa Nascente, tradicional concurso artístico da Universidade de São Paulo, o texto, de Dante Passarelli, ganha os palcos a partir de junho com direção do próprio autor em parceria com Fernanda Zancopé.

Por um Pingo, que traz à cena reflexões sobre a especulação imobiliária agressiva na cidade de São Paulo e o direito à cidade pretende debater as diferentes facetas da disputa política pelo espaço urbano, mas sempre pontuada com um tom ácido e cômico e toques de absurdo. O elenco formado por Ana Paula Lopez, Cris Lozano, Ernani Sanchez e Fernando Aveiro conta a história de um casal, que aguarda a importante visita de um corretor de imóveis em seu apartamento. Mas surge uma mancha de mofo no teto, um vazamento de água iminente.

 

 

 

 

 

 

Seminário SP Não Está À Venda
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo
Dias 18, 22 e 23 de abril
Quinta, segunda e terça-feira, das 19h às 21h.
Duração: 120 minutos
Classificação: 16 anos
Gratuito

Programação SP Não Está à Venda

Os três encontros tem idealização e mediação de Dante Passarelli e Fernanda Zancopé.

Dia 18 de abril, quinta-feira, das 19h às 21h
Utopia Represada: Efeitos do Neoliberalismo no Indivíduo
Com Preta Ferreira, Salloma Salomão e Caio Silva Ferraz

Janice Ferreira da Silva, mais conhecida como Preta Ferreira, é uma defensora dos direitos humanos, ativista por moradia, multiartista e escritora brasileira. Ativista e representante na mesa do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), um movimento social que tem como objetivo a luta por moradia digna às famílias que não têm acesso a um lugar para morar.

Salloma Salomão é Doutor em História pela PUC-SP, compositor, educador, ator, dramaturgo. Projeta-se como intelectual/artista público e educador no ensino superior. Desenvolve projetos continuados de formação de educadores/as e artistas.

Caio Silva Ferraz é diretor, produtor, roteirista, pesquisador e editor. Diretor do documentário Entre Rios, referência no debate da história dos rios na cidade de São Paulo, com mais de 2 milhões de visualizações on-line.

 

Dia 22 de abril, segunda-feira, das 19h às 21h
Luta e Habitação: Direito à Cidade Hoje e Sempre
Com Instituto Pólis e Brasil Cidades

Desde sua fundação, em 1987, o Instituto Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação, sempre atuando junto à sociedade civil visando desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, participando ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas.

O Brasil Cidades (BR Cidades) é uma ampla rede nacional de ação coletiva convergente em torno da agenda urbana, que há anos vem propondo pelo país inteiro alternativas para a reconstrução democrática no Brasil e a produção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis.

 

Dia 23 de abril, terça-feira, das 19h às 21h
Arte e Urbe: Artivismo e Intervenções na Cidade
Com Verônica Veloso e Murilo Romão

Verônica Veloso é doutora em Artes Cênicas (USP), professora de Artes Cênicas na USP, artista da cena e performer.

O skatista Murilo Romão é fundador do coletivo Flanantes, que investiga a descoberta e apropriação do espaço público.

 

Foto Murilo Romão: Divulgação

1 comentário em “Especulação Imobiliária é tema do seminário SP Não Está à VendaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *