Centro de Música Brasileira apresenta canto e piano no Mackenzie Higienópolis

No dia 11 de maio, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta a pianista Isabella Perazzo e músicos do Coro Osvaldo Lacerda no Mackenzie Higienópolis…

 

 

 

 

Isabella Perazzo interpreta obras de J. A. Kaplan, Osvaldo Lacerda, Sam Cavalcanti, Senô e Villa-Lobos. A pianista é formada pela University of Utah e professora da Instituto Federal da Paraíba.

Alguns cantores do Coro Osvaldo Lacerda se apresentam em solos e duos, acompanhados da pianista Ana Carolina Martins. O grupo faz homenagem a compositora mineira Carmen Vasconcelos. E ainda obras de Barrozo Neto, Camargo Guarnieri, Luciano Gallet, Maria Amélia, Osvaldo Lacerda, Villa-Lobos e Waldemar Henrique. Em 2022, o grupo lançou seu primeiro álbum Cantos de Saudade, em homenagem ao marco de 10 anos de falecimento do compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011), disponível em todas as plataformas digitais.

 

 

 

Centro de Música Brasileira
Isabella Perazzo (piano)
Solos e duos do Coro Osvaldo Lacerda com piano
Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130 – Higienópolis (Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie)
Capacidade: 130 lugares
Sábado, 11 de maio, às 18h
Tem acessibilidade
Duração: 2h
Classificação Livre
Grátis

 

Programa

1ª parte: Isabella Perazzo (piano)
J. A. Kaplan – Sonata (Allegro Enérgico, Scherzo – Presto, Lento – Livremente quase Cadenza e Alla Toccata)
Sam Cavalcanti – Lagoa Sêca
Osvaldo Lacerda – Estudo nº 7
Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº 4 – II. Coral (Canto do Sertão) e III. Ária (Cantiga – sobre um tema do Nordeste)
Senô – Duda no Frevo (arranjo de Hércules Gomes)

2ª parte: Solos e duos do Coro Osvaldo Lacerda com piano
Yohana Granatta canta Villa-Lobos – Canção do Carrero e Carmen Vasconcelos – Presença
Bruno Costa canta Luciano Gallet – Suspira Coração Triste e Carmen Vasconcelos – Ismália
Elisa Furtado canta Waldemar Henrique – Fiz da vida uma canção e Carmen Vasconcelos – Saudade
Jacqueline Domingos canta Camargo Guarnieri – Penso em você e Carmen Vasconcelos – Solidão
Luna Previatti canta Camargo Guarnieri – Não adianta dizer nada e Maria Amélia – O rio e a Estrada
Messias Ullmann canta Villa-Lobos – Canção do Poeta do Séc. XVIII e Carmen Vasconcelos – Cantiga III
Maxime Godard canta Barrozo Neto – Canção da Felicidade e Carmen Vasconcelos – Diagonal
Bruno Costa e Elisa Furtado – Osvaldo Lacerda – Fuga Saudosa

 

 

 

Temporada 2024 do Centro de Música Brasileira

29 de junho – Auditório Escola Americana – Mackenzie
Maria José Carrasqueira (piano) e Edson Beltrami (flauta)

16 de agosto – Associação Paulista de Medicina
Carla Corsino (piano)
Momentos Brasileiros – (vozes e piano) – Direção: Mariana Valença

14 de setembro – Auditório Escola Americana – Mackenzie
Duo de saxofone e piano – José de Carvalho (saxofone) e Arlete Tironi Gordilho (piano)
Fernando Cupertino (tenor), Ana Cláudia Assis (violoncelo) e Consuelo Quireze (piano)

18 de outubro – Associação Paulista de Medicina
João Antonio Parizoto (piano) e Regina Elena Mesquita (canto)

23 de novembro – Auditório Escola Americana – Mackenzie
Sandro Bodilon (canto) e piano
Orquestra de Cordas – Regente: Gretchen Müller

 

Isabella Perazzo possui diplomas em Piano Performance e Collaborative Piano pela University of Utah, da qual recebeu uma prestigiosa bolsa de estudos. Os professores mais influentes em sua formação foram José Alberto Kaplan e José Henrique Martins (UFPB). Como recitalista, Isabella já encantou audiências nos EUA, Costa Rica, Espanha, Egito, e em várias cidades brasileiras. Conquistou diversos prêmios em concursos de piano no Brasil e nos EUA, consolidando seu trabalho artístico como intérprete solo e camerista. Atualmente, partilha de seus conhecimentos e sua paixão pela música como professora no Instituto Federal da Paraíba.

 

O Coro Osvaldo Lacerda, é grupo independente que tem por pressuposto contribuir para formação artística e de público através da música coral. Atua como Coro-Escola aberto à comunidade, que prima pela excelência artística e formativa. Dividido em dois núcleos: preparatório e avançado, o coro proporciona aos participantes um profundo processo técnico, teórico e de prática musical através de aulas e constantes apresentações fomentando assim um ciclo de formação para a performance e contribuindo para a democratização do acesso à música de concerto. Este processo formativo proporciona ainda a criação de concertos que contribuem para a difusão da música de concerto e formação de público. Em 2022, o grupo lançou seu primeiro álbum: “Cantos de Saudade”, em homenagem ao marco de 10 anos de falecimento do compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011), disponível em todas as plataformas digitais.

 

O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 357 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).

Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.

Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

 

Foto:

1 comentário em “Centro de Música Brasileira apresenta canto e piano no Mackenzie HigienópolisAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *