‘Sonho de Uma Noite de Verão’ no Quintal do Sesc Ipiranga

O espetáculo fica em cartaz no quintal da unidade, entre os dias 9 e 23 de setembro, com sessões aos sábados…

 

 

 

 

Com a proposta de tornar o clássico homônimo do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) mais popular, a Cia. do Novelo faz uma nova temporada de sua versão para a comédia “Sonho de uma noite de verão”, com direção de Pedro Granato, no Sesc Ipiranga.

Escrita por volta de 1590, a peça narra as confusões amorosas de dois casais apaixonados que se perdem em um bosque repleto de seres fantásticos. Esse ambiente mágico é representado com pétalas de flores espalhadas pelo chão e várias luzes penduradas em todo o espaço cênico.

Hérmia e Lisandro se amam, mas ela está prometida a Demétrio, o amor não correspondido de Helena. Eles fogem para a floresta para ficar juntos, mas, graças às trapalhadas do duende Puck, os pombinhos trocam seus amados. Demétrio passa a amar e ser amado por Helena, que também é amada por Lisandro, o amor de Hérmia.

Ao mesmo tempo, o rei e a rainha das fadas brigam por um amuleto, e uma trupe de artesãos atenienses arma uma confusão ao montar uma peça de teatro. A encenação explora técnicas da commedia dell’arte (em que os atores interpretam dois ou mais personagens por meio da transformação de suas vozes e de seus gestos corporais) e o humor dos clowns.

A encenação, que teve sua direção de arte criada em um processo colaborativo, tem adereços cênicos delicados, pouco usuais no teatro de rua. O figurino, por exemplo, é todo cheio de listras e os atores usam cabelos estilizados e uma maquiagem detalhada, com cílios postiços. A trilha sonora é composta por canções originais interpretadas ao vivo com sanfona, violões, flauta doce e percussão.

O elenco traz Beatriz Kovacsik, Carla Zanini, Domitila Gonzalez, Gabriel Tavares, Gustavo Pompiani, Lucas Paranhos, Maria Eugênia Portolano, Marina Campanatti, Pedro Casali, Samya Pascotto, Thalita Trevisani, Thiago Albanese e Valérie Mesquita.

Ficha Técnica
Texto: William Shakespeare
Direção e adaptação: Pedro Granato
Elenco: Beatriz Kovacsik, Carla Zanini, Domitila Gonzalez, Gabriel Tavares, Gustavo Pompiani, Lucas Paranhos, Maria Eugênia Portolano, Marina Campanatti, Pedro Casali, Samya Pascotto, Thalita Trevisani, Thiago Albanese e Valérie Mesquita.
Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato
Direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez

 

 

 

“Sonhos de uma noite de verão”, da Cia do Novelo
Sesc Ipiranga
Quintal
Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga – SP.
Telefone: 3340-2000
Duração: 80 minutos
Temporada: de 9 a 23 de setembro
Sábados, às 17h*
*uma sessão extra ocorre no Parque da Independência, no dia 7 de setembro, às 15h30
Ingressos: grátis, sem necessidade de retirar ingressos
Classificação: Livre

 

Cia do Novelo
Com vários atores que também integram o grupo Os Barulhentos, a Cia do Novelo surgiu em 2014 com a estreia da peça “Sonho de uma noite de verão”, que teve sua primeira temporada no parque Vila Lobos, para um público de mais de 4 mil pessoas. Desde então, o espetáculo já passou por vários espaços ao ar livre na capital e em cidades do interior e litoral do estado. A circulação em 2016 foi possível graças ao Prêmio Zé Renato. No primeiro semestre de 2017, a trupe já circulou por dez praças, centros culturais e fábricas de cultura a convite da Prefeitura de São Paulo.

 

Pedro Granato
Formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o diretor e dramaturgo Pedro Granato dá aulas de interpretação na Escola Superior de Artes Célia Helena e administra o Teatro Pequeno Ato. Ele estudou artes do palco com grandes feras como Simon McBurney, Alejandro Catalán, Georgette Fadel, Carlos Simeone e Denise Stoklos. Além disso, é presidente do MOTIN – Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo.

Algumas peças dirigidas por Granato são “Até que deus é um ventilador de teto”, de Hugo Possolo; “Quanto Custa?”, com textos de Bertolt Brecht; “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos; “As Lágrimas Quentes de Amor que Só meu Secador Sabe Enxugar”, escrita pelo diretor em uma parceria com a atriz Paula Cohen; além de “Fortes Batidas” e “11 Selvagens”, ambas de sua autoria.

 

Fotos: Ana Alexandrino

1 comentário em “‘Sonho de Uma Noite de Verão’ no Quintal do Sesc IpirangaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *