O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, inaugura três mostras simultaneamente, no dia 24 de março, por ocasião dos festejos da Páscoa…
“A Última Ceia”, do artista plástico brasileiro Luiz Bhittencourt
Com curadoria de Jorge Brandão, toma como ponto de partida a última ceia de Jesus com seus apóstolos, antes de ser preso e crucificado, apresentando inúmeras facetas de personagens diversos que, por meio dos traços característicos do artista, traduzem todo simbolismo metafísico envolvido nesta cena bíblica. Para tanto, são apresentadas 25 obras produzidas em técnicas que variam entre óleo sobre tela, acrílica sobre lona, e carvão, acrílica e óleo sobre MDF, além de uma peça interativa – sobre a qual o público poderá criar e pintar – e uma performance, em que uma tela será iniciada pelo artista na ocasião da vernissage, sendo finalizada ao longo do período expositivo.
“Deposizioni – Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggio”
Do artista multidisciplinar italiano radicado no Brasil Cesare Pergola, sob curadoria de Luciano Migliaccio. A individual exibe 8 obras – em técnicas de modelação digital tridimensional, desenho a tinta sobre papel e vídeo instalação espacial -, e propõe uma reflexão sobre os clássicos italianos do Renascimento e do Barroco, através de uma grafia contemporânea: a linguagem wireframe da computação digital.
“Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência”
Sob curadoria de Jack Brandão. Por meio de cerca de 40 obras do acervo do MAS/SP, entre esculturas, pinturas, objetos arqueológicos, além de plotagens de obras existentes em outros museus e igrejas, a mostra busca levar o visitante a construir sua própria história do Sudário de Turim, a partir da união entre arte, ciência e fé.
“A Última Ceia“, de Luiz Bhittencourt | Curadoria: Jorge Brandão
“Deposizioni – Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggio”, de Cesare Pergola | Curadoria: Luciano Migliaccio
“Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência” | Curadoria: Jack Brandão
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Av. Tiradentes, 676 – Luz (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 (agendamento / educativo para visitas monitoradas)
Abertura: 24 de março de 2018, sábado, às 11h
Período: 25 de março a 6 de maio de 2018
Horário: de terça-feira a domingo, das 9 às 17h (bilheteria das 9 às 16h30)
Ingresso:
R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia)
Grátis aos sábados
O museu
Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista. A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, última chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979. Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.
Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP
Presidente do Conselho de Administração – José Oswaldo de Paula Santos
Diretor Executivo – José Carlos Marçal de Barros
Diretor de Planejamento e Gestão – Luiz Henrique Marcon Neves
Diretora Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho
Fotos:
“A Última Ceia”, de Luiz Bhittencourt
Título: “Sabedoria Oriental”
“Deposizioni”
Caravaggio
Técnica: Desenho
“Santo Sudário”
Cristo Yacente Sindónico
Autor: Juan Manuel Miñarro López
Material: Cedro policromado
* Acompanhe as matérias detalhadas das exposições nos links
“A Última Ceia”, do artista plástico Luiz Bhittencourt
“Deposizioni – Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggio”
1 comentário em ““A Última Ceia”, “Deposizioni” e “Santo Sudário” no Museu de Arte Sacra de São Paulo”Adicione o seu →