Itaú Cultural abre a programação teatral de maio com apresentações gratuitas da peça King Kong Fran

Sucesso de crítica e público pelo país, o espetáculo, idealizado e apresentado por Rafaela Azevedo, faz uma irreverente reflexão sobre o machismo e outras ações de violência de gênero, convidando a plateia a conhecer o averso dos estereótipos femininos presentes na sociedade…

 

 

 

 

O Itaú Cultural apresenta de 2 a 5 de maio (quinta-feira a domingo) a peça King Kong Fran, com a atriz e palhaça Rafaela Azevedo, que assina, ainda, a idealização da obra e divide com Pedro Brício sua direção e dramaturgia. O espetáculo reflete sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero de uma forma irreverente e debochada, a partir da personagem-título, Fran, que aborda o assunto com o público por meio das linguagens do teatro e do circo.

Em King Kong Fran, a personagem central faz a plateia se deparar com o outro lado dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade. Para tanto, parte de referências como a atração circense Monga, A Mulher Gorila, e King Kong, o gorila gigante do cinema, questionando a sexualidade e a distinção de gênero nessa construção social.

Entre brincadeiras (consentidas), relatos e músicas, a personagem, em diálogo com o público, inverte a lógica machista de maneira cômica e irônica. Nesse jogo, ela evidencia a rotina de constrangimentos sofridos pelas mulheres e reafirma a objetificação, violência, assédio, silenciamento e pressão estética que são naturalizados no dia a dia.

Estreado em 2022, King Kong Fran já foi assistido por mais de 12 mil pessoas. O espetáculo, que tem direção musical da cantora e compositora Letrux, foi indicado para Prêmio de Humor 2023 nas categorias Espetáculo, Direção e Performance.

As apresentações no Itaú Cultural são gratuitas, como toda a programação do instituto. Os ingressos são disponibilizados na plataforma INTI, com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e tentar possíveis ingressos remanescentes. A fila de espera começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração, e os ingressos que tiverem desistência serão distribuídos por ordem de chegada.

 

 

Sobre a atriz e diretor

Rafaela Azevedo é atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras e iniciou sua carreira em 2012 como integrante do Grupo Teatral Moitará, referência no Brasil sobre pesquisa de linguagem da máscara teatral. Participou do Polo Carioca de Circo, estudou e trabalhou com Enrico Bonavera (Piccolo Teatro de Milão, Itália) mestre e expoente da Commedia Dell’Arte; Donato Sartori e Paola Piizzi (Centro Máscara e Estrutura Gestual, Itália) referência na pesquisa e confecção da máscara teatral; e Lina Della Rocca (Teatro Ridotto, Itália), atriz, diretora e pedagoga integrante do grupo internacional de pesquisa Ponte dos Ventos.

Além de King Kong Fran, Rafaela Azevedo também é idealizadora e intérprete do espetáculo de palhaçaria Fran World Tour – eu só preciso ser amada. Ao lado de Pedroca Monteiro, assina a direção do espetáculo musical cômico Canções para Matrimônio, de Ingrid Gaigher, e faz a direção do show Kitch Completo, da artista Natascha Falcão. É, ainda, idealizadora e diretora do Laboratório Estado de Palhaça e Palhaço, escola online que difunde a técnica da palhaçaria.

Pedro Brício estudou Cinema na Universidade Federal Fluminense e fez Mestrado em Teatro na Uni-Rio. Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionalle Dell’atore Comico (Italia) e a École Philippe Gaulier (Londres). Escreveu e dirigiu as peças Sonhos de uma noite com o Galpão, O Condomínio, A outra cidade, Me salve, musical!, Trabalhos de amores quase perdidos, Cine-Teatro Limite, A incrível confeitaria do Sr. Pellica, entre outras. Recebeu alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho, como Shell, Questão de Crítica, Contigo e APCA.

Como diretor, encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst. Recentemente escreveu e dirigiu os espetáculos King Kong Fran – este, em parceria com Rafaela Azevedo – e o musical Ícaro and the black stars.

Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício
Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo
Direção Musical: Letrux
Cenografia: Carola Leal, Gabriela Prestes e Álvaro Antônio Ferreira
Figurino: Natascha Falcão
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Direção de Arte: Gabriela Prestes e Carola Leal
Assistência de Direção de Arte: Álvaro Antônio Ferreira
Identidade Visual: Gabriela Prestes
Assistência de Direção: Tamie Panet
Operadora de Som: Joana Guimarães
Operadora de Luz: Cris Ferreira
Produção: Victor Vaz

 

 

 

 

 

 

King Kong Fran
Direção e dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício.
Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo.
Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, (Piso Térreo), Bela Vista (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
Capacidade: 224 lugares
De 2 a 5 de maio (de quinta-feira a sábado às 20h, e no domingo às 19h)
Duração: 80 minutos aproximadamente
Classificação Indicativa: 18 anos (temas sensíveis, vulgaridade e linguagem imprópria)
Entrada gratuita. Reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Fila de Espera:
Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Quem não conseguiu reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e esperar por possíveis ingressos remanescentes. A fila começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e, caso haja desistência, os ingressos serão distribuídos às pessoas da fila por ordem de chegada.

Protocolos:
– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

 

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

 

Foto: Nanda Carnevali

1 comentário em “Itaú Cultural abre a programação teatral de maio com apresentações gratuitas da peça King Kong FranAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *