Obras de Mendelssohn e Tchaikovsky no Theatro Municipal

Próximo sábado e domingo, a Orquestra Sinfônica Municipal volta ao palco do Theatro Municipal de São Paulo, em concerto com regência do búlgaro Mischa Damev e participação da violinista espanhola Letícia Moreno…

No programa estão: a abertura de Ruy Blas e o Concerto para Violino e Orquestra, op. 64, de Felix Mendelssohn-Bartholdy; e a primeira Sinfonia (Sonhos de Inverno), de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

A primeira obra dos dois dias de concerto é a abertura de “Ruy Blas”, composta por Felix Mendelssohn-Bartholdy e estreada em 1839. Trata-se de uma peça produzida sob encomenda, feita em apenas três dias, para servir de introdução de uma apresentação do drama de Vitor Hugo, encenada na cidade alemã de Leipzig.

Também de Mendelssohn, a OSM interpretará o Concerto para Violino e Orquestra, op. 64, com a participação da solista Letícia Moreno. Composta em três movimentos, esta foi a última obra orquestral do compositor, pianista e maestro alemão romântico.

Fechando as noites de concerto no Theatro Municipal está a Sinfonia n.1 de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Também conhecida como “Sonho de Inverno”, a partitura tem quatro movimentos e teve nome dado pelo próprio compositor e não pelos seus editores, como costumava acontecer. Hoje, a obra é reconhecida como um importante ponto de amadurecimento na produção do músico russo.

PROGRAMA

Felix Mendelssohn-Bartholdy

Abertura “Ruy Blas”, Op.95
Concerto para Violino e Orquestra, Op.64
Allegro molto appassionato (attacca)
Andante (attacca)
Allegretto non troppo – Allegro molto vivace

Piotr Ilitch Tchaikovky

Sinfonia N. 1 – Sonhos de Inverno (1866)
Daydreams on a Winter Journey: Allegro tranquillo
Land of Gloom, Land of Mist: Adagio cantabile ma non tanto
Scherzo: Allegro scherzando giocoso
Finale: Andante lugubre; Allegro moderato; Allegro maestoso

* Programação sujeita a alterações.

 

Concertos Sinfônicos
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Mischa Damev – Regência
Leticia Moreno – Violino
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº.
Tel.: 3053-2100
Capacidade: 1.500 lugares
Sugestão etária: acima de 10 anos.
Duração: 90 minutos
Sábado, 9 de abril, às 20h
Domingo, 10 de abril, às 17h

Ingressos:
R$ 25,00 a R$ 90,00 – meia-entrada para estudantes.
Bilheteria do Theatro Municipal
Bilheteria: 3053-2090
De segunda a sábado das 10h às 19h.
Domingo das 10h às 17h.
Nos espetáculos à noite, até o início do evento;
Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.
Venda pela Internet: Compre Ingressos

Mischa Damev
Regente
Mischa Damev é descendente de francobúlgaros e nasceu em Sófia. Teve as primeiras lições de música com o avô, Michael Lefterov, renomado regente búlgaro. Aos 10 anos mudou-se com a família para a Suíça. Estudou piano na Musikhochschule da Basiléia, com Alexis Weissenberg em Paris e com Nikita Magaloff em Genebra.

De 1990 a 1999 foi diretor artístico do Festival Internacional Orpheum para Jovens Solistas, em Zurique, e entre 1992 e 2007 dirigiu a série de recitais Swiss Lilienberg e a Lilienberg Foundation Art & Culture Division. Em 2000 foi nomeado Trustee da London International Master Prize Competition for Contemporary Symphonic Music.

Em 1991 mudou a carreira de pianista concertista para estudar regência em Viena com Karl Österreicher. Após a estreia com a Orquestra da Rádio Nacional da Bulgária e a Ópera de Sófia, foi assistente de Georges Prêtre e Vladimir Fedoseyev. Regeu orquestras como a Sinfônica Tchaikovsky de Moscou (maestro convidado permanente desde 1996), a Orquestra Mariinsky, a Nacional Russa, a do San Carlo de Nápoles, da Fundação Arturo Toscanini, Nacional da Bulgária, Tonkünstler de Viena, de Santa Cecilia de Roma, do Teatro La Fenice, do Capitólio de Toulouse, do Scala de Milão, além das Filarmônicas de Luxemburgo e Eslovaca de Bratislava, as sinfônicas de Beijing e Giuseppe Verdi de Milão, a Münchner Rundfunkorchester, etc. Na temporada 2004/2005, dividiu o pódio com Georges Prêtre na ópera Carmen, em Roma, e Pelléas et Mélisande no La Scala de Milão. Desde 2006 Mischa Damev e o compositor Jon Lord (do grupo Deep Purple) têm realizado uma estreita cooperação em vários palcos europeus. Desde 2011, Damev rege regularmente na China.

 

Letícia Moreno
Violino
Nomeada Echo Rising Star, em 2012, Leticia já colaborou com grandes maestros como Zubin Mehta, Christoph Eschenbach, Andrés Orozco-Estrada, Josep Pons e Juanjo Mena; e com importrantes orquestras, como Wiener Symphoniker, Filarmônica de São Petersburgo, Washington National Orchestra, Orquestra do Teatro Mariinsky, do Maggio Musicale Fiorentino, Orchestre Philharmonique de Monte-Carlo, Orchestre Philharmonique du Luxembourg, Academy of Saint Martin in the Fields e Sinfônica Simón Bolívar. No âmbito camerístico, Leticia já colaborou com Sol Gabetta, Bertrand Chamayou, Kirill Gerstein, Alexander Ghindin, Lauma Skride, Mario Brunello, Leonard Elschenbroich e Maxim Rysanov.

Letícia abriu a temporada 2015/16 com um tour pela China com a Mahler Chamber Orchestra, sob a regência de Esa-Pekka Salonen. Na mesma temporada fará recitais no Japão, estreará em Hallé sob a regência de Sir Mark Elder, se apresentará com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, Qatar Philharmonic e Staatsphilharmonie Nürnberg, dentre outras.

Seus compromissos futuros incluem apresentações com a Filarmônica de São Petersburgo e Yuri Temirkanov e concertos com a Royal Philharmonic Orchestra, Weimar Staatskapelle, sob a regência de Krzysztof Penderecki, e a Filarmônica de Nápoles. Leticia estudou com Zakar Bron na Escuela Superior de Música Reina Sofía de Madri e na Musikhochschule de Colônia. Foi a representante mais jovem do Alexander von Humboldt Stiftung. Venceu diversas competições internacionais em Szeryng, Novosibirsk, Sarasate e Kreisler, e a Concertino de Praga. Leticia toca um violino Nicolò Gagliano de 1762.

Fotos: Sylvia Masini / Divulgação

1 comentário em “Obras de Mendelssohn e Tchaikovsky no Theatro MunicipalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *