Programa Arte-Papo da Fundação Ema Klabin

No sábado, 20 de agosto, o artista plástico Evandro Nicolau fará um bate-papo sobre a relevância do desenho para a arte e para a educação artística atual.

 

A Casa-Museu Ema Klabin promove encontros mensais com conceituados artistas contemporâneos pelo Programa Arte-Papo.

O encontro pretende ampliar os conceitos e promover reflexões sobre o desenho e suas possibilidades, analisando como as novas tecnologias digitais convivem com os suportes e ferramentas materiais.

 

Evandro Nicolau é artista, professor de artes, curador e autor de ensaios sobre a arte visual contemporânea. Mestre em Estética e História da Arte pela USP, atua como educador no Museu de Arte Contemporânea da USP. Em 2012 lançou pela Editora Com Arte o livro “A Filosofia pelo Desenho ou um livro sem citações”.

 

Visita Temática – Museus: formas de usar

Após o Arte Papo, a partir das 14h30, o público poderá participar da visita temática “Museus: formas de usar”, onde a proposta é pensar o museu como espaço de convivência e de encontro, para além da ideia de um ambiente congelado no tempo. A visita propõe discussões sobre o tema e um exercício de escrita , a ser realizada no entorno do museu, possibilitando uma intervenção do público no espaço externo.

 

Arte Papo: Evandro Nicolau – Desenhar: pensamento, expressão e linguagem
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – SP
Fones: 11 3897-3232
Sábado, 20 de agosto, às 11h
Às, 14h30, terá inicio a Visita Temática: Museus: formas de usar
Entrada franca
Classificação: Livre

Em setembro, o artista fará uma oficina sobre o tema na Fundação Ema Klabin.

Evandro Nicolau
Educador do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (desde 2004), entre 2010 e 2015 foi Chefe da Divisão Técnico Científica de Educação e Arte do MAC USP. É professor em nível de graduação no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. Atualmente desenvolve um doutorado Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo com a pesquisa intitulada provisoriamente de Desenhos da Paisagem: percepção, memória e imaginação. Esta pesquisa busca investigar a paisagem a partir das transformações ocorridas pelo crescimento da cidade de São Paulo, Brasil, em sua condição singular de metrópole latino-americana no século XX. É Mestre pelo programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, tendo como resultado da pesquisa o trabalho DESENHAR, pensamento, expressão e linguagem (2010). Em 2012 lançou pela Editora Com Arte o Livro A Filosofia pelo Desenho ou um livro sem citações. Possuí graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Tem experiência na área de artes, com ênfase em educação artística, curadoria de exposições e produção cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, educação em museus, interdisciplinaridade, mídia, novas tecnologias, educação e artes. Mantém um trabalho artístico nas áreas de artes visuais, música, audiovisual e literatura. Produz e faz curadoria de exposições, além de escrever e publicar ensaios teóricos sobre arte visual contemporânea. É professor de desenho.

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Programa Arte-Papo da Fundação Ema KlabinAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *