Renato Barushi apresenta novo trabalho

O músico, cantor e compositor Renato Barushi, acaba de lançar em formato digital o álbum autoral “Remendos”…

 

O álbum traz 10 musicas inéditas, uma seleção de quase vinte anos compondo, um retorno interno, com letras fortes, orgânico e bem visceral.

Duas das canções do disco; Remendos e Lucidez são de autoria do Barushi, e as outras oito; Sem Vergonha, O Que Levar, $tatu$, De Repente Fez, Tio Sã, Auto Ajuda, Ruínas e Mais Um Pouco, são assinadas por Barushi com Robson Pitchier, seu grande parceiro de composição.

 

Barushi contou com banda “Maitá” para as gravações de “Remendos”, formada por Paulo Maitá, baixo e produção musical; Daniel Diniz, teclado; Flávio Monterrey, bateria e Magal, guitarra e violão de aço. O disco também conta com as participações do guitarrista argentino, Daniel Squillace Sanmartin, nas faixas “Remendos” e “Sem Vergonha”. E a intérprete paulista, Angélica Diniz, na canção “Tio Sã”. A masterização foi de Roberto Lima, em Belo Horizonte.

 

Renato Barushi
O músico Renato Barushi nasceu em Cataguases, cidade modernista localizada na zona da mata mineira, de uma família enorme, mas sem artistas, exceto por um tio que tocava violão. Cresceu em um ambiente onde suas aptidões artísticas foram estimuladas. Ganhou seu primeiro violão aos 11 anos, época em que iniciou sua formação musical estudando no Conservatório de música de sua cidade (Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves). Nessa época, a MPB e o rock nacional já era uma grande referência.

Com a certeza que a música seria seu caminho profissional, aos 17 anos foi para Belo Horizonte, trazendo na mala suas primeiras composições. Aperfeiçoou sua formação vocal e, sob influência do rock’n’roll, em 2000, integrou a banda ”Machinari” como vocalista, instrumentista e compositor. A carreira na capital mineira teve início com a união de seu trabalho ao de experientes artistas. A banda se dissolveu em abril de 2004.

Em seu primeiro álbum solo, “Renato & O Mercado” (2012), colocou na prateleira Dela, Onde Quero Chegar, Filme Em Cartaz, Minha Musa, Sem Reparo, O Mar Gelou O Deserto, Malandragem, Meu Lugar e The End, nove faixas com distintas referências e tendências, que, transitam abertamente pelas harmonias da MPB, pegadas do rock e groove da música negra. Produtos que apresentaram um cantor/compositor com um acorde em cada estilo, esse resultado é por ele rotulado como ”Música Livre Brasileira”.

O nome “Renato & O Mercado” faz uma alusão às muitas vertentes que influenciaram no trabalho do músico. Assim como num mercado, onde cada sessão e cada prateleira expõem produtos e marcas diferentes, um álbum livre de rótulos e agregam ‘produtos’ dos mais variados ramos. Para trabalhar nesse Mercado foram adicionados ingredientes como; Robson Pitchier, que compôs junto com Renato, seis das nove canções do álbum. Paulo Maitá foi o produtor musical e baixista, também responsável pelas mixagens. Os teclados de Daniel Diniz. As guitarras são de Edgar Sozzi, Marcílio Rosa Luiz Peixoto (Luizinho). O violão de Marcelo Sylvah. A percussão de Boca Brown. O backing vocal de Nequinho. E a participação especial é do rapper Lil’Dawg, na faixa “Filme em Cartaz”. A masterização de Ricardo Garcia.

Este projeto representou uma fase experimental e produtiva, a concretização de um desejo antigo, e agraciado por ser pré-selecionado no “23º Prêmio da Música Brasileira”, ao lado de nomes como Gilberto Gil, Frejat, Tulipa Ruiz, Tom Zé, dentre outros. Três meses após lançar “Renato & O Mercado”, retornou para sua cidade natal, onde produziu e lançou seu primeiro clipe, “Sem Reparo”, em 2013, produzido pela produtora RED7, no ano seguinte uma animação, “O Mar Gelou O Deserto”, produzido pela designer brasiliense, Lívia Holanda. Ainda em 2014, Renato dividiu palco com Marcelo Jeneci, em Minas Gerais, abrindo a noite no projeto “Usina Cultural”, em praça pública para cerca de 5.000 pessoas, um show 100% autoral e super bem acolhido pelo o público e crítica, onde afirmou: “santo de casa também faz milagre”.

As gravações do novo álbum “Remendos” se iniciaram em meados de 2015, em Belo Horizonte – Minas Gerais, e finalizado no segundo semestre de 2016. É o nome da primeira faixa e refere-se a um pedaço de si entregue por cada artista, que o ajuda a construir sua identidade musical. Junto com a produtora RED7 e o vídeo maker Eduardo Yep, o trabalho foi todo documentado através de três drops, intitulado “Na Estrada – Renato Barushi”.

Agora, neste segundo semestre de 2016, Barushi se prepara para lançar o álbum físico “Remendos”, e já está na pré-produção de dois clipes, o novo site e preparando algumas surpresas para seus seguidores.

“Remendos” está disponível nas principais plataformas digitais como SOUNDCLOUD e liberado para streaming no canal oficial do artista no YouTube

Ouça sem Moderação!

Fotos: Rafael Aguiar / Reprodução do Facebook

1 comentário em “Renato Barushi apresenta novo trabalhoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *