Seminário Crítica e Autocrítica – Os Novos Dilemas da Crítica Musical

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Itaú Cultural, sedia um seminário aberto ao público sobre os desafios da produção de crítica musical no Brasil, considerando a influência da era digital cada vez mais integrada ao cotidiano.

 

Crítica e Autocrítica – Os Novos Dilemas da Crítica Musical, realizado em parceria do instituto com o jornal O Estado de S.Paulo – em comemoração aos 30 anos de seu suplemento diário dedicado à Cultura, o Caderno 2 –, reúne críticos de música e repórteres de outros veículos da imprensa especializados no tema para avaliar o atual momento desse gênero de cobertura.

Com curadoria de Julio Maria, repórter e crítico de música do Estadão, debates abordam desde o surgimento da cobertura analítica da produção musical pela imprensa nacional até a interferência das redes sociais e os dilemas atuais nas redações dos veículos; as mesas contam com a participação dos jornalistas especializados nessa área Bernardo Araújo, Carlos Calado, Claudia Assef, Ivan Finotti, João Paulo Carvalho, Mauro Ferreira, Pedro Antunes, Renato Vieira, Ricardo Alexandre e Sérgio Martins.

A cada dia, são duas mesas de debate, sempre das 18h às 21h, na Sala Itaú Cultural. No dia 9 (sexta-feira), o tema que abre as discussões é Crítica na grande imprensa, mediado pelo repórter e crítico musical Julio Maria, do jornal O Estado de S.Paulo, responsável ainda pela curadoria deste seminário. Os jornalistas convidados são Bernardo Araújo, editor-assistente de O Globo, Ivan Finotti, editor do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, e Pedro Antunes, repórter especializado em Música também do Estadão.

A interferência ou não que as redes sociais podem provocar na conduta dos críticos musicais é a questão que permeia a abertura do seminário. A popularidade dos jornalistas é avaliada à risca e situações publicadas nas redes, como selfies em camarins entre músicos e críticos e a relação de amigos e seguidores nas páginas destes profissionais, dão margem para uma autoanálise: até que ponto o crítico está comprometido com a imparcialidade e o quanto ele teme o linchamento do público nas redes, caso expresse uma opinião mais contundente? Quais os novos parâmetros e limites da ética do crítico musical?

No segundo bloco do seminário no dia 9 de setembro, o debate é Quem merece a crítica? Os convidados, Mauro Ferreira, colunista e crítico musical do G1, e o blogueiro Ricardo Alexandre respondem às perguntas da plateia mediados pelo repórter de Música e Shows do roteiro semanal Divirta-se, de O Estado de S.Paulo, Renato Vieira. Novamente, a ética e a imparcialidade são testadas e os jornalistas se propõem a explicar até que ponto as preferências pessoais interferem na escolha do artista ou do trabalho sobre o qual escreverão e abordam questões que tangem a indústria cultural.

Dia 10, também a partir das 18h, o seminário enfoca a prática, a rotina e a produção do profissional deste meio. Na primeira mesa da noite, João Paulo Carvalho, repórter do Estadão e autor do blog Alt sobre bandas novas e independentes, hospedado no portal do jornal, media o debate A reinvenção da crítica, apresentado por Claudia Assef, autora e editora do site Music non Stop, e Sérgio Martins, crítico musical e repórter da revista Veja. Os convidados partem do pressuposto de que o jornalismo está vivendo uma fase transitória e avaliam se não seria o momento de se recriar a crítica musical e como isso poderia ser feito – em forma e conteúdo – para atrair mais leitores sem abrir mão da independência jornalística.

O encerramento do seminário analisa a relevância da crítica na mídia impressa e eletrônica em Música no papel e nos blogs e Julio Maria volta a falar, mas como apresentador da mesa, ao lado do convidado Carlos Calado, crítico da Folha de S.Paulo. Renato Vieira, media mais este encontro, que entre outros pontos pretende repensar se, com o surgimento das novas plataformas de comunicação, o meio artístico ainda requer da crítica tradicional para obter o reconhecimento do público.

Julio Maria
Jornalista do periódico O Estado de S.Paulo, atua como repórter e crítico de música do Caderno 2 há oito anos. Antes, trabalhou por 10 anos como repórter, crítico de música e, posteriormente, editor do Caderno Variedades, do Jornal da Tarde. Assina também a coluna Mais Música na Rádio Estadão FM, às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. É autor de Nada Será Como Antes, sobre a vida de Elis Regina, vencedor do APCA de 2015 na categoria Biografia, e ainda dos livros Palavras Cruzada – O Jogo da Entrevista e Santificado Est, sobre a vida de Frei Galvão.

Caderno 2 do Estadão
Considerado um dos veículos de informação cultural mais influentes do país, o Caderno 2 distribuído diariamente como parte do jornal O Estado de S.Paulo. Em 2016, completa 30 anos de publicações, preservando a sua proposta original de analisar, noticiar e cobrir assuntos pertinentes ao cinema, música, teatro, literatura, televisão e artes visuais.

Seminário Crítica e Autocrítica – Os Novos Dilemas da Crítica Musical
Itaú Cultural e O Estado de S.Paulo, em comemoração aos 30 anos do Caderno 2
Curadoria: Julio Maria – O Estado de S.Paulo
Av. Paulista, 149 – Bela Vista
Sala Itaú Cultural
Capacidade: 247 lugares
Duração: 180 minutos em cada dia
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: 2 horas antes
Público não preferencial: 1 hora antes

Sexta-feira, 9 de setembro, das 18h às 21h
Mesa 1: Crítica na grande imprensa
Convidados: Bernardo Araújo (O Globo), Ivan Finotti (Folha de S.Paulo) e Pedro Antunes (O Estado de S.Paulo)
Mediação: Julio Maria (O Estado de S.Paulo)
Mesa 2: Quem merece a crítica?
Convidados: Ricardo Alexandre (Blog do Ricardo Alexandre), Mauro Ferreira (G1)
Mediação: Renato Vieira (Divirta-se – O Estadão de S.Paulo)

Sábado, 10 de setembro, das 18h às 21h
Mesa 1: A reinvenção da crítica
Convidados: Claudia Assef (site Music non Stop), Sérgio Martins (Veja)
Mediação: João Paulo Carvalho (O Estado de S.Paulo e blog Alt, do portal Estadão.com)
Mesa 2: Música no papel e nos blogs
Convidados: Carlos Calado (Folha de S.Paulo) e Julio Maria (curador, O Estado de S.Paulo)
Mediação: Renato Vieira (Divirta-se – O Estadão de S.Paulo)

Estacionamento:
Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho
R$ 10,00 pelo período de 12 horas.
Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural: 3 horas: R$ 7,00; 4 horas: R$ 9,00; 5 a 12 horas: R$ 10,00.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado

Foto Julio Maria: Alex Silva
Foto Bernardo Araújo: Bárbara Lopes
Foto Mauro Ferreira: Rodrigo Goffredo
Foto Ricardo Alexandre: Daniel Lenço
Foto Sergio Martins: Ivan Marcelo Pacheco

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