As falsas confidências

A comédia dramática de Luc Bondy, com Isabelle Huppert e Louis Garrel, baseado na peça “Les fausses confidences” de Marivaux, tem pré-estreia no sábado, 8 de abril…

 

 

Dorante (Louis Garrel), um homem sem dinheiro, assume a posição de secretário na casa de Araminte (Isabelle Huppert), uma viúva rica e atraente, que ele ama secretamente. O antigo criado de Dorante, Dubois (Yves Jacques), trabalha lá e está planejando um esquema para fazer com que Araminte se apaixone por Dorante também.

Baseado em sua própria produção, aclamada pela crítica, da comédia de Marivaux, “Les fausses confidences”, Luc Bondy leva a peça e seus personagens para trás do palco, através dos corredores e salas do Teatro Odéon em Paris, usando os lugares mais inusitados para criar uma nova dinâmica e espaço entre teatro e cinema. O filme foi gravado durante o dia nas dependências do Teatro Odéon e em seus arredores. De noite, os mesmos atores, incluindo Isabelle Huppert e Louis Garrel, apresentavam a peça.

Elenco
Isabelle Huppert como Araminte
Louis Garrel como Dorante
Bulle Ogier como Madame Argante
Yves Jacques como Dubois
Manon Combes como Marton
Bernard Verley como Monsieur Rémy
Jean-Pierre Malo como Conde Dorimont
Fred Ulysse como Arlequin

Equipe
Roteiro e Direção Luc Bondy
Da peça “Les fausses confidences” de Marivaux
Colaboração no Roteiro Geoffrey Layton
Produzido por Pierre-Olivier Bardet
Diretor de Fotografia Luciano Tovoli
Direção de Arte Aurore Vullierme
Figurino Moidele Bickel
Som François Waledisch
Música Bruno Coulais
Produção Idéale Audience
Coprodução ARTE France, Maha Productions e Odéon-Théâtre de l’Europe

 

Luc Bondy – o diretor
Luc Bondy, nascido em 1948, em Zurique (Suíça), foi um diretor de teatro e de cinema.
Formado na escola teatral de Jacques Lecoq, em Paris, trabalhou como diretor do Teatro Schaubühne em Berlim e como produtor do Festival de Salzburgo – um dos mais importantes festivais de música e teatro do mundo.

Entre 1971 e 2005 produziu, escreveu ou dirigiu mais de 40 peças de teatro e óperas, incluindo O Conto do Inverno de Shakespeare (1990, Lehniner Palace), John Gabriel Borkman de Ibsen (1993, Teatro Odéon em Paris) e Les Fausses Confidences (2014) de Marivaux – que mais tarde serviria de inspiração para seu filme.

Começou a dirigir filmes em 1974, trabalhando principalmente na Alemanha e na França. Ele é mais conhecido por Das weite Land (This Distant Land, 1987), que ganhou dois German Film Awards, e pela produção francesa Ne fais pas ça! (2004) com Nicole Garcia, Philippe Djian, Natacha Régnier e Fabrizio Rongione.

Como ator ele apareceu em Os Anos de Chumbo (Die Bleierne Zeif, 1981) de Margarethe von Trotta, e em A ausência (L’absence, 2003) de Peter Handke, com Bruno Ganz e Jeanne Moreau.

Luc Bondy faleceu em 2015. As Falsas Confidências (Les fausses confidences, 2016), que esteve na Seleção Oficial do Festival de Locarno e que conta com Isabelle Huppert e Louis Garrel no elenco, é seu último filme, inspirado em sua longa experiência teatral.

 

Marivaux – o autor da peça
Pierre Carlet de Chamblain de Marivaux (1688-1763) foi um romancista francês e um dos mais importantes dramaturgos franceses do século XVIII. Suas comédias, conhecidas por seu estilo inovador, sofisticado e livre ao mesmo tempo, exploram os aspectos teatrais de relacionamentos românticos e jogos sociais de aparências. Suas obras mais importantes são Le Triomphe de l’amour, Le Jeu de l’amour et du hasard e Les Fausses Confidences. Ele é, depois de Molière e Racine, o terceiro autor mais frequentemente encenado na Comédie Française. O caráter universal de suas obras resultou também em inúmeras adaptações cinematográficas.

 

Isabelle Huppert
Recentemente nomeada para o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em Elle (2016), de Paul Verhoeven, que lhe rendeu um Globo de Ouro, um Independent Spirit Award e um César, Isabelle Huppert é uma das atrizes francesas mais proeminentes e aclamadas internacionalmente. Graduada do Conservatório Nacional de Arte Dramática de Paris, sua descoberta internacional veio com Um Amor Tão Fácil (La Dentelliere, 1977) de Claude Goretta, pelo qual ela ganhou um prêmio BAFTA de Melhor Revelação. Desde então ela trabalhou com renomados diretores como Michael Cimino, Maurice Pialat, Jean-Luc Godard, Claude Chabrol e muitos outros. Ganhou a Palma de Ouro de Melhor Atriz de forma unânime, pelo filme A Professora de Piano (La pianiste, 2001), de Michael Haneke.

 

Louis Garrel
Louis Garrel é um ator e diretor. Foi premiado com o César de Ator Mais Promissor por seu papel no filme Amantes Constantes (Les amants réguliers, 2005) de Philippe Garrel, e nomeado outras duas vezes na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelos seus papéis nos filmes Saint Laurent (2014) de Bertrand Bonnello, e Meu Rei (Mon Roi, 2015) de Maïwenn. Seu papel em Os Sonhadores (The Dreamers, 2002) fez com que se tornasse conhecido internacionalmente. É filho do diretor Philippe Garrel e da diretora e atriz Brigitte Sy. Já dirigiu três curtas-metragens e em 2015 lançou seu primeiro longa como diretor, Dois Amigos (Deux Amis), no qual também atua.

 

 

Les fausses confidences
2016 – França
Pré-estreia do As Falsas Confidências em São Paulo

Duração: 85 minutos

De sábado para domingo, 08 de abril, às 24h
Espaço Itaú de Cinema Augusta
Sala 3
Rua Augusta, 1.475 – Consolação – SP.
Sábado, 08 de abril, às 23h25

Reserva Cultural
Sala 2
Av. Paulista, 900 – Bela Vista – SP
Sábado, 08 de abril, às 13h (Sessão Aperitivo)

Caixa Belas Artes
Sala Drive-In
Rua da Consolação, 2423 – Consolação – SP

Fotos: Divulgação

1 comentário em “As falsas confidênciasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *