Meio Ambiente e Sustentabilidade Marcam Programação do Sesc

Durante o mês de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, Unidades da capital, interior e litoral realizam um conjunto de programações em Educação para Sustentabilidade…

 

 

 

 

Poder saber qual a origem dos alimentos que compõem a nossa mesa e quem são as pessoas responsáveis por sua produção ou distribuição; colaborar para a diminuição dos resíduos produzidos cotidianamente; estar atento às causas responsáveis pelos impactos que afetam o ambiente – sejam aqueles que acontecem em nosso bairro ou globalmente. Estes são alguns dos inúmeros elementos que, na prática, compõem o debate acerca da sustentabilidade no campo socioambiental. O Sesc realiza ações permanentes na área de educação para a sustentabilidade e no mês de junho oferece uma série de ações socioeducativas dedicadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A programação acontece nas Unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, litoral e interior e integra o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, criado em 2012 e que tem como objetivo identificar e compartilhar práticas socioambientais voltadas à proteção do ambiente e das pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Com isso promove o diálogo entre o público e as iniciativas transformadoras da realidade, numa perspectiva ética e sustentável, além de trabalhar com as mais variadas abordagens, aproximando as pessoas do debate socioambiental – tão complexo na atualidade.

 

Destaques da programação das Unidades do Sesc SP

Santo Amaro
Em Santo Amaro acontece no dia 10 de junho, às 14h, o bate-papo O Que Tem Na Sua Horta? sobre cultivo de plantas. Já em Itaquera a oficina Composteira Doméstica ensina ao público no dia 11 de junho, às 14h, formas de compostar o resíduo orgânico em casa, além de construir sua própria composteira. Santana realiza nos dias 18 e 25 de junho, das 13h às 17h, a Feira de Troca de Ideias, Experiências, Mudas e Sementes e a Unidade Pompeia realiza o encontro Como transformar a praça ao lado de sua casa? no dia 3 de junho, às 14h.

 

Presidente Prudente
A permacultura, conjunto de princípios éticos e de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis, é tema de oficina na unidade de Presidente Prudente – dias 10 e 11 e 17 e 18 de junho, das 9h às 12h. Já em Taubaté acontece uma oficina onde serão apresentadas técnicas adotadas para a recuperação de áreas degradadas com princípios e práticas da agroecologia, entre elas o plantio e manejo de adubos verdes e espécies nativas adubadeiras (dia 10 de junho às 10h). Agricultores familiares, comunidades quilombolas e artesãos do Vale do Ribeira integram uma mostra nos dias 24 e 25 de junho, das 12h às 17h em Registro.

 

Araraquara
A Unidade de Araraquara traz para o público uma oficina sobre cultivo e produção de ervas desidratadas (dia 17 de junho às 10h30) e Ribeirão Preto realiza uma feira orgânica com 27 produtores do Assentamento Mario Lago no dia 25 de junho, das 10h às 13h. Um encontro para troca de sementes e mudas entre público e agricultores acontece em Campinas (dia 11 de junho das 13h30 às 17h30) e em Piracicaba acontece no dia 18 de junho às 11h uma feira com diversas iniciativas da região que promovem e praticam a agroecologia.

 

Vila Mariana
Na Vila Mariana acontece nos dias 11 e 25 de junho, às 11h, uma oficina sobre as etapas do cultivo em pequenos espaços. A Unidade Consolação programou uma visita (dia 10 de junho às 13h) na sede dos catadores de resíduos que trabalham em parceria com o Instituto Ecoar para a Cidadania, enquanto Pinheiros realiza visitas à Horta das Corujas e Horta do Centro Cultural SP no dia 24 de junho, às 9h e 14h.

 

Interlagos
O consumo responsável, a prática da agroecologia e a economia solidária são temas presentes na programação. A unidade Interlagos realiza dias 17 e 18 de junho, das 9h30 às 15h, a Feira Agroecológica Zona Sul Me Alimenta, onde o público poderá conversar diretamente com agricultoras e agricultores da região que produzem a partir de técnicas agroecológicas e adquirir alimentos frescos e saudáveis.

 

São Carlos
A unidade de São Carlos comemora 40 anos de ativismo ambientalista na cidade com uma roda de conversa com grupos ambientalistas e o professor Marcos Sorrentino (Esalq-USP), no dia 21 de junho às 19h. Os grupos de consumo responsável, que surgem como uma iniciativa de consumidores organizados para aproximação de produtores, é o foco do bate-papo que acontece dia 8 de junho, às 19h, em Sorocaba. Alternativas sustentáveis relacionadas ao consumo na moda também são tema de bate-papo em São José dos Campos (dia 17 de junho às 15h).

 

Santo André
Um passeio ciclístico foi programado pela unidade de Santo André no dia 25 de junho para conhecer e relembrar a localização exata de alguns rios da cidade. Em São Caetano as terças-feiras do mês de junho são dedicadas ao projeto Terças Agroecológicas com oficinas, bate-papos e atividades lúdicas sobre meio ambiente e sustentabilidade.

 

 

Ideias e Ações para um Novo Tempo
Desde a década de 70, o Sesc realiza projetos na área ambiental com a missão de desenvolver ações educativas e de contribuir para a reflexão sobre modos de vida inclusivos, solidários e sustentáveis.. É possível reconhecê-los em suas construções, especialmente o Sesc Sorocaba, que conta com certificação ambiental; na conservação de áreas verdes (Bertioga, Interlagos e Itaquera); na gestão dos resíduos sólidos, por meio do programa Lixo: menos é mais, com enfoque na sensibilização das equipes técnicas para a redução da geração de resíduos.

O projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo visa estimular a reflexão e o diálogo sobre a sustentabilidade, por meio do mapeamento e do compartilhamento de iniciativas socioambientais que possam ser referências para o debate e a mobilização das pessoas, promovendo ações educativas, formativas e espaços de encontro para a troca de conhecimentos, saberes e práticas. Sua metodologia de trabalho propõe o desenvolvimento de ações programáticas a partir da identificação de projetos socioambientais nos territórios onde as Unidades do Sesc SP estão inseridas.

Programação completa no link:  Ideias e Ações para um Novo Tempo

 

Foto: Lúcio Érico

1 comentário em “Meio Ambiente e Sustentabilidade Marcam Programação do SescAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *