Grupo Palimpsesto homenageia Violeta Parra

A Fundação Ema Klabin promove no sábado, dia 26 de agosto, o show com o grupo Palimpsesto pela série Música do Mundo…

 

 

 

O Grupo Palimpsesto é formado por Cid Battiato, Miguel Lobos, Raul Ordenes e Salvador La Fuente. O repertório abrange desde composições latinas de diversos países a temas de filmes, incluindo ária de ópera, MPB e composições próprias.

O grupo Palimpsesto apresenta o espetáculo: La Mujer que yo mas quiero, em homenagem a Violeta Parra, uma das mais importantes compositoras da música folclórica latino-americana, que faria cem anos em 2017.

No show o grupo interpreta canções de Violeta Parra como “La Exiliada del Sur”, “Lo que mas quiero”, “Volver a los 17”, “Gracias a la Vida”, e outras como “Mi pátria” de Eduardo Carrasco, “Canción de América” de Luis Advis e Jaime Silva, músicas autorais e muitas mais.

 

 

 

Série Música do Mundo
Grupo Palimpsesto apresenta o espetáculo: La Mujer que yo mas quiero
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa – SP.
Tel: 3897-3232
Capacidade: 170 lugares
Sábado, 26 de agosto, às 16h30
Visita ao acervo, a partir das 14h.
Entrada Franca

 

 

Violeta Parra
Violeta Parra, além de compositora, intérprete e artista plástica, foi a grande responsável pelo ressurgimento do folclore chileno no cenário musical latino-americano, graças ao seu minucioso trabalho de pesquisas e difusão de obras até então desconhecidas. Suas composições influenciaram definitivamente a “Nova Canção Chilena”, um dos maiores movimentos musicais latino-americanos.

 

Grupo Palimpsesto
Quarteto formado em 2007 cujo repertório abrange desde composições latinas de diversos países a temas de filmes, incluindo ainda ária de ópera, MPB, além de composições próprias, tudo sempre interpretado com os típicos instrumentos andinos como quena, zampoña, charango, tiple, cuatro, etc, associados aos clássicos: violão, baixo, flauta transversal, clarinete, com arranjos próprios.

O Grupo Palimpsesto tem sido requisitado desde 2009 por diversos maestros para apresentarem a obra La Misa Criolla, de Ariel Ramirez, obra para grupo latino, coro e tenor solista (integrante do grupo). Maestros como Martinho Lutero, Hermes Coelho, Cláudia de Queiroz, Ricardo Barbosa, Sérgio Wernec, e em duas edições da Virada Cultural, em 2012 e em 2016.

Este ano a América Latina comemora os 100 anos do nascimento da compositora chilena Violeta Parra e o Grupo Palimpsesto preparou uma apresentação especialmente dedicada a ela, interpretando suas principais canções e contando um pouco de sua trajetória artística.

O evento tem apoio cultural do ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Klabin S.A.

 

 

De Chagall a Frans Post mais de 1500 obras de arte

A casa-museu Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A Fundação Ema Klabin comemora em 2017 dez anos.

O espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

 

 

Foto: Hugo Baldi

1 comentário em “Grupo Palimpsesto homenageia Violeta ParraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *