Santo Grau Coronel Xavier Chaves Século XVIII é premiada no Chile

Santo Grau Coronel Xavier Chaves Século XVIII ganha medalha de prata na edição Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles…

 

 

 

 

Produzida em Minas Gerais no Engenho Boa Vista, o mais antigo em atividade no Brasil, a Santo Grau Coronel Xavier Chaves Século XVIII carrega, além de aroma intenso que remete aos canaviais de antigamente, uma história que reafirma a importância e qualidade as cachaças de origem, fruto da tradição passada de geração em geração através dos mestres alambiqueiros e suas famílias. A cachaça recebeu, neste fim de semana, a medalha de prata na premiação “Spirits Selection”, do Concurso Mundial de Bruxelas.

As primeiras produções oficiais do engenho Boa Vista, construído no século XVIII, começaram em 1755 e, desde então, o local garante cachaça ano a ano sem nunca ter deixado de funcionar. A partir de uma seleção da safra de 2002, uma das melhores do engenho até então, foi produzida a Santo Grau Coronel Xavier Chaves Século XVIII. Armazenada em uma adega de pedra centenária climatizada e que realça o melhor da cana, a cachaça que tem sabor marcante e suave, começou a ser comercializada dez anos após sua produção, em 2012.

Nesta edição do Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, que aconteceu no Chile, cerca de 1.200 destilados, vindos de 54 países produtores, foram avaliados por um time de 66 jurados, de 22 diferentes nacionalidades.

 

Sobre o Engenho da Santo Grau Coronel Xavier Chaves Século XVIII
Adquirida pela tia da histórica figura de Tiradentes, a fazenda Boa Vista foi passada de geração em geração, chegando aos cuidados de Padre Domingos da Silva Xavier, irmão mais velho de Tiradentes, que abandonou o celibato e partiu para cidade grande deixando o engenho nas mãos de Antônia Rita da Encarnação Xavier, bisavó do Coronel Xavier Chaves, este que foi homenageado dando nome à Santo Grau produzida no Engenho. Atualmente Nando Chaves, 8ª geração da família envolvida na administração do engenho, é quem toca os trabalhos no local e já está há 25 anos na função de transmitir todas as histórias e os minuciosos detalhes da produção.

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Santo Grau Coronel Xavier Chaves Século XVIII é premiada no ChileAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *