Eufonia inaugura horário matutino no Mezanino no Centro Cultural Fiesp

Para comemorar 10 anos de estrada, a Cia dos Pés estreia Eufonia, seu novo espetáculo voltado ao público infantil, a partir do dia 10 de novembro no Mezanino do Centro Cultural da Fiesp, com entrada gratuita…

 

 

 

Norteada pelo surrealismo, a peça inédita em São Paulo é um olhar poético sobre a mágica de perceber o mundo e se comunicar. A montagem da Cia dos Pés traça um paralelo com o processo de aprendizagem da fala criança, que desde cedo, faz contato por meio de olhares, gestos, choros e sorrisos, construindo seu vocabulário pelo instinto, convivência e percepção do mundo.

Na história, o jeito que se encontra para conversar é a dança, os sons fazem trança na língua, querendo escapar da boca. Todo ruído ao redor é capturado e transformado em fantasia. Desse jeito o mundo se mostra para essa nova voz que busca seu tom, na imensidão de um jardim.

A peça, norteada pelo surrealismo é um olhar poético sobre a mágica de perceber o mundo e se comunicar. Traça um paralelo com a voz da criança, que desde o nascimento se comunica com o olhar, com o sorriso, com o choro, com os gestos e constrói as primeiras palavras pelo instinto, por convivência e pelo que ouve do mundo.

O espetáculo começou sua turnê em agosto desse ano pelo Sesi Piracicaba, seguindo depois para São José dos Campos, Itapetininga, Sorocaba, Araraquara e São José do Rio Preto. Em São Paulo, o espetáculo inaugura a programação infantil e matutina do Mezanino, geralmente voltada para montagens experimentais e adultas.

 

Espetáculo Eufonia
A palavra eufonia significa “som agradável” ou “efeito acústico agradável na junção de dois sons”, em oposição à cacofonia. É com essa intenção que Eufonia começa no palco, quando o raiar do dia anuncia o nascimento da cigarra, vivida pela atriz Angélica Zignani. E ela vai dividir com o espectador todas as suas sensações, experimentações, quedas, cheiros e descobertas. Mas é o som que levará o público para uma viagem sobre a comunicação e a percepção do mundo.

Em meio a um lindo jardim e acompanhada de personagens como o sabiá, o chapéu, a mosca e a flor, a cigarra mostra, um universo cheio de possibilidades de comunicação por meio da dança. Eufonia busca mostrar que, desde o nascimento, a criança se comunica com o olhar, com o sorriso, com o choro, com os gestos. E essas pequenas manifestações são tentativas de se conectar com o mundo ainda desconhecido.

De forma lúdica, delicada e contagiante, esse projeto comemorativo dos dez anos da Cia dos Pés evidencia que o nascimento parte do silêncio, portanto, a percepção dos sons está correlacionada com a nossa própria consciência de mundo.

Ficha Técnica
Concepção: Cia dos Pés
Direção artística e Figurino: Linaldo Telles
Elenco: Angélica Zignani
Direção de Movimento: Mariane Cerilo
Cenografia: Kesler Jamal Contiero
Iluminação: Fuad Jamal Neto
Trilha Sonora: Amanda Naraine e Marcelo de Castro
Psicopedagoga: Reni Trombi
Design gráfico: Anna Shaw

 

 

 

Espetáculo infantil Eufonia
Cia dos Pés
Mezanino do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César
Capacidade: 50 lugares
Duração: 50 minutos
Temporada: de 10 de novembro a 17 de dezembro
Sextas-feiras, às 15h
Sábados, às 11h e 15h
Domingos, às 11h
Recomendação: Livre
Ingressos gratuitos
Reservas pelo link Centro Cultural Fiesp SP
Ingressos remanescentes são distribuídos no dia do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (quarta a sábado, das 13h às 20h; domingo, das 11h às 20h30).

 

Cia Dos Pés
A Cia Dos Pés nasceu na cidade de São José do Rio Preto em 2007 com a intenção de pesquisar as técnicas verticais e o teatro. O objetivo usar a convergência das artes, somando dança e artes visuais, para estudar o corpo e observar seu equilíbrio/desequilíbrio. A partir dessa premissa, o grupo faz a relação da instabilidade com a cenografia, com a interpretação, com a cena e a ampliação disso tudo para o público, e busca colocar no palco questões atuais da existência humana.

Em seu repertório há projetos contemplados por editais nacionais, estaduais e municipais. Em 2008, o espetáculo “ASAS” (2007) foi premiado como melhor espetáculo de rua na Feria de Teatro de Castilla y León, em Salamanca, na Espanha. A companhia conta outros oito trabalhos em seu currículo: Um Dia para Sempre (2009), Casca de Nós (2010), Fluxo (2010), “…” (2011), Expresso Caracol (2012), Plástico Bolha (2013), Pequenos Olhos (2016) e Mente (2016).

 

Foto destaque: Ricardo Boni
Fotos: Ricardo Boni / Lincon Costa

1 comentário em “Eufonia inaugura horário matutino no Mezanino no Centro Cultural FiespAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *