Oswaldinho do Acordeon se apresenta na Caixa Cultural São Paulo

Um dos maiores nomes do instrumento no mundo, Oswaldinho do Acordeon leva seu show “Fórro Ferroz” para a Caixa Cultural São Paulo, de 14 a 17 de dezembro…

 

 

 

Reconhecido como um dos maiores representantes do acordeom no mundo e pelas diversas fusões de estilos musicais, Oswaldinho do Acordeom mostrará seu virtuosismo na capital paulista. O músico sobe ao palco da Caixa Cultural São Paulo para uma série de apresentações, entre 14 e 17 de dezembro (quinta a domingo), sempre às 19h15, com entrada franca.

No show “Forró Ferroz”, Oswaldinho conduzirá o público numa grande viagem pela música tradicional nordestina, com foco em suas raízes. Ele estará acompanhado por um trio de músicos formado por Ramon Vieira (Voz e Triângulo), Pablo Moura (Sanfona) e Zito Menezes (Zabumba).

No repertório estarão composições e parcerias marcantes de sua autoria como “Um tom pra Jobim”, “Forró Feroz” e “Jeito Barroco”, além de sucessos dos principais contribuintes para a história do forró como Dominguinhos (“Nilopolitano”), Sivuca (“Feira de Mangaio”), Jackson do Pandeiro (Sebastiana), além de, é claro, seu pai, o músico Pedro Sertanejo, precursor do forró em São Paulo.

“Espero que este projeto, que foi criado com muito carinho e zelo, seja do agrado de todos. Estarei defendendo a bandeira da cultura nordestina, que represento e tenho muito orgulho”, enfatiza Oswaldinho. Ele completa afirmando que “pra mim será emocionante reviver minhas origens e poder levar o público comigo nessa viagem musical”.

 

 

 

 

Oswaldinho do Acordeom
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro, SP – próximo à estação Sé do Metrô
Informações: 3321-4400
Duração: 90 minutos
Dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, 19h15
Classificação indicativa: livre
Ingressos: Grátis
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

 

 

Oswaldinho do Acordeon
Oswaldinho do Acordeon é reconhecido mundialmente pelas fusões de estilos musicais em suas obras, além de estar sempre difundindo seu instrumento para a quebra de barreiras culturais. Oswaldinho foi o primeiro acordeonista no Brasil a fazer uso do acordeom digital, ampliando seu repertório de timbres e sons para enriquecer nossa cultura popular. Sua carreira registra gravações com as principais estrelas da MPB e teve a oportunidade de abrir um show de Al Jarreau, na França e participar de projetos como Pixinguinha, US-TOP, Free Jazz Festival, Rock in Rio e inúmeros festivais na França, Suíça, Nova York e também no Brasil. Seu talento também esteve presente no Prêmio TIM 2008 (homenagem a Dominguinhos), tendo sido ganhador deste mesmo prêmio no ano 2005 de Melhor Disco por “Cada um Belisca um Pouco”, na categoria instrumental.

Em 2012 Oswaldinho apresenta seu mais recente trabalho intitulado “Forró Chorado” – uma brilhante releitura do eterno chorinho em ritmo tradicional de forró, indicado ao Latin Grammy 2012 na categoria “Melhor Álbum de Música Estrangeira”.

 

Ramon Vieira – Voz e Triângulo
Cantor e percussionista licenciado em letras, que tem todo o foco de seu trabalho o forró Pé de Serra e alguns folguedos populares brasileiros, tais como o coco de roda, a ciranda e o maracatu de baque virado.

Iniciou seus estudos como capoeirista e depois partiu para a pesquisa em etnomusicologia, tendo a música aborígene australiana e a música iraniana como objeto de sua pesquisa. No ano de 1998 direcionou seus trabalhos para a música regional brasileira com o músico e pesquisador Cléber Almeida, fazendo contato com grandes mestres como Walter França (Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife), Mestre Verdelinho de Alagoas, Paulinho Sete Flechas (Caboclinho Sete Flechas), Alicio Amaral, Juliana Pardo, Mestre Martelo, Gabriel Almeida, entre outros. Desde 2001 faz parte dos “3 do Norte”, atuando como zabumbeiro ao lado do sanfoneiro Taú de Caruaru.

 

Pablo Moura – Sanfona
Pablo Yuri Oliveira de Moura, conhecido artisticamente como Pablo Moura, iniciou seu contato com a música bem cedo. Aos 15 anos, ao lado de Flavinho Lima (cantor e integrante da banda de Dominguinhos) iniciou sua carreira profissional. Atualmente, com 21 anos, já acompanhou grandes nomes como Oswaldinho do Acordeom, Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Chambinho do Acordeom, Bicho de Pé, Miltinho Edilberto, Edson Duarte, Trio Sabiá, Tiziu do Araripe, Duani e outros.

 

Zito Menezes – Zabumba
Zito Menezes é integrante de um dos mais famosos e tradicionais trios pé de serra da atualidade, formado por Tio Joca (irmão de Pedro Sertanejo) e Geraldo Lucas. Foi convidado por Tio Joca, no ano de 1990 para integrar o Trio Sabiá, substituindo na zabumba Roxinho, integrante da primeira formação. Participando da segunda e terceira formação do trio, gravam mais dois LP’s e cinco CD’s, numa trajetória de sucessos e maturidade que está completando 32 anos. Os três já acompanharam nomes como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Alceu Valença, Xangai, além do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

 

Fotos: Edson Degaki / Acervo do artista

1 comentário em “Oswaldinho do Acordeon se apresenta na Caixa Cultural São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *