Spaghetti al gamberi

O Chef Hamilton Cabral conta que vinte regiões da Itália oferecem um banquete gastronômico incomparável, com os mesmos princípios básicos: simplicidade e ingredientes frescos e de qualidade…

 

 

 

 

Cada pedaço da Itália é culturalmente diferente e carrega as marcas dos seus antigos colonizadores e invasores; bárbaros, árabes, cartagineses, etruscos, espanhóis, austríacos.

Uma das origens admitidas seria a árabe, na forma de spaguetti seco, a chamada Itrja, que entra na Europa a partir do século IX, na Sicília.

Outra teoria atribui a Marco Polo, século XII a introdução na Europa através da China. Hoje sabe-se que na Itália já existiam registros de spaguettis e maccheronis anteriores a essa data.

Na China existem registros desde 25 a 220 DC. Os árabes teriam sido o veículo da introdução na Europa. Há 7 mil anos quando o homem começa a abandonar a vida nômade e se torna aos poucos agricultor, se cruza com o trigo e outros grãos, dando-se aí os primeiros passos para a origem da Pasta.

Inicialmente os grãos eram colhidos todos juntos, de colheita em colheita, geração a geração, foi-se aperfeiçoando, moendo esses grãos e fazendo farinhas, que misturadas à água cozinhavam-nas em pedras quentes.

Os primeiros a secar as massas foram os beduínos devido as constantes viagens. O mais antigo documento sobre as massas secas é o livro de culinária de Ibn’ Al Mibrad, século IX, onde é descrito um prato muito popular na Síria e no Líbano, a Rista.

Durante muito tempo era um produto caro, e só a partir do século XVII que se torna popular. Nápoles inova e começa a servir a Pasta com molho de tomates aromatizado com manjericão, até hoje servido dessa maneira.

O tomate parceiro ideal chega á Itália, vindo do México, a partir do século XVI e começa a ser cultivado e consumido, antes era uma planta ornamental. Um dos alimentos mais versáteis e importantes que pode ser usado em saladas, molhos; ser conservado seco, reduzido a polpa ou pasta e até mesmo virar bebidas e geleias. Na Itália a primeira aparição na culinária foi registrado em um livro escrito por Vincenzo Corrado (1765), “Cuoco Galante” (cozinha galante), em que os tomates aparecem em molhos, recheios e frituras.

 

 

Spaghetti al gamberi

 

Ingredientes

Massa

300 grs de farinha de trigo 00
100 grs de ovos
50 grs de gemas
Sal (para cozinhar )

 

Molho

300 grs de camarões pequenos
300 grs de tomates sem pele sem semente
150 ml de vinho branco
200 grs de camarões grandes ( para decorar )
Alho
Pimenta do reino
Sal
Azeite

 

 

Modo de Preparo

Molho
Frite o alho no azeite, e acrescente os camarões e frite bem rápido, coloque o vinho, espere ferver e coloque os tomates picados, a pimenta e o sal, e um pouco da água do cozimento da massa.

A parte tempere os camarões grandes com sal e pimenta e frite.

 

Massa

Faça a massa misturando todos os ingredientes e amasse. Deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa com o rolo ou com a máquina de macarrão. Se usar o rolo, depois de afinar a massa, enrole e corte os espaguetes.

Cozinhe por 2 minutos em água fervente e salgada.
Sirva em seguida.

Serve 3 pessoas.

 

Hamilton Cabral
Massa & Molho – Curso e Culinária

 

1 comentário em “Spaghetti al gamberiAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *