Cientista da USP fala sobre os dilemas éticos envolvidos na genética na Casa-Museu Ema Klabin

Premiada internacionalmente, Mayana Zatz é autora do livro GenÉTICA – Escolhas que nossos avós não faziam…

 

 

 

 

O que os avanços da engenharia genética nos reserva para o futuro? A genética nos permite ter uma melhor qualidade de vida? Onde queremos chegar com a escolha de embriões, células-tronco, testes de DNA, clonagem?

No próximo dia 28 de abril, a professora titular de genética e diretora do Centro de Pesquisas em Genoma Humano e Células-tronco, Mayana Zatz, ministra a palestra “GenÉTICA: Escolhas que nossos avós não faziam”, na Casa-Museu Ema Klabin.

Esse encontro faz parte de um ciclo de palestra “Mulher e Seus Saberes” com professores especialistas no assunto. Durante o ano, serão oferecidas onze palestras com diferentes olhares que mostram o protagonismo feminino.

 

Mayana Zatz
Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP (1968), doutorado em Genética pela USP (1974) e pós-doutorado em Genética Humana e Médica pela Universidade da Califórnia (1977). É professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP. Foi pró-reitora de Pesquisa da USP (2005-2009). É coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e presidente fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim). Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico do Governo Federal e do Governo de São Paulo. Entre os prêmios internacionais, destacam-se o L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência (2001), Prêmio TWAS em Pesquisa Médica (2004), Prêmio México de Ciência e Tecnologia (2008) e Prêmio Conte Gaetano por trabalhos sociais 2011). É autora do livro “GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam”.

 

 

 

 

Palestra “GenÉTICA: Escolhas que nossos avós não faziam”
Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa
Tel.: 3897-3232
Sábado, 28 de abril, das 11h às 13h
Vagas: 30 vagas por ordem de inscrição
Investimento: R$ 40,00
Inscrição: Fundação Ema Klabin

 

Foto Mayana Zatz: Reprodução do Facebook

1 comentário em “Cientista da USP fala sobre os dilemas éticos envolvidos na genética na Casa-Museu Ema KlabinAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *