Documentário “O Desmonte do Monte”, de Sinai Sganzerla estreia em São Paulo

Depois de passar pela 13ª CineOP, 2018; a 17ª Mostra do Filme Livre, MFL 2018 (RJ, SP e DF), o 5º Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico – Brasil-Portugal (FIPA) e o Festival Internacional de Mulheres no Cinema, o documentário O Desmonte do Monte chega a São Paulo com estreia dia 2 de agosto, no Cinesesc…

 

 

 

 

Com direção de Sinai Sganzerla e narração de Helena Ignez, Negro Leo e Marcus Alvisi, o longa-metragem aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento.

 

 

O Morro do Castelo, conhecido como “Colina Sagrada”, foi escolhido pelos colonizadores portugueses para ser o local das primeiras moradias e fundação da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade e também de promover a especulação imobiliária.

A diretora Sinai Sganzerla conta que teve um misto de indignação e fascínio quando soube da história. “Fiquei na dúvida se tudo aquilo que ouvi era verdadeiro e comecei a pesquisar sobre o assunto. É uma história oculta que pouco gente já ouviu falar”.

 

 

O Desmonte do Monte também aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro, pois no local ficava a igreja dos padres jesuítas. “Quando eles foram expulsos do Brasil começou a lenda do tesouro reforçada em 1900 quando houve o primeiro corte do monte e foram descobertas galerias subterrâneas na região onde atualmente se encontram a Cinelândia e a rua México”, explica a diretora.

 

Lima Barreto
Com sua narrativa baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade de São Sebastião até os dias atuais, o filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo. Depoimentos em áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte também estão presentes no documentário, além de trechos de O Subterrâneo do Morro do Castelo, escrito por Lima Barreto que foi uma das poucas vozes que defendeu publicamente a permanência e vida do Morro do Castelo de São Sebastião.

Ficha Técnica
Direção e roteiro: Sinai Sganzerla
Montagem: Rodrigo Lima
Pesquisa adicional e tratamento iconográfico: Lucio Branco
Pós-produção e finalização: Hebert Marmo
Colorista: Anuar Marmo
Motion design: Rodrigo Lima, Jansen Raveira, Andre Pantoja
Edição e mixagem de som: Damião Lopes, Jesse Marmo, Vinicius Leal
Seleção musical: Sinai Sganzerla
Música original: Marcelo Callado
Fotografia cidade contemporânea: Nayana Sganzerla, Sinai Sganzerla
Produção de base: Ludmila Patrício
Produção executiva: Sinai Sganzerla
Controller: Cristiane Cavalcante
Letreiros e Cartaz: João Marcos de Almeida
Produção e Realização: Mercúrio Produções

 

 

 

O Desmonte do Monte
Longa-metragem, 85 min. Documentário, 2017
Cinesesc
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
Tel.: 3087-0500
Estreia dia 2 de agosto
Sessões de 2 a 8 de agosto, às 17h
Dias 2, 3, 4, 5 e 7 de agosto sessões também às 21h

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Documentário “O Desmonte do Monte”, de Sinai Sganzerla estreia em São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *