Espetáculo de Circo Contemporâneo “Risco” faz apresentação única no Teatro Cacilda Becker

Após uma série de apresentações em unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), o grupo de circo-teatro contemporâneo Cia do Relativo realiza na capital paulista uma sessão única de seu novo espetáculo, “Risco”. Com criação e atuação de Tássio Folli e Otavio Fantinato e direção de pesquisa artística assinada por Daniela Rocha-Rosa, a montagem será encenada no Teatro Cacilda Becker no dia 02 de outubro, terça-feira, às 21h, com entrada gratuita…

 

 

 

 

 

O grupo teve o projeto contemplado pelo Edital de apoio à criação artística – Linguagem Circo – da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Concepção – O espetáculo traz um novo caminho da Cia. do Relativo que, além da manipulação de objetos e do teatro físico, reúne elementos do início da sua investigação em magia nova. Em um trabalho sustentado pela pesquisa com folhas de papel, o público verá cenas criadas utilizando-se técnicas de ilusionismo, com manipulações que fazem com que objetos ganhem vida em pleno palco, pretendendo conduzir a plateia para o limiar entre a realidade que é vista e as sensações do personagem.

No enredo, um escritor está sentado em sua mesa, quando as folhas – são cerca de 3 mil em cena – escapam de sua mão e reaparecem em seu ombro, num movimento de dança e acrobacias, enquanto sua caneta fica em pé na mesa e outros objetos deslizam. Papéis amassados são jogados para o chão e voltam para a mesa, além de um bloco de folhas que parece respirar. “Os papéis tomam formas vivas e interagem com quem escreve. Muitas vezes incontroláveis, eles deslizam, desaparecem e reaparecem”, revela o grupo.

Em outro momento, o personagem parece ganhar dois braços a mais, fazendo com que papel e caneta saiam dos bolsos e voem de um lado ao outro do corpo. Tudo isso amparado por uma trilha sonora composta para cada cena e uma iluminação cuidadosa, que ressaltam os conflitos, perturbações e conciliações entre o escritor e as ideias, estas personificadas ou representadas pelas folhas.

Ficha Técnica
Criação e atuação: Tássio Folli e Otavio Fantinato
Direção de Pesquisa Artística: Daniela Rocha-Rosa
Assistência de Direção: Marcelo Lujan
Orientação Cênica e de Manipulação: Tomi Soko
Orientação Técnica em Mágica: Gutto Thomaz
Orientação Coreográfica: Henrique Lima
Trilha sonora original: Danilo Rodrigues
Iluminação: Cic Morais
Criação de figurinos: Julia Linda
Execução de figurinos: Marinalva S. Costa
Projeto cenográfico: Eduardo do Amaral e Cia. do Relativo
Execução de cenografia: Levi Orion
Assistente de palco: Gui Boranga
Programação visual: Otavio Fantinato
Fotos: Ricardo Avellar e Marina Wang
Vídeo: Diego Lajst – Produtora Opaco
Coordenação do projeto: Hálida Maria

 

 

 

Espetáculo Risco
Cia do Relativo
Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295 – Lapa
Tel.: 3864-4513
Capacidade: 198 lugares.
Duração: 35 minutos
Terça-feira, 02 de outubro, às 21h
Classificação: Livre
Grátis

 

Cia. do Relativo
Fundada em 2009, a Cia do Relativo trabalha a partir de um olhar diferente sobre espetáculos de circo, utilizando a individualidade criativa de cada artista para o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares. O grupo acredita na reinvenção do circo como forma de dialogar com o mundo contemporâneo, e aposta que, buscando inspirações no cotidiano das pessoas, é possível se aproximar do público de maneira sensível e humana.

Em suas montagens, as linhas de investigação permeiam o desenvolvimento de novos aparelhos e a aplicação das técnicas circenses como forma de expressão pessoal.

Em oito anos de existência, a companhia atuou em prestigiados festivais no Brasil e no mundo, como o Festival Internacional Sesc de Circo (São Paulo), Mostra Sesc de Artes cênicas do Cariri (Ceará), Festival Internacional de Circo (Uruguai), Festival Internacional de Circo “Yo me Rio Quarto” (Argentina) e CIRCA (França). Além de prêmios como a medalha de ouro no Festival internacional de Malabarismo – Malabares Rio, conquistou o 3° lugar no Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e a indicação a melhor ator no Festival de Teatro de 3 Rios (Rio de Janeiro). Participou também de importantes projetos, como o Palco Giratório SESC 2015, circulando por 20 estados brasileiros.

Foto: Marina Wang

1 comentário em “Espetáculo de Circo Contemporâneo “Risco” faz apresentação única no Teatro Cacilda BeckerAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *