Últimas semanas de “Encasulados”, no Teatro Eva Herz

O público da capital paulista tem até o dia 09 de dezembro para conferir “Encasulados”, espetáculo para toda a família que aborda de forma poética temas como a sustentabilidade e a preservação da vida e da natureza. A montagem chega às suas últimas semanas em cartaz no Teatro Eva Herz, com sessões sempre aos sábados e domingos, às 15h…

 

 

 

 

“Encasulados” tem concepção de Roberto Haathner (que também integra o elenco, no papel do personagem Magnata), com texto e dramaturgia de Paulo Rogerio Lopes e direção geral, musical e trilha sonora de Gustavo Kurlat. No palco, completam a ficha técnica os atores Bruno Perillo (personagem Cientista) e Iris Yazbek /Debora Vivan (personagem Agente). Este núcleo central do espetáculo formado pelo elenco, diretor e dramaturgo, repete a dose depois de trabalharem juntos em “Procurando Luiz”, peça inspirada no universo de Luiz Gonzaga.

 

 

Capsula do Tempo
O texto parte do ano de 2097 para contar as aventuras de três personagens: um magnata dos canudos de plástico, Sr. Meganudo, um cientista preocupado com as abelhas e uma agente ambiental, determinada em atrapalhar os planos do magnata.

Eles ganham o direito de viajar numa capsula do tempo, podendo escolher se querem ir para o passado ou futuro. Cada um com seu objetivo, eles embarcam nesta máquina do tempo, numa viagem frenética, cheia de perigos e mudanças de planos, já que a geringonça nem sempre leva o viajante à data desejada.

Num embate em que ninguém é perfeito, enquanto cientista e a ambientalista pretendem salvar espécies de animais e insetos e evitar que os erros do presente virem desastres no futuro, o magnata quer justamente que algumas espécies não atrapalhem seu império.

Alerta para o futuro
“Encasulados propõe uma reflexão sobre as consequências dos nossos atos, por meio de uma aventura que se encanta no mergulho de questões ambientais, da ética e da ciência”, explica Roberto Haathner. Ele acrescenta que o grande desafio, desde a concepção do espetáculo, foi trabalhar essa temática, “sem cair no lugar comum, transmitindo a mensagem, mas entretendo e emocionando a plateia de todas as idades”.

Já o diretor Gustavo Kurlat ressalta que o espetáculo busca “tratar de assuntos como a degradação do planeta e o desmatamento, além da maneira como cuidamos do lixo e dos detritos”. Kurlat comenta ainda a importância dos viajantes do tempo no enredo. “Buscamos fazer com que o público sinta a história de maneira objetiva, como um alerta para o futuro. Desta maneira, a viagem no tempo é uma metáfora que faz com que percebamos que o que acontece lá na frente também é responsabilidade nossa, do que fazemos no presente. Ou seja, isso também é ‘comigo’”.

Traço marcante em suas montagens, a música tem forte presença em “Encasulados”. “Foram compostas três canções próprias para o espetáculo interpretadas pelos atores, além de um conjunto de músicas criadas especialmente para ressaltar o clima e o ambiente dos temas abordados, de forma coerente com o que o texto propõe”, conta o diretor.

Por sua vez, os cenários, figurinos e adereços – assinados por Marco Lima – criam uma atmosfera futurista, convidando a plateia a embarcar nessa viagem no tempo junto com os personagens.

Ficha Técnica
Direção musical, direção geral e trilha sonora: Gustavo Kurlat
Elenco: Bruno Perillo (Cientista); Iris Yazbek / Debora Vivan (agente); Roberto Haathner (Magnata)
Texto: Paulo Rogério Lopes
Cenários, figurinos e adereços: Marco Lima
Concepção e Idealização: Roberto Haathner
Assistente de Direção: Debora Vivan
Design de luz: Kleber Montanheiro
Operador de Luz: Rodrigo Oliveira
Preparação corporal: Marina Caron
Fotografia: João Caldas e Andreia Machado
Atriz holograma: Marcia Oliveira
Produção Executiva e Administração: 12 por 8 Produções Artísticas
Assistentes de produção: Lu Gualda e Rosangela Roberta O. Pereira

Equipe Teatro Eva Herz:
Curadoria Artística: André Acioli
Gerência Técnica: Hélio Schiavon Junior
Assistente Operacional: Eduardo Cardoso

Patrocínio: Tenda Atacado, Colchões Inducol, Protende Sistemas e Métodos,
Knauf Isopor
Projeto Realizado com o apoio do Proac.

 

 

 

Encasulados
Teatro Eva Herz
Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César
Tel.: 3170-4059
Capacidade: 166 pessoas
Duração: 55 minutos
Temporada: até 09 de dezembro
Sábados e domingos, às 15h
Classificação: Livre (Indicado para crianças a partir de 7 anos)
Ingressos:
R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia)

 

Foto: João Caldas

1 comentário em “Últimas semanas de “Encasulados”, no Teatro Eva HerzAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *