Lançamento do Livro “A Coisa Brutamontes” na Livraria NoveSete

Um menino de 11 anos que se vê obrigado a lidar com sentimentos desconhecidos e sem saber ainda o que é o amor. Em síntese, esta é a proposta do livro “A Coisa Brutamontes” (Editora Companhia Editora de Pernambuco, 44 páginas), de Renata Penzani, com ilustrações de Renato Alarcão, que será lançado na Livraria NoveSete – uma das únicas na cidade dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil em São Paulo – no dia 02 de fevereiro, sábado, a partir das 15h…

 

 

 

Além de contar com a presença da autora, que conversará com o público e autografará a obra, o evento de lançamento terá ainda um encontro com a participação da escritora e educadora Marcia Leite (editora da Pulo do Gato), de Daniela Padilha (editora da Jujuba) e da ilustradora e mestre em crítica literária Aline Abreu, com mediação da jornalista especializada em literatura para a infância, Cristiane Rogerio. O bate-papo terá como tema “Os pode-não-podes na literatura infantojuvenil: os temas tabus nos livros para crianças”, com a proposta de conversar sobre assuntos frequentemente ignorados pelos adultos, como morte, melancolia e solidão, e como isso afeta as crianças.

A Coisa Brutamontes – Vencedor do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil de 2017, o livro conta a história de Cícero, um menino de 11 anos que se vê obrigado a lidar com sentimentos desconhecidos. Sem saber o que é o amor, ele pensa estar apaixonado por uma senhora octogenária que vive perto da sua casa, Dona Maria. Seus pais, colegas e amigos não entendem nada. E nem ele. Mas é a partir da relação de improvável identificação e afeto entre os dois que surge a oportunidade de aprender sobre o tempo das coisas e também das pessoas.

Como falar sobre morte com as crianças? E por que tocar nesse assunto com os pequenos? Reafirmando o potencial da literatura de contribuir com a formação plena da criança, o livro trabalha o tema com a naturalidade do ponto de vista da criança. A linguagem mistura elementos do imaginário e da realidade, e não faz concessões ao nomear os sentimentos difíceis, como o luto e a tristeza. Ao oferecer aos leitores uma história que já começa pela perspectiva da morte, o título aposta na capacidade das crianças de elaborar metáforas e alegorias a partir da fantasia.

Renata Penzani é escritora e jornalista. Pesquisadora de literatura infantojuvenil, descobriu nos livros para a infância o lugar para ancorar suas perguntas sem resposta — sobre o livro, sobre a arte, sobre a vida. Autora de contos e poemas, venceu o Prêmio Sesc de Contos Infantis Monteiro Lobato de 2018 e foi finalista do Prêmio Barco A Vapor de Literatura Infantil e Juvenil em 2016. “A coisa brutamontes” é seu primeiro livro do gênero.

Renato Alarcão é ilustrador e designer, mestre em arte narrativa formado pela School of Visual Arts e pelo Center for Book Arts de Nova York. Possui trabalhos publicados em diversos jornais, revistas, livros infantis e juvenis no Brasil e EUA. Foi indicado em 2012 ao Prêmio Jabuti de melhor ilustração infantil. Alarcão é também professor de artes visuais e percorre o Brasil de norte a sul ministrando cursos e palestras sobre arte narrativa e criatividade.

 

 

 

 

Livraria NoveSete
Evento de Lançamento do livro “A Coisa Brutamontes”
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (próximo da Estação Ana Rosa do Metrô)
Tel.: 5573-7889
Sábado, 02 de fevereiro, às 15h

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Lançamento do Livro “A Coisa Brutamontes” na Livraria NoveSeteAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *