Aula Espetáculo com Ney Piacentini na Escola Nacional de Teatro

Comemorando 40 anos de carreira o ator Ney Piacentini faz uma demonstração de trabalho em que exibe trechos de todas as peças da Companhia do Latão, entremeadas com explanações sobre o aprendizado pelo qual passou no coletivo paulistano…

 

 

 

Inaugurada recentemente, a unidade Sumaré da Escola Nacional de Teatro (ENT) em parceria com o LifestyleClub.Art, a Scenarium Livros Artesanais e o DeRᴏsᴇ Mᴇᴛʜᴏᴅ Sumaré fará uma vez ao mês um sábado de atividades gratuitas abertas ao público. O primeiro evento acontece dia 29 de junho com aula espetáculo do ator Ney Piacentini, da Companhia do Latão, além de bate-papo com Daniel Fontana sobre montagem e som no cinema, bate-papo com as escritoras Aline Bei e Maria Vitória sobre literatura feminina contemporânea, lançamentos de livros e sarau musical.

A programação começa às 16h com o bate-papo O Poder da Montagem e do Som na experiência Cinematográfica, com Daniel Fontana. O tema proposto tem como objetivo apresentar aos participantes detalhes sutis na narrativa visual e sonora. Através da reflexão sobre a evolução da linguagem do cinema, a compreensão sobre a montagem como mais do que uma mera edição a partir do roteiro escrito, assim como a utilização do som, abre os horizontes do espectador e permite que ele desfrute muito mais do prazer de assistir aos seus filmes preferidos. Os tópicos abordados contarão com vários exemplos dos primórdios do cinema e obras mais recentes e famosas.

Já às 17h acontece Aula Espetáculo com Ney Piacentini. Comemorando 40 anos de profissão, o ator apresenta uma demonstração de trabalho em que exibe trechos de todas as peças da Companhia do Latão, entremeadas com explanações sobre o aprendizado pelo qual passou no coletivo paulistano. O principal aspecto desse híbrido entre cena e palestra é a aproximação entre as poéticas atuativas de Stanislavski e Brecht, notadamente no que diz respeito às contradições entre as dimensões internas e externas das personagens – entre as suas subjetividade e objetividades.

 

Literatura e música

Mulheres que escrevem é o bate-papo que acontece às 18h30 com as escritoras Aline Bei e Maria Vitória sobre literatura feminina contemporânea. Na ocasião ocorrem os lançamento dos livros Os Sapatos Vermelhos, de Thais Barbeiro; Mosaicum (coletivo scenarium) e da Revista Plural F. 451 — 233o Celsius…

Realizado às 19h30, o sarau musical conta com a apresentação da pianista Nanci Lopes e de vários atores lendo textos selecionados, além de espaço para poesia e feira de livros.

 

Escola Nacional de Teatro

Fundada em 1992 por Renato Jacob como um espaço cultural que abarcava diversos tipos de cursos (teatro, TV, música) a Escola Nacional de Teatro teve seus caminhos renovados em 2002 quando passou por profundas mudanças pedagógicas e estratégicas tornando-se uma escola de formação de atores. Única escola técnica profissionalizante de Santo André, conta com duas unidades escolares, a do Centro, onde funcionam as atividades do Curso Técnico em Teatro, e a da Vila Assunção com as atividades dos cursos livres (Infantil, Juvenil, Desinibição e Preparação de Atores).

Atualmente com cerca de 300 alunos, a Escola Nacional de Teatro alia experiência artística e pedagógica. Já passaram pelos cursos da ENT o ator Sérgio Guizé, a atriz e humorista Dani Calabresa, a atriz Alanis Guillen (atualmente em Malhação Toda Forma de Amar, da TV Globo), o ator de teatro musical Leo Wagner (recentemente em Les Miserables) e o ator Samuel Assis, entre outros.

 

A unidade Sumaré

Já faz um tempo que a Escola Nacional de Teatro ensaiava abrir uma unidade em São Paulo. Segundo Renato Jacob, muitas pessoas entram em contato com a escola pela excelência de seus cursos e corpo docente, mas acabam desistindo por conta da distância. “Observamos que tem muita gente querendo estudar conosco, então decidimos encurtar a distância ao abrir a unidade em São Paulo”, explica ele.

Ocupando um prédio de dois andares na Avenida Paulo VI, a unidade Sumaré da Escola Nacional de Teatro conta, a princípio, com quatro cursos regulares de turmas com no máximo 10 alunos. São eles: Oficina de Introdução ao Teatro (curso prático com vivências do lúdico, expressividade e jogo teatral), Curso de Formação de Atores (curso livre ideal para quem deseja estudar teatro com foco em atuação), Núcleo de Treinamento para Atores Profissionais (módulos trimestrais que abrangem diversas técnicas de interpretação) e Teatro para Desinibição e Autoconhecimento (curso 100% prático para os alunos se desprenderem das atribulações do cotidiano e curtir momentos de descontração no caminho do desenvolvimento pessoal e da desinibição). O curso Técnico em Teatro chega à nova unidade em 2020.

Além dos cursos regulares a unidade Sumaré investirá em uma programação gratuita mensal com bate-papos com profissionais da área teatral, oficinas, workshops, exibição de filmes e clube de leitura. “Como optamos por turmas com poucos alunos, onde podemos estar mais próximos e conhecê-los melhor, a ideia é deixar o espaço vivo e vibrante com um público frequentando o local”, conta Andréa Weber, que dirige a ENT ao lado de Jacob.

A nova unidade conta também com um Cine Teatro de Bolso, espaço intimista destinado a apresentações de espetáculos de pequenos formatos e projeções de filmes.

 

 

 

Escola Nacional de Teatro
Avenida Paulo VI, 112 – Sumaré
Tel.: (11) 98353-1996
Sábado, 29 de junho
Grátis
Classificação: Livre

16h – Bate-papo O Poder da Montagem e do Som na experiência Cinematográfica.
Com Daniel Fontana.
Duração: 60 minutos

17h – Aula Espetáculo
Com Ney Piacentini.
Duração: 60 minutos

18h30 – Bate-papo Mulheres que escrevem
Com Aline Bei e Maria Vitória.
Duração: 60 minutos

19h30 – Sarau Musical
Com Nanci Lopes e convidados
Duração: 60 minutos

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Aula Espetáculo com Ney Piacentini na Escola Nacional de TeatroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *