Com Arraial Online Cia de Teatro Comemora Festa Junina na Internet

A 2 Mililitros Cia Teatral leva para o ambiente virtual várias ações para comemorar as festas juninas, como contações de histórias, lives gastronômicas com receitas típicas, Cordel Elegante, bingo ao vivo, live com músicas regionais, além da apresentação ao vivo do espetáculo Breikin Níus: o Caso do Caboclo D’água…

 

 

 
Quem não marca no calendário e espera ansiosamente as festas juninas para aproveitar as famosas quermesses? Em junho, multidões se reúnem para celebrar o clima junino, mas devido a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, em 2020 será diferente. Pensando em uma alternativa de festejar Santo Antônio, São Pedro e São João, a dupla de atrizes Thiane Lavrador e Júlia Mariano, da 2 Mililitros Cia Teatral, resolveu levar os festejos juninos para a internet com a mesma animação e alegria no Arraiá 2 Mililitros.

Durante todo o mês de junho, a 2 Mililitros Cia Teatral transformará suas redes sociais (@2mililitros) em uma verdadeira quermesse. O Arraiá 2 Mililitros começa dia 1º de junho, segunda-feira, com a contação de história inédita Origem das Festas Juninas, onde as atrizes usam do suporte do vídeo para narrar como a tradição das festas juninas começou. Costumes indígenas ou caipiras? E o que o solstício e as colheitas têm a ver com isso? E onde entra a fogueira nisso tudo? São algumas dúvidas que serão respondidas de uma forma original.

Mais outras três histórias inéditas serão encenadas em homenagem aos santos padroeiros das festas juninas, sempre com um formato diferente e sem jogar foco na religiosidade. História de Antônio, que vai ao ar dia 13 de junho, sábado mostra a vida de Antônio, que já não aguenta mais ser chantageado para organizar casamentos. Já teve seu bebê roubado, ficou dentro da água de ponta cabeça e foi até trancado dentro da geladeira pra transformar o sonho de apaixonados em realidade. Já História de João – dia 24 de junho, quarta-feira – apresenta João, um conhecido influencer com milhares de seguidores em suas redes sociais, até o momento em que conhece a blogueira Salomé. Será que ela fará João perder somente sua fama ou algo mais? O pobre Pedro, que não pode fazer uma faxina dentro da sua própria casa sem escutar reclamação da Terra é o mote da História de Pedro, que acontece dia 29 de junho, segunda-feira. Se Pedro arrasta os móveis, reclamam dos trovões. Se lava o chão, reclamam da chuva, mas se desiste da faxina, reclamam também.

A programação do Arraiá 2 Mililitros também terá lives gastronômicas com receitas típicas, Cordel Elegante, bingo ao vivo, live com músicas regionais, além da apresentação ao vivo do espetáculo Breikin Níus: o Caso do Caboclo D’água. Para a atriz Júlia Mariano, a ideia de fazer uma festa junina virtual junto sua empolgação com a data e a oportunidade de criar algo para o ambiente digital. “Eu e a Thiane adoramos os festejos juninos e com o isolamento social começamos a pensar formas de desenvolver propostas criativas, além de investigarmos o mundo cibernético”, conta ela.

 

 

Culinária regional, prendas e música

Presente em todas as quermesses, o famoso correio elegante ganha novo formato no Arraiá 2 Mililitros. Batizada de Cordel Elegante, a ação enviará trechos de cordéis, gênero literário popular no nordeste brasileiro escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos, para o público. Para participar, os interessados devem mandar uma mensagem privada para o Instagram da 2 Mililitros Cia Teatral dizendo para qual pessoa quer mandar o cordel.

Carolina Oda, que foi jurada do programa Sabor em Jogo do canal GNT e colunista do jornal O Estado de SP, fará as lives Sabores da Festa, nos dias 4 e 18 de junho, quinta-feira, às 20h, onde ensinará receitas fáceis com gosto caipira, privilegiando um ingrediente que não pode faltar nos festejos juninos, o milho. A chef também preparará bebidas para esquentar com café e cachaça e suco de maçã com especiarias para os pequenos.

O sábado do dia 20 de junho promete ser bem animado com a realização do Bingo Virtual. A ação começa às 15h e acontece pela plataforma de videochamada Google Meet (acesso pelo link bit.ly/Bingo2ml). Cada participante receberá três cartelas e concorrerá a prêmios de pequenos empreendedores, como aulas, serviços gastronômicos e de costura.

A live Arrasta Pé, do músico Lucas Paiva encerra a programação no dia 30 de junho, terça-feira, às 21h. No repertório, canções conhecidas do universo junino e nordestino, como Xote das Meninas (Luiz Gonzaga), Isso Aqui Tá Bom Demais e Eu Só Quero Um Xodó (Dominguinhos) e Esperando na Janela (Gilberto Gil), entre outras.

 

 

Criação nas plataformas digitais

Dentro do universo das crendices e festejos populares em que a Festa Junina está inserida, a 2 Mililitros Cia Teatral resolveu também acrescentar na programação do Arraiá 2 Mililitros o espetáculo Breikin Níus: o Caso do Caboclo D’água. Com apresentações online e ao vivo – dias 5, 12, 19 e 26 de junho, sexta-feira, às 23h, a peça é resultado da pesquisa de como, durante a quarentena, criar cenicamente nas plataformas digitais. Em formato jornalístico o público acompanha o caso do Caboclo D’água, criatura que tem aparecido para assombrar a pequena cidade de Terras Altas.

Breikin Níus: o Caso do Caboclo D’água tem a participação das atrizes Thiane Lavrador e Júlia Mariano, que contracenam mesmo estando em locais diferentes. As apresentações acontecem pela plataforma de videochamada Google Meet (acesso pelo link bit.ly/TerrasAltas2ml).

Toda a programação do Arraiá 2 Mililitros é gratuita, porém o público poderá contribuir de forma espontânea através do link da campanha no Apoia.se (apoia.se/arraia2ml). 50% do valor arrecadado até o dia 30 de junho será revertido ao Projeto Novos Sonhos (@novos.sonhos).

 

 

 

 

Arraiá 2 Mililitros
Com a 2 Mililitros Cia Teatral
De 1º a 30 de junho no Instagram e Facebook – @2mililitros
Classificação etária: Livre
Ingressos: Valor opcional no Apoia.se (apoia.se/arraia2ml). 50% do valor arrecadado até o dia 30 de junho será revertido ao Projeto Novos Sonhos (@novos.sonhos).

Contação de Histórias
Com Thiane Lavrador e Júlia Mariano

Origem das Festas Juninas
Dia 1º de junho, segunda-feira

História de Antônio
Dia 13 de junho, sábado

História de João
Dia 24 de junho, quarta-feira

História de Pedro
Dia 29 de junho, segunda-feira

Gastronomia
Sabores da Festa
Com Carolina Oda
Dias 4 e 18 de junho, quinta-feira, às 20h
No Instagram @2mililitros
Duração – 60 minutos

Espetáculo
Breikin Níus: o Caso do Caboclo D’água.
Com Thiane Lavrador e Júlia Mariano
Dias 5, 12, 19 e 26 de junho, sexta-feira, às 23h.
No Google Meet (acesso pelo link bit.ly/ TerrasAltas2ml)
Duração – 30 minutos

Bingo virtual
Dia 20 de junho, sábado, às 15h
No Google Meet (acesso pelo link bit.ly/Bingo2ml)

Música
Arrasta Pé
Com o músico Lucas Paiva
Dia 30 de junho, terça-feira, às 21h
No Instagram @2mililitros
Duração – 60 minutos.

Cordel Elegante
De 1º a 30 de junho
Participação – Enviar mensagem privada no Instagram @2mililitros informando a conta para qual pessoa você quer enviar um trecho de literatura de cordel.

 

 

Sobre a 2 Mililitros Cia Teatral

A partir da parceria entre as atrizes Thiane Lavrador e Júlia Mariano surge a 2 Mililitros Cia Teatral. Interessadas em democratizar o acesso à cultura, as duas atrizes criam espetáculos que necessitem de pouca infraestrutura permitindo apresentações em espaços não convencionais como escolas, bibliotecas e espaços alternativos. No repertório destaque para os espetáculos Cadê? – Teatro para Bebês, concebida para bebês de 0 a 3 anos e que desde a estreia, em outubro de 2017, foi vista por mais de 500 bebês e suas famílias; e Shakespeare de Bolso, montagem para jovens e adultos que já se apresentou em diversos espaços na cidade de São Paulo como Teatro UMC, Unibes Cultural e Pinacoteca do Estado. Em 2020, durante o período de isolamento social, a 2 Mililitros Cia Teatral realizou em abril sua primeira programação virtual, uma semana em comemoração ao aniversário de William Shakespeare com vídeos, indicações de obras, lives e bate-papos. Já em maio iniciou o quadro É de Pequenino Que Se Torce o Pepino, onde convida o público a compartilharem com o grupo histórias de suas infâncias que se transformam em material cênico em vídeos curtos disponibilizados três vezes por semana nas redes sociais da Cia.

 

Foto Júlia Mariano na Contação Origem das Festas Juninas: Divulgação

1 comentário em “Com Arraial Online Cia de Teatro Comemora Festa Junina na InternetAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *