Em Ação Solidária, alunos da Escola Santi produzem vídeos com poesias para idosos

O isolamento social tem sido uma tarefa emocionalmente desafiadora durante a pandemia do novo coronavírus, mas para uma população em especial, a palavra isolamento ganhou um significado ainda mais duro. Hoje, no país, milhares de idosos que vivem em casas de repouso estão impossibilitados de receber visitas de familiares, privados do abraço de filhos e netos — medida necessária para reduzir os riscos a um grupo particularmente vulnerável à Covid-19…

 

 

 

 

 

 

Foi pensando nessa situação que a Saber, frente de escolas privadas de educação básica da Cogna, maior grupo educacional do país, decidiu fazer uma ação especial com foco em abrigos para idosos nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Poesias em Vídeo – Na Escola Santi – localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo –, alunos e alunas do 6º ao 8º ano, com idades entre 11 e 14 anos, decidiram transformar o seu apoio aos idosos em poesia. Desta maneira, sete estudantes escolheram recitar, em vídeo, seus poemas preferidos que, de alguma maneira, trazem um significado especial para o momento de pandemia em que vivemos.

O conteúdo de cada gravação foi editado num único vídeo para ser encaminhado, de forma on-line, para os 18 moradores da Casa de Repouso Morada Primavera, localizada no bairro do Alto de Pinheiros. Entre os poemas escolhidos pelo grupo de estudantes da Santi estão obras de autores como Carlos Drummond de Andrade (“No meio do caminho” e “A companheira”), Cora Coralina (“Não sei” e “Das pedras”) José Paulo Paes (“Convite”), Sérgio Vaz (“Simplicidade”), entre outras.

Segundo a professora Vanessa Cristina Kitov Correia, a Santi já tinha a proposta de trabalhar junto aos idosos antes da pandemia de Covid-19 (coronavírus). Com o agravamento da situação e a necessidade do isolamento social, esta iniciativa ganhou um novo significado para os estudantes.

“Os alunos e alunas se sentiram muito felizes, porque a maioria ainda não tinha tido a oportunidade de fazer nenhuma ação social durante a quarentena”, explica a professora. “Cada um deles teve um olhar muito sensível para a escolha das obras, para que neste momento difícil o poema trouxesse um significado aos idosos que receberão os vídeos”, conclui.

Empatia – Já a diretora pedagógica da Saber, Juliana Diniz, entende que “uma boa educação não se restringe ao desempenho escolar. É preciso oferecer uma formação integral que valorize tanto habilidades cognitivas quanto socioemocionais. Queremos formar mais do que profissionais de excelência, mas cidadãos empáticos, comprometidos com a transformação social do seu contexto”, enfatiza a diretora pedagógica da Saber, Juliana Diniz.

A distribuição do material será registrada pelos responsáveis das casas de repouso para que os estudantes possam acompanhar o efeito da ação junto aos idosos. “A adesão ao projeto foi muito positiva e superou as expectativas. Os alunos entenderam bem a mensagem e se mostraram empolgados diante da possibilidade de ajudar, o que nos faz crer que estamos no caminho certo”, completa Juliana.

 

 

 

 

 

Escola Santi
Rua Abílio Soares, 452, Paraíso
Telefone: (11) 3882-6600

Redes Sociais:
facebook.com/escolasanti
instagram.com/escolasanti

 

Sobre a Santi
Fundada em 1969, a Escola Santi atua há 51 anos com a missão de formar pessoas capazes de atuar com consciência, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade humana e à natureza. A partir da aprendizagem de conceitos, atitudes e procedimentos, numa perspectiva colaborativa, sustentável e de transformação social, a Santi traz em seu corpo discente estudantes de diferentes faixas etárias, atuando desde a Educação Infantil até o F2. Em junho de 2018, a Santi passou a integrar o Grupo Saber, que tem como principal intenção fortalecer, ampliar e aprender com o sucesso da escola.

 

Sobre a Saber
A Saber, empresa que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atua junto ao segmento B2C da Educação Básica, ofertando um ensino de alta qualidade aos seus mais de 35 mil alunos. Atualmente com 54 unidades em 13 estados mais o DF, é detentora de marcas amplamente reconhecidas nas localidades em que atuam, incluindo colégios como Leonardo Da Vinci, Colégio pH e Colégio Sigma, além de escolas de idiomas como a Red Balloon. Complementarmente, a Saber atua no âmbito do PNLD com a oferta de livros didáticos para mais de 118 mil escolas em todo.

 

Foto: Divulgação Escola Santi

1 comentário em “Em Ação Solidária, alunos da Escola Santi produzem vídeos com poesias para idososAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *