Evento cultural gratuito comemorará 61 anos de Independência do Benim

Dia 01 de agosto comemora-se a Independência do Benim, país localizado na África Ocidental Francesa (AOF), e a comunidade beninense no Brasil fará um evento cultural, no Centro de Culturas Negras, das 9h às 19h…

 

 

 

 

O intuito é apresentar um pouco da cultura riquíssima desse povo, com traços herdados da África pré-colonizada, aproximar as nações e fortalecer a conexão e os laços de respeito que existem entre Brasil e Benim. “É a primeira edição de várias que queremos realizar. Muito além de festejar, queremos promover a integração e a troca cultural e de informações”, conta Julien Tomegah, da comissão organizadora do evento.

A entrada é gratuita, a quantidade de pessoas é limitada e para participar é preciso fazer a inscrição prévia. Na ocasião, o público irá conferir de perto costumes dos beninenses. A programação inclui desfile, música, performances e culinária. Além de palestras com temas relevantes para a comunidade.

Difícil pensar em música africana e não abrir um sorriso e imaginar muita alegria. Em diferentes momentos do evento, os visitantes poderão ouvir os ritmos tradicionais africanos, em que a percussão se faz presente e a utilização de tambores, tam-tam, é fundamental.

A culinária 100% típica poderá ser saboreada no almoço, onde será servido além das entradas, os pratos principais: mantingnan (sopa à base de legumes, carnes e mariscos), blokoto (feito com músculo de boi) e molhos fevi (semelhante ao caruru,); akassa (polenta feira a base de amido de milho) e arroz com os molhos e aloko (Banana da terra frita); amiwó (polenta de fuba de milho bem temperada), espetos e corações de moela de frango. E também bebidas, como o tchoukoutou, adoyo (ambas à base de milho) e bissape (feita com hibisco).

A moda poderá ser conferida em um desfile, onde brasileiros e beninenses usarão roupas com estampas africanas coloridas, de seda e algodão, por exemplo. O estilista autodidata Abbé Tossa apresentará da moda praia até moda ancestral.

Algumas palestras tornarão possíveis o conhecimento e a reflexão sobre temas como “Daxomè na história do Brasil” (com o doutor em Ciências Filológicas e em Antropologia Social, Hippolyte Brice Sogbossi), “Dialética entre Raça e Identidade; Cultura e Educação” (com o doutor em educação e professor de história e cultura africana e afro-brasileira, Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo), “As mulheres no processo de desenvolvimento da África, caso do BeniM” (com a mestra em Antropologia Social, Tatiana Aigba) e “Os jovens beninenses e os desafios da integração no Brasil” (com o fisioterapeuta, Bidossessi Angelo Marius Sekloka, e a bacharel em turismo, Marlene Josiane Monou).

Vale ressaltar que a organização do evento cumprirá protocolos contra a Covid-19, com disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e capacidade reduzida de presentes. O evento é organizado e realizado pelo HCBE – Brésil – Alto Conselho dos Beninenses no Brasil. Entre outras missões, a ideia é fomentar o intercâmbio sociocultural entre Benim e Brasil.

Sobre Benim – No dia primeiro de agosto de 1960, a República do Daomé ganhou independência da França. E, depois de 15 anos, em 1975, o país mudou o nome para Benim, em referência à baía de mesmo nome, no litoral do país. Tem 112,622 quilômetros quadrados e faz fronteira com a Nigéria, Togo, Burkina Faso e Níger. De acordo com o Banco Mundial, a população era de 11,8 milhões, em 2019. A capital é Porto-Novo, mas a vizinha Cotonou é o grande centro comercial; as duas estão localizadas no litoral. A República do Benim é um país colonizado francês com diversas culturas e crenças. A língua oficial é o francês, porém no dia-a-dia os habitantes utilizam dezenas de dialetos regionais, em especial iorubá, fon, mina e goun. A maioria dos beninenses seguem crenças tradicionais locais, além do cristianismo e islamismo. A moeda local é o franco CFA.

 

 

 

 

1ª edição Independência do Benim:
Centro de Culturas Negras – CCN*
Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Vila Parque Jabaquara – São Paulo – SP
Domingo, 1º de agosto, das 9h às 19h

*CCN está localizado dentro do Centro Cultural Jabaquara
Entrada gratuita, obrigatória inscrição prévia. O link para inscrição será disponibilizado no Instagram: @hcbe_bresil

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Evento cultural gratuito comemorará 61 anos de Independência do BenimAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *