Grupo de Teatro Impacto Agasias inaugura espaço cultural na região de Heliópolis

Local de residência artística do grupo, a Casa Cultural Alcântara Sampaio, em Heliópolis, abre as portas para receber arte, cultura e bem-estar…
 

 

 

Após dez anos de trabalho e pesquisa artística, o grupo de teatro Impacto Agasias concretiza a abertura de um espaço de arte e cultura na região de Heliópolis, local que acolhe o coletivo desde 2011. A Casa Cultural Alcântara Sampaio abre as portas para o público com um sarau de inauguração no dia 20 de novembro, sábado, das 15 horas às 20 horas. Os visitantes podem agendar um horário via formulário online para visitar o espaço, além de aproveitar os eventos artísticos apresentados pelo grupo e também a exposição Trajetórias e Memória, que mostra fotos, vídeos e documentos que registram os dez anos de atividades do grupo. O mais novo espaço cultural de Heliópolis conta com dois jardins, salas de ensaio, salas de apresentações e um Hall de exposições visuais.

A realização da abertura ocorreu pelo vínculo ao projeto Cidade do Sol – Quem borda um ponto, narra um conto, contemplado na quinta edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

A Casa se manterá aberta para visitação no período de inauguração e também está se preparando para a retomada das atividades de acordo com os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19. O espaço tem como objetivo produzir programações culturais como dança, música, teatro, sarau, slam de poesia e também para receber coletivos artísticos da região que necessitam de um espaço para ensaiar e apresentar suas produções.

A Casa Cultural Alcântara Sampaio recebe esse nome em homenagem a duas pessoas fundamentais na trajetória do grupo: o ator, diretor, dramaturgo e educador Pedro Alcântara, que contribuiu com a formação dos artistas e pesquisadores do coletivo, incentivando a arte do teatro de rua; e a educadora, diretora de movimentos e preparadora corporal Marcela Sampaio, que impulsionou a criação do coletivo, e que a partir de 2019, compõe o núcleo de criação artística como preparadora e atriz. O espaço é gerenciado e administrado pelo grupo de teatro Impacto Agasias e pela sociedade civil, sendo um local aberto para para usufruto do público e artistas de Heliópolis e região.

 

Agendamento de visitas para a inauguração da Casa Cultural: https://bit.ly/2YgdfF4
Formulário para reservas de salas de ensaios: https://bit.ly/3mG8xKb

 

 

 

Sobre o Impacto Agasias Grupo de Teatro
O grupo Impacto Agasias nasceu rodeado de sonhos, da necessidade de se fazer arte e de falar sobre seus anseios e serem ouvidos. Foi neste momento que surgiu o primeiro trabalho do grupo, No Ritmo da Realidade, que retratava um dos momentos mais difíceis para um homossexual: assumir-se perante a si mesmo e à sua família. O espetáculo, criado em 2011, rendeu indicação de melhor Direção e o Prêmio de melhor Dramaturgia para Henrique Sanchez no Festival de Teatro do ETA.

No desejo de explorar novos caminhos, em 2012 o grupo estreou Santo Cristo, livremente inspirado na canção Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana. Em 2013, o grupo foi amparado por uma sede no Polo Cultural da Cidade Heliópolis, atual CEU Heliópolis Professora Arlete Persoli. Lá, foi possível experimentar, exercitar e explorar diversas maneiras de colocar a arte em prática.

Em 2015, o grupo criou sua primeira obra destinada ao público infantil, A Lenda Sumiu!, que resgata os valores do folclore nacional. A peça foi criada com o objetivo de atingir não somente as crianças, mas também aos adultos que puderam estar presentes nessa viagem lúdica da nossa cultura. A memória viva e um carinho inexplicável recebido da comunidade de Heliópolis daquelas crianças que tiveram pela primeira vez o seu contato com o Teatro nos fez querer ser e fazer ainda mais.

Em 2017 os processos de migração dos moradores de Heliópolis junto à livre inspiração da obra A Megera Domada, de William Shakespeare, resultaram no espetáculo Dandara, que tem ainda uma pitada do sertão brasileiro e de discursos sobre o empoderamento feminino. Essa obra foi apresentada no formato de teatro de rua, uma forma de estreitar os laços com a comunidade de Heliópolis e de outras regiões periféricas da cidade, que foram atingidas por meio de uma circulação possibilitada pelo Circuito Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Em 2018, o grupo decidiu experimentar a vertente do Teatro Documentário e foi dessa forma que a própria comunidade de Heliópolis serviu como berço para o documentário cênico Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz, contemplado pela terceira edição do programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo, que chegou.

Em 2021, o grupo apresenta a pesquisa audiovisual do documentário cênico Cidade do Sol com apoio da 5ª edição do Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo e, pelos editais municipais e estaduais de emergência a Cultura (Lei Aldir Blanc), produz o espetáculo Santo Cristo – uma experiência cênica digital e o Festival de Circo e Teatro 3ª edição e o show on-line do Tukum Bando de Criação – 22 dias a pé.

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Grupo de Teatro Impacto Agasias inaugura espaço cultural na região de HeliópolisAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *