3ª edição do festival Artistas de Rua abre o ano com 30 atrações e programação 100% feminina

Ellen Oléria, Maria Beraldo e Brisa Flow são algumas das cantoras que compõem o line up do evento. As apresentações acontecem entre 14 e 28 de janeiro…

 

 

 

 

 

Entre os dias 14 e 28 de janeiro de 2022, o festival Artistas de Rua leva para as ruas de São Paulo 30 apresentações musicais gratuitas, em 15 espaços públicos da cidade. A curadoria 100% feminina, composta por 30 mulheres, reuniu um line up que dialoga com feminismo, inclusão e diversidade. O projeto tem patrocínio da 99 e é realizado pela Muda Cultural via Pro-Mac, Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac.

“Voltaremos ao palco que estávamos com mais saudades, a cidade de São Paulo, com alegria, respeito aos protocolos sanitários e atrações muito potentes lideradas por mulheres, por isso é um grande privilégio poder promover um projeto como esse”, explica Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural.

Alguns dos destaques da programação são Ellen Oléria, Brisa Flow, Maria Beraldo, Samba de Dandara, Sarau das Pretas e as cantoras Bruna Black e Grazi Medori.

“É comum vermos line ups de festivais repletos de apresentações masculinas, deixando as mulheres como exceções. Há algum tempo esse cenário vem mudando, lentamente, e temos visto mais presença feminina nas artes – ou críticas generalizadas a organizações que perpetuam a preponderância de homens contratados para seus projetos culturais”, contextualiza Maria Ito, uma das curadoras do evento.

Pensando nisso e em harmonia com os valores do programa 99 Mais Mulheres, a Muda Cultural definiu que a terceira edição do projeto Artistas de Rua terá uma curadoria 100% feminina. “Dessa forma, o evento fomenta não só a circulação dessas mulheres pelo cenário musical e pelas ruas de São Paulo, fortalecendo o direito delas à cidade e seu pertencimento à cultura, mas também remunerando estas artistas que ainda possuem consideravelmente menos oportunidades do que músicos homens”, completa Maria.

“Apoiar ações por cidades mais inclusivas e seguras para mulheres – e consequentemente para todos – além do protagonismo feminino, é essencial para combater situações enfrentadas diariamente, seja por artistas de rua, motoristas parceiras, passageiras ou colaboradoras. A 99 leva essa bandeira como um compromisso que reverberamos em diversas frentes, por isso, além de promover iniciativas internas e de impacto das usuárias e parceiras do app, também apoiamos o direito à acessibilidade à mobilidade segura para trabalhar e se divertir que deve abranger todas as pessoas, especialmente, as mulheres″, diz Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana.

Entendendo a importância de criar um ambiente seguro para a mulher e discutir medidas de igualdade de gênero, a 99 criou o programa “99 Mais Mulheres”, que tem mecanismos de segurança voltados para motoristas parceiras e passageiras. Essa é uma forma de pensar a cidade e as estruturas urbanas de maneira mais segura reduzindo os obstáculos que as mulheres enfrentam no dia a dia.

Entre as ações lideradas pela companhia, estão o direito da motorista escolher chamadas de passageiras do mesmo gênero e a doação de corridas gratuitas com destino as 180 Delegacias da Mulher do Brasil.

 

 

 

 

 

Programação da 3ª edição do festival Artistas de Rua

Sexta-feira, 14 de janeiro
14h30 Bruna Black
17h Ellen Oléria
Lago Azul (Grajaú)
Rua das Andorinhas Brasileiras, 632 à 663 – Parque Res. dos Lagos

 

Sábado, 15 de janeiro
14h30 Samba de Dandara
17h Raquel Tobias
Casa de Cultura Hip Hop Sul
Rua Sant´Ana, 201 – Vila São Pedro

 

Domingo, 16 de janeiro
14h30 Grazi Medori
17h Marina Decourt
Beco do Batman / Catraca Livre
Rua Aspicuelta, 99 (fundos) – Vila Madalena

 

Segunda-feira, 17 de janeiro
14h30 Carcaju
17h Maria Ó
Metrô Tucuruvi (praça ao lado da saída)
Av. Dr. Antônio Maria Laet, 145A – Vila Gustavo

 

Terça-feira, 18 de janeiro
14h30 Batalha Dominação
17h Luana Flores
Metrô Capão Redondo (próximo ao Graffiti do Racionais MCs)
Av. Carlos Caldeira Filho, 4475 – Cidade Auxiliadora

 

Quarta –feira, 19 de janeiro
14h30 Graciela Soares
17h Mana Bella
Largo da Concórdia
Av. Rangel Pestana, 1981 – Brás

 

Quinta-feira, 20 de janeiro
14h30 Renata Grazzini
17h Cabra é Fêmea
Metrô Bresser-Mooca (praça em frente á saída)
Rua Ipanema, 620 – Mooca

 

Sexta-feira, 21 de janeiro
14h30 Sarau das Pretas
17h Thalia Abdon
Praça Comunitária Ligia Maria Salgado Nóbrega
Av. Rodrigues Montemor, 3000 – Cidade Ademar

 

Sábado, 22 de janeiro
14h30 Paula da Paz
17h Brisa Flow
Praça Jardim Jangadeiro (Quadra)
Rua Emílio Briedes S/N – Jardim São Bento Novo

 

Domingo, 23 de janeiro
14h30 Roberta Oliveira
17h Ana Cacimba
Praça ao lado da Japan House
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista

 

Segunda-feira, 24 de janeiro
14h30 Pé de Manacá
17h Malú Lomando
Largo da Batata
Rua Fernão Dias, 628 – Pinheiros

 

Terça-feira, 25 de janeiro
14h30 Masoko
17h Sexy Y Blondie
Praça Cohab Faria Lima
Rua Mira Estrela 167 – Cohab Faria Lima

 

Quarta-feira, 26 de janeiro
14h30 Ayana
17h Camila Trindade
Praça do Mirna
Av. Antonio Carlos Benjamin dos Santos, 3059 (Jardim Myrna)

 

Quinta-feira, 27 de janeiro
14h30 Zeferina
17h Luana Bayô
Metrô Tiradentes (praça ao lado da saída)
Praça Coronel Fernando Prestes, s/n – Bom Retiro

 

Sexta-feira, 28 de janeiro
14h30 Gole Seco
17h Maria Beraldo
Calçada oposta ao Teatro Municipal
Barão de Itapetininga, 01 – República

 

Sobre a Muda Cultural
A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Desde 2007 no mercado cultural, a Muda realiza projetos atuando como elo entre marcas e seus públicos de interesse, incluindo a concepção, a curadoria de conteúdos e o planejamento. Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre as etapas de artístico, produção e gestão cultural.

www.mudacultural.com.br

 

Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

 

Artistas de Rua
Projeto viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac)
Apresenta: 99
Realização:  Muda Cultural e Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo Capital da Cultura.

 

Foto Luana Bayo: Thamara Lage

1 comentário em “3ª edição do festival Artistas de Rua abre o ano com 30 atrações e programação 100% femininaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *