“Lugar de mulher é onde ela quiser”

Projeto Mulheres Iluminando o Mundo lança mais uma Pílula de Filme da série, dia 8 de abril, às 19h, dessa vez sobre a trajetória da Karla Lessa, major que salvou vidas em Brumadinho. E também promove encontro com mulheres que ocupam espaços incomuns no imaginário feminino…

 

 

 

 

Nas primeiras horas do desastre de Brumadinho, um helicóptero sobrevoava a área e dava início aos resgates humanos, num acidente que chocou o Brasil e o mundo. Provavelmente, ao ler essa frase, a maioria das pessoas visualiza uma equipe de homens vivendo essa operação. Mas quem estava à frente da operação foi a Major Karla Lessa, primeira mulher a comandar aeronaves no Corpo de Bombeiros no país. A Major Karla é uma das depoentes da Série Mulheres Iluminando o Mundo, um projeto da Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, e a pílula documental que conta de forma breve a sua história será lançada no próximo de 8/04, às 19h, no canal da InnSaei: https://bit.ly/estreia_mulheres_iluminando_mundo

Após a exibição da Pílula de Filme, o projeto promove o debate “Mulheres Brilhantes, Carreiras Extraordinárias”, uma conversa que vai reunir outras mulheres em profissões incomuns ao imaginário feminino, provando que, contrapondo todos os estereótipos, elas podem ocupar as posições que quiserem.

Além da Major Karla Lessa, estrela da noite, o encontro contará com a participação da Ana Paula Castro, engenheira aeroespacial e astronauta; Magali Peccinati, caminhoneira que acumula histórias e sabedoria de vida nas estradas brasileiras; Janaina Gama, Head de Educação Corporativa na Mais Diversidade e Gisela Arantes, diretora e roteirista da série e empresária à frente da Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas. A mediação será feita por Adriana Carvalho, CEO da Generation Brasil.

O Projeto Mulheres Iluminando o Mundo é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com a concepção e gestão da Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas e conta com o apoio institucional da ONU Mulheres e da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Tem patrocínio da EY, Arteris, 99, ABN-Amro e SMBC (Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro), além do apoio da ABBI (Associação Brasileira dos Bancos Internacionais), 30% Club, Talenses Group. E apoio cultural da InnSaeiTV.

 

Sobre as participantes:

Major Karla Lessa está há 20 anos no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. É a primeira mulher a comandar aeronave de bombeiro no Brasil e foi pilotando um helicóptero, que se tornou uma das primeiras militares a testemunhar, do alto, a dimensão da tragédia de Brumadinho, e salvar vidas em 2019 – “Faço o que gosto, que é atender diretamente à população”.

 

Ana Paula Castro é Engenheira Aeroespacial, formada pela Universidade de Brasília, com mestrado em Direito e Política Espacial pela Beihang University, na China. Ana trabalhou como estagiária no Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior e foi a primeira brasileira a participar como astronauta análoga no projeto EuroMoonMars, em colaboração com a Agência Espacial Européia. Hoje trabalha na Space Forge, uma startup aeroespacial no Reino Unido onde desenvolvem satélites reutilizáveis com capacidades de manufatura em órbita. Uma de suas áreas de interesse é a sustentabilidade das atividades espaciais e como essas tecnologias podem melhorar a vida na Terra.

 

Magali Peccinati passou a infância em viagens dentro do caminhão do seu pai. Fascinada pelo trabalho, não tinha dúvidas: queria se tornar caminhoneira. Hoje Magali tem seu desejo de infância realizado e na estrada acumula desafios e aprendizados de vida, ensinando todos ao seu redor a acreditar nos seus próprios sonhos.

 

Janaina Gama é Consultora, Palestrante e Head de Educação Corporativa da Mais Diversidade. Formada em Letras e Direito, aprofundou seus estudos nos temas direitos humanos e diversidade. Concluiu um Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-UFRJ) e uma Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade na Fiocruz. Fez, ainda, cursos importantes como “Gender Pro Capacity Building” da George Washington University e Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos da Harvard University. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos em Neurociência, Gestão, Liderança e Performance do Instituto Conectomus, além de Doutorado em Políticas Sociais na Universidade Federal Fluminense e MBA em Neurociência, Comportamento e Desempenho do IPOG. Além de ser professora de Diversidade e Inclusão na Aberje e no FIA Business School e do MBA Diversidade nas Organizações da Universidade LaSalle. Atuou durante nove anos na coordenação de programas de diversidade da BR Distribuidora, na área de Responsabilidade Social/Sustentabilidade, tendo a oportunidade de implementar ações junto à força de trabalho e aos demais públicos de interesse, como equipes dos postos, motoristas de caminhão e comunidades.

 

Adriana Carvalho é CEO da Generation Brasil, uma organização fundada pela McKinsey & Company em 2015, independente e sem fins lucrativos, e presente em 14 países que tem por missão preparar, alocar e apoiar jovens a acessarem carreiras que, de outra forma, seriam inacessíveis. Têm 25 anos de experiência em diversidade e inclusão, cadeia de suprimentos e cargos de gestão de negócios e é apaixonada por construir um mundo melhor. Seu cargo mais recente foi Líder em Diversidade e Inclusão na América Latina e Responsabilidade Corporativa na EY. De 2014 a 2020, ela trabalhou na ONU Mulheres Brasil. Primeiro gerenciando a plataforma Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs), supervisionando, construindo e mantendo o relacionamento com 400 empresas públicas e privadas signatárias e diversas associações, governos e instituições comprometidas com a igualdade de gênero no Brasil.

Na sequência, ela liderou o programa Win-Win: igualdade de gênero significa bons negócios, iniciativa conjunta entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho e União Europeia, na América Latina. Adriana também trabalhou na Dow Brasil e na América Latina, em diversos cargos de liderança. Ela é bacharel em Economia e mestre em Administração de Empresas.

 

Gisela Arantes é cineasta diplomada pela Universidade Anhembi-Morumbi, é diretora e roteirista. Aprimorou-se com Caio Gullane, Lauro Escorel, além de cursar Cinema Total do Instituto Nacional de Cinema. Formou-se também como atriz pelo Teatro Célia Helena e complementou seus estudos com Denise Stoklos, Luís Alberto de Abreu e J. C. Viola. Protagonizou o programa “Glub Glub”, grande sucesso da Rede Cultura de Televisão. Capacitou-se como empresária cultural, cursando marketing, gestão do terceiro setor empreendedorismo, com certificações também pelo Sebrae.

Em 2019 escreveu e dirigiu Mundo Sem Porteira – um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O Documentário ganhou diversos Prêmios Internacionais: Melhor Fotografia no 4o Indian World Film Festival e no 8th Noida International Film Festival, além de ser contemplado com a Menção Honrosa do Júri, no 8o Delhi Shorts International Film Festival,na Índia; Também finalista como melhor Direção no Red Movie Awards, no Reino Unido, e melhor Curta Doc no PRISMA Rome Independent Film Awards, Itália e no Children Care Film Festival, Paris, França.

Lançou em 2021, A Cura Tem Cara, série de filmes documentários para saúde, bem-estar e ânimo da população, com impacto a cerca de 2,6 milhões de pessoas.

É idealizadora e diretora de Mulheres Iluminando o Mundo, Série de Filmes para o empoderamento das mulheres, e já prepara as próximas produções, que tratam de temas relevantes, como a integração e dignidade de refugiadas e migrantes no Brasil.

 

 

 

 

 

“Mulheres Brilhantes, Carreiras Extraordinárias”
Data: 08 de abril, às 19h
Duração: 60 minutos
O Debate será transmitido ao vivo pela plataforma InnSaei:

 

Acompanhe as redes da Série:

www.mulheresiluminandomundo.org
Facebook mulheresiluminandomundo
Instagram mulheres_iluminando_mundo
Youtube https://shortest.link/37Ic
Twitter https://twitter.com/mulheresilumina https://www.linkedin.com/company/mulheres-iluminando-o-mundo/(Linkedin)

Foto de Cena do Filme Mulheres Iluminando o Mundo – Major Karla Lessa: Diego Carvalho

1 comentário em ““Lugar de mulher é onde ela quiser”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *