Orquestra, violino e piano no Centro de Música Brasileira no Mackenzie Higienópolis

Comemorações dos 70 anos de fundação da Universidade Presbiteriana Mackenzie…

 

 

 

 

Dia 17 de setembro, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta Leonardo Feichas ao violino e Maria Emília de Moura Campos ao piano e na segunda parte a Orquestra de Cordas Laetare, sob regência de Muriel Waldman. O concerto acontece no Mackenzie São Paulo de Higienópolis, dentro das comemorações dos 70 anos de fundação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Grátis!

Leonardo Feichas homenageará o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954) que é seu objeto de pesquisa. É professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC) e um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle, junto com as professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl, ambas docentes da Universidade Federal do Ceará. O violinista tocará em um instrumento que pertenceu a Flausino Valle doado pela família.

A Orquestra de Cordas Laetare foi criada em 2007 e é constituída por vinte e quatro músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas). A orquestra tem o Centro de Música Brasileira como o local ideal para a difusão da música de concerto de autores brasileiros. No repertório interpretará obras de Chiquinha Gonzaga, Claudio Santoro, Ernani Aguiar, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda, Villani-Côrtes e Zequinha de Abreu.

 

Programas

Leonardo Feichas (violino) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

Flausino Valle (1894-1954)

Prelúdios selecionados da coleção de 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para violino Só
Prelúdio III- Devaneio
Prelúdio IV – Brado Íntimo
Prelúdio V – Tico-Tico
Prelúdio VI – Marcha Fúnebre
Prelúdio VII – Sonhando
Prelúdio XIV – A porteira da fazenda
Prelúdio IX – Rondó Doméstico
Prelúdio XII – Canto da Inhuma
Prelúdio XVI – Requiescat in Pace
Prelúdio XVII – Viola Destemida
Prelúdio XX – Tirana Riograndense

Serenim – Violino e piano
Doce Momento – Violino e piano

Nilcéia Baroncelli – Canção quase esquecida (estreia mundial)

Osvaldo Lacerda – Acalanto Pentafônico (violino e piano)

Orquestra de Cordas Laetare

Ernani Aguiar
Três Batuques de Cataguases (Introdução e Jabirá, Cará e Dança do Caroço)
Cantilena (de Instantes II)

Chiquinha Gonzaga
Atraente
A Brasileira

Zequinha de Abreu – Tico-Tico no Fubá
Edmundo Villani-Côrtes – Choro
Claudio Santoro – Ponteio nº 1
Francisco Mignone – Miudinho
Osvaldo Lacerda – Dança (do Quarteto de Cordas nº 1)
Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira
Todas as apresentações são aos sábados, às 18h, e gratuitas.

Mackenzie São Paulo de Higienópolis

17 de setembro
Leonardo Feichas (violino) e Maria Emília de Moura Campos (piano)
Orquestra de Cordas Laetare – regência de Muriel Waldman
22 de outubro
Consuelo Quireze (piano)
Festival com obras da compositora Emilia De Benedictis (1919-1996)
Pergy Grassi (canto) e Sylvia Maltese (piano)
26 de novembro
Rodrigo Miranda (violoncelo) e Elise Pittenger (piano)
Celina Charlier (flauta) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

Músicos do recital de setembro

Leonardo Feichas é doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É bacharel em violino e mestre em Música pela UNICAMP, participou de diversas orquestras no estado de São Paulo e realizou concertos em países da Europa e das Américas. Atualmente, é professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC). Como violinista, possui uma intensa atividade como músico de orquestras, violinista solo e camerista em formações instrumentais como violino-violão, violino-piano, atuando com os músicos Bruno Madeira e Marcelo Brum. Como pesquisador, tem como temas de investigação o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954) e também aspectos da Prática Instrumental como Pesquisa. É um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle, junto com as professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl, ambas docentes da Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Grupo de estudos sobre o Violoncelo, Violino, Viola e Contrabaixo (GRUVIO), do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPInC/UNICAMP) e do Grupo Música e Interpretação (Universidade Nova de Lisboa)

A Orquestra de Cordas Laetare é constituída por vinte e quatro músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas), regidos pela Maestrina Muriel Waldman e foi criada em 2007 para realizar um Projeto de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, chamado “Quem Tem Medo de Música Clássica?”, pelo qual são levados concertos comentados para as escolas e, através desta atuação, familiarizar e desmistificar a música clássica entre os jovens. Entusiasmados com o resultado e com a atmosfera de trabalho rigoroso e, ao mesmo tempo, bem humorado, os membros da orquestra decidiram continuar a ensaiar juntos, e este grupo passou a se chamar: “Orquestra de Cordas Laetare” (como se sabe, este nome significa “alegrar” e também “se alegrar”). Os concertos da Orquestra de Cordas Laetare têm sempre como característica ilustrar um tema escolhido por seu interesse musical ou histórico. Assim, nestes últimos anos, foram abordados temas como: “Música do Mediterrâneo”, “Danças sobre Cordas”, “Das Brumas à Liberdade”, “A Ópera em Cordas”, “O Teatro Ídiche”, ”Música da Europa Oriental”, “Música Klezmer”, “Barroco em Cordas”, “Carnaval na Música Clássica”, “Homenagem ao Dia Nacional da Música”, “Linha do Tempo na Música Britânica”, “Música da América Latina” dando a oportunidade tanto para os músicos quanto para o público descobrir novas facetas e aprofundar seu conhecimento sobre o tema escolhido. Desta forma, além do prazer de ouvir música de qualidade, o nível cultural de todos se aprimora.
Em 2016, entre outros projetos, a Orquestra se dedicou ao tema “Mulheres Compositoras”, resultado de extensa pesquisa. Esta iniciativa resultou na gravação de um CD que obteve expressiva repercussão. Desde então, a Orquestra continuou na pesquisa deste tema, dando ênfase ainda maior às compositoras brasileiras e em sua missão de garimpar repertórios pouco conhecidos e de atingir e formar novas plateias para o futuro.
Especialmente para a música de concerto de autores brasileiros, o Centro de Música Brasileira tem sido local de predileção para sua divulgação pela Orquestra de Cordas Laetare.

O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 345 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

 

 

 

 

 

Dia 17 de setembro, sábado, às 18h
Auditório Escola Americana
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130 – Higienópolis (Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie)
Capacidade: 130 lugares
Centro de Música Brasileira
Leonardo Feichas (violino) e Maria Emília de Moura Campos (piano)
Orquestra de Cordas Laetare – regência de Muriel Waldman
Duração: 120 minutos
Classificação Livre
Grátis

Foto Leonardo Feichas:  Lucas Ramos

1 comentário em “Orquestra, violino e piano no Centro de Música Brasileira no Mackenzie HigienópolisAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *