Centro de Música Brasileira faz homenagem a compositora Emilia De Benedictis

Dia 22 de outubro, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira homenageia o centenário de nascimento da compositora Emilia de Benedictis (1919-1996), com Pergy Grassi no canto e Sylvia Maltese ao piano. Consuelo Quireze também se apresenta ao piano no Mackenzie São Paulo de Higienópolis…

 

 

 

 

 

Emilia De Benedictis foi pianista e compositora. Sua obra completa foi gravada em CD por Sylvia Maltese, e a peça Viagem por Valdilice de Carvalho. Suas composições, originais para piano, e nas transcrições de terceiros para cravo, canto e piano ou órgão, e orquestra de cordas, estão no YouTube e Instituto Piano Brasileiro – IPB.

 

Na segunda parte do recital, a pianista goiana Consuelo Quireze interpretará obras de Camargo Guarnieri, Leopoldo Miguez, e Villa-Lobos. Depois tocará ao piano a quatro mãos, com Sylvia Maltese, obras de Fernando Cupertino e Osvaldo Lacerda.

 

 

 

Programas

Homenagem a Emilia De Benedictis

Sylvia Maltese (piano solo)
Velha Cantiga – A Gangorra
Arabesque n* 1 e n* 2
Nostalgia
Inquietude
Devaneio

Pergy Grassi (canto) e Sylvia Maltese (piano)
Música de Emilia De Benedictis e Poesia de Nilcéia Baroncelli
Nuvens
Viagem (1ª audição da versão canto e piano)

Consuelo Quireze (piano)
Leopoldo Miguez – Noturno – Opus 10
Heitor Villa-Lobos – Valsa da dor
Camargo Guarnieri
Ponteios nº 48 – Confidencial
Ponteio nº 43 – Grandeoso

Piano a Quatro Mãos – Consuelo Quireze e Sylvia Maltese

Fernando Cupertino – Suíte em Formas Brasileiras para Piano a quatro mãos (Dedicado às pianistas em 1ª audição)
Dobrado (marcial)
Valsa Brasileira (tristonho)
Tango Brasileiro (dobrado)
Bailado Caipira (com ginga)

Osvaldo Lacerda – Brasiliana nº 12
Cateretê (Allegretto)
Canto de Bebida (Allegro Scherzoso)
Canção (Andantino con moto)
Maracatú (Passacalha e dança)

Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira
Todas as apresentações são aos sábados, às 18h, e gratuitas.
Mackenzie São Paulo de Higienópolis

22 de outubro
Festival com obras da compositora Emilia De Benedictis (1919-1996)
Pergy Grassi (canto) e Sylvia Maltese (piano)
Consuelo Quireze (piano)

 

 

 

 

 

 

 

Centro de Música Brasileira
Festival com obras da compositora Emilia De Benedictis (1919-1996)
Pergy Grassi (canto) e Sylvia Maltese (piano)
Consuelo Quireze (piano)
Auditório Escola Americana
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130 – Higienópolis (130 m do Metrô Higienópolis-Mackenzie)
Capacidade: 130 lugares (3 lugares para obesos, espaço para cadeirante)
Sábado, 22 de outubro, às 18h
Teatro com acessibilidade
Duração: 2h
Classificação Livre
Grátis

 

Emilia De Benedictis – Pianista e compositora (São Paulo, SP, 1919-1996), realizou seus estudos regulares no Colégio de Santa Inês. Diplomou-se em Piano e Magistério em 1938 pela Academia Musical de São Paulo. Foi aluna de Inês Volponi, Amedeo Puglielli e de seu pai, Savino De Benedictis, e se aperfeiçoou mais tarde com os pianistas Magdalena Tagliaferro, Souza Lima e Sebastian Benda. Pianista, entre as décadas de 1930 e 1940 realizou recitais e apresentações radiofônicas em São Paulo. Em 1949, foi classificada, com outros pianistas brasileiros, para representar o país em Varsóvia, Polônia, no centenário de falecimento de Chopin (1849-1949), tendo declinado da viagem. Compositora, sua obra para piano desperta o interesse de muitos intérpretes. Segundo a compositora e nora Nilcéia C. da Silva Baroncelli, “cada uma de suas pequenas peças – delicadas evocações de paisagens e sensações – dá margem ao pianista para a exploração de inúmeros detalhes e sutilezas que são característicos de quem domina amplamente a técnica do instrumento”. Sylvia Maltese, musicóloga e sua intérprete, lembra que “o traço dominante em suas composições é a perfeita integração entre a construção harmônica, trabalhada e requintada, e as linhas melódicas, sempre fluentes e inspiradas”. Eliana Monteiro da Silva, professora e pesquisadora, acrescenta que “sua linguagem composicional combina a dramaticidade e a forma curta do estilo romântico alemão à harmonia tonal cromática, com forte presença do modalismo, do estilo impressionista francês”. Estas três pianistas e Brenno Lima, Julio Cesar Huertas (Uruguai), Maria Elisa Risarto, Maria Luiza França, Newton Wolf, Roberto Szidon (Alemanha) e Thiago Araújo interpretaram suas composições ao piano. Sua obra completa foi gravada em CD por Sylvia Maltese, e a peça Viagem por Valdilice de Carvalho, também em CD. Suas composições, originais para piano, e nas transcrições de terceiros para cravo, canto e piano ou órgão, e orquestra de cordas, podem ser apreciadas através dos canais YouTube e Instituto Piano Brasileiro – IPB.

 

Natural de Dois Córregos, São Paulo, Pergy Grassi graduou-se em Música pelo Instituto de Artes do Planalto (UNESP). Estudou Leila Farah (Brasil) e com profissionais de grande expressão da área lírica e barroca como Fedora Barbieri (Itália), Julie Simson (EUA), Daniel Taylor (Canadá),Sherrill Milnes (EUA),aperfeiçoando seus estudos com Mª Tereza Uribe e Tamas Salgó (Hungria). Finalista premiada no VI Concurso Villa-Lobos, em Vitória-ES e no IV Concurso Interpretação da Canção de Câmara Brasileira, em SP. Idealizadora de recitais cênicos “A Carta” e “O Realejo- Imagens de Nossa Terra”. Atuou junto a orquestra na “Missa” de Igor Stravinsky; “Réquiem” de Mozart, “Messias” de Haendel com a Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência do Maestro Nicolau de Figueiredo (Brasil/França), “Dido e Eneas” (Purcell); “Flauta Mágica” (Mozart); “O Barbeiro de Sevilha” (Rossini), “Rigoletto”(Verdi), “Manon” (J. Massenet). Tem atuado em recitais pela ABAL, desde 2006 destacando-se em especial obras de Carlos Gomes, “Guarany” e “A Noite do Castello”. Participou de especiais sobre Música Colonial Brasileira para a Rádio e TV Cultura e Rede Globo. Gravou em primeira audição mundial as obras do compositor e maestro José Tescari no projeto “Maestro Tescari – Compondo o Futuro”. Com repertório de peças brasileiras apresentou-se em Genebra (Suíça), Divonne Le Bains (França) e Koln (Alemanha). Apresentou-se com o cravista Nicolau de Figueiredo no recital “Modinhas” no Centro Cultural São Paulo, São Paulo e “Recital de Orgão e Canto” em Mariana, Minas Gerais.

 

O desempenho da paulistana Sylvia Maltese como pianista, professora e pesquisadora lhe valeu o reconhecimento do público e da crítica especializada. Estreou como recitalista em 1955 e desde a infância desenvolveu sua carreira de pianista alternando apresentações como solista de orquestra, recitalista e camerista, com destaque para os duos de piano,notadamente o Duo com sua mãe,a pianista e professora Ida Maltese. Vários prêmios lhe foram outorgados durante sua carreira, dentre os quais o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de 2011, por sua atuação como Recitalista e como Camerista,o APCA de 1983 pelo Duo Pianístico de São Paulo. Sua discografia representa sua longa carreira dedicada à música e à pesquisa musical: CDs solo: Música Brasileira para Piano – Savino De Benedictis e sua Escola de Composição, 2001; Música Brasileira do Império – Visconde de Taunay – composições para piano, 2008; Emilia De Benedictis, obra completa para piano 2009; Encontros com a Música de São Paulo 2012; O piano religioso de Franz Liszt, 2013. CDs em duos de piano: Piano Luso-Brasileiro a Quatro Mãos, Duo Maltese, Ida e Sylvia Maltese 2001; Música Brasileira para Piano a Quatro Mãos-Miguèz, Levy, Napoleão, Duo de Piano com Clélia Ognibene, 2005. CDs com obras solos e Duos de piano com Paola Tarditi: Mulheres Compositoras França-Brasil 2009 e Obra Integral para Piano de Osvaldo Lacerda participações a Quatro Mãos e solos, 2017. Atuou em concertos, congressos e festivais em importantes centros de cultura musical do Brasil e do exterior. Ministrou cursos de técnica e interpretação pianística e, como membro de júri, participou de concursos de piano, nacionais e internacionais. Dedicaram-lhe obras grandes compositores brasileiros. É Membro Titular da Academia Nacional de Música e Membro da Academia Brasil-Europa.

 

A goiana Consuelo Quireze é pianista, especialista em Didática do Piano e Interpretação Musical com a pianista Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça. Mestra em Música/Performance pelo programa de pós-graduação pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua dissertação de mestrado versa sobre um segmento da vida e obra do compositor brasileiro Camargo Guarnieri, um dos principais responsáveis por sua formação musical, tendo recebido dele orientação por mais de dez anos em São Paulo e em Goiânia na UFG. Participou ainda, de vários cursos sob orientação de mestres renomados. Tem se apresentado em Goiânia, em várias cidades brasileiras e no exterior. Participou de concertos, congressos, simpósios e festivais em renomados centros de cultura musical do Brasil e do exterior (Canadá, França, Portugal, Inglaterra) onde apresentou obras de compositores brasileiros, canadenses, franceses e portugueses. Como camerista, destaca-se o concerto na Embaixada de Portugal, em 1998, quando da homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, a apresentação no Royal Albert Hall em Londres com o Violista Cleverson Cremer e a apresentação em Paris na Embaixada da França. Ainda, perfomances de duos e trios, ao lado de renomados instrumentistas, com destaque para o Duo Terra Brasilis com o compositor e barítono Fernando Cupertino, e os Duos de Piano a quatro mãos divulgando principalmente a música brasileira para esta formação. Como solista, apresentou-se com a Orquestra de Câmara Goyazes, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Orquestra Jean Douliez, Orquestra Instituto Cidadã, Orquestra Experimental da Escola de Música e Artes Cênicas UFG, entre outras. Gravou, a pedido do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás, a trilha sonora para um documentário sobre a historiadora e folclorista Regina Lacerda, de autoria do compositor Fernando Cupertino. Registrou em CDs obras pianísticas e de câmara de Cupertino, e Fugas de J. S. Bach, ambos pelo Estúdio EMAC (2004-2008). Atualmente é Coordenadora de Programação de Artes e Cênicas do Centro Cultural UFG e Coordenadora do Núcleo de Piano da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Coordena ainda os projetos PianoForte, Medicina em Concerto e Allegro Concertos CCUFG/SICOOB. Ministra aulas de piano, formação de repertório, música de câmara e piano a quatro mãos. É Membro titular da Academia Nacional de Música e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás.

 

O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 346 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

Foto Emilia De Benedictis, Sylvia Maltese, Pergy Grassi e Consuelo Quireze: Divulgação

1 comentário em “Centro de Música Brasileira faz homenagem a compositora Emilia De BenedictisAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *