Teatro de Torneado estreia espetáculo inspirado no universo da autora Maria Clara Machado

Dia 15 de outubro, sábado, às 16h, estreia o espetáculo infantil musical Clara cor de um silêncio azul da Trupe Teatro de Torneado que, desde 2005, vem torneando à sua maneira ficções que permitem ao público vivenciar sensíveis experiências a partir de temas atemporais e latentes em nossa sociedade…

 

 

 

 

A temporada acontece no Teatro de Arena Eugênio Kusnet até 13 de novembro, sempre aos sábados e domingos, às 16h, exceto nos dias 22 e 30 de outubro e 5 de novembro, que não terão apresentações. Ingressos no sistema pague o quanto puder.

Sinopse curta: Clara cor de um silêncio azul conta a história da menina Clara, que adorava ir ao Rio de Janeiro assistir às montagens do Teatro Tablado. No fim de uma das sessões, ela sofre um acidente na frente do teatro e passa 64 dias em coma.

Sinopse longa: “Clara cor de um silêncio azul” conta a história da menina Clara que adorava ir ao Rio de Janeiro visitar sua Tia Tânia e assistir às montagens do Teatro Tablado. Ao final de uma das sessões, a menina é atropelada em frente ao teatro e passa 64 dias em coma.

Familiares, amigos e até mesmo a Trupe de Teatro que presenciou o seu acidente, passam a lidar com a dúvida se a menina Clara irá sobreviver ou não. Ao mesmo tempo, suscitam curiosas dúvidas sobre o que se passa na imaginação de uma criança em coma.

Enquanto isso, na imaginação de Clara, ela faz uma lúdica viagem por lugares e personagens inspirados nos espetáculos do Teatro Tablado que ela tanto amava assistir antes de seu acidente. Nessa viagem, ela passa por lugares onde quase é transformada numa pedra; um divã onde ela precisa cuidar dos medos dos seus medos e até mesmo um estábulo de cavalinhos azuis de fome. Tudo isso costurado pela fuga da estranha figura do Sombrio, que insiste em querer levá-la para junto dele.

Quando o calendário aponta o dia 27 de março, o dia do Teatro, a menina recebe a visita dos artistas do Teatro Tablado e, tamanha é a sua comoção, que ela acaba despertando do coma e trazendo a alegria para todos que a aguardavam.

Livremente inspirado no universo de Maria Clara Machado, o espetáculo musical faz uma delicada e divertida reflexão sobre o tema da morte e o papel da arte na constituição do imaginário das pessoas.

Nesse mais novo trabalho, a trupe faz um mergulho na obra de uma das maiores autoras brasileiras do teatro infantil brasileiro: Maria Clara Machado e o seu Teatro Tablado, fazendo também desse espetáculo uma apaixonada homenagem aos artistas das artes cênicas num período pós-pandêmico. É o décimo primeiro espetáculo do grupo.

O projeto obteve a primeira colocação no edital PROAC 2019 de Montagens para
infância e juventude.

Com dramaturgia e direção de William Costa Lima em colaboração da trupe, alinhados à delicadeza do grupo musical Com Cervantes e sob a lapidação musical de Gustavo Kurlat, o espetáculo convida o público a adentrar o pensamento de uma criança em coma, mostrando como a imaginação ainda pode nos manter vivos.

 

Em Que Mundo Esse Espetáculo Acontece?
A compreensão do tempo em que cada obra da trupe Teatro de Torneado é construída tem sido uma oportunidade de amadurecer a busca por nossa identidade estética. Nesse sentido, a trajetória de 17 anos, 15 experimentos cênicos, mais de 80 oficinas ministradas e 11 espetáculos vem apontando algo sobre a nossa vocação poética: construir dramaturgias que se completam no encontro com o público.

Hoje temos a consciência de que nossas obras mais emblemáticas e de maior comunicação com o público nasceram da junção de momentos em que, para além de um objeto sociocultural bem definido, nossos artistas estavam pessoalmente envolvidos pelas temáticas abordadas em cada processo de criação. Sem dúvida, Clara cor de um silêncio azul foi construído num desses complexos e inspiradores momentos.

Quando fomos contemplados por um edital público para a realização da pesquisa e produção do nosso espetáculo, ficamos extremamente realizados, mas nossa intuição nos dizia que ainda não estávamos atravessados pela temática que propúnhamos em nossa premissa dramatúrgica. De repente, uma pandemia nos coloca em coma junto ao teatro, nos impedindo de fazer o que mais amamos: atuar para o público. A partir daí, percebemos que talvez essa fosse uma oportunidade da nossa trupe rever sua própria relação com o fazer teatral e, de certa maneira, revigorar o sentido de sua existência.

Dia a dia a nossa luta passou a ser um constante exercício de imaginação de como seria o nosso teatro quando o teatro pudesse voltar. Mesmo tendo um edital de 2019 para se cumprir, tentamos vencer a burocracia e justificar a importância desse projeto sobre o ritual do teatro ser realizado ao vivo e de forma presencial. Dois anos após o início de nossa pesquisa, estreávamos dentro do formato desejado, trazendo nas entrelinhas de nossa dramaturgia a nossa própria história de quase morte como artistas do palco.
“Depois que o mundo foi a arte da espera, o teatro decidiu se levantar”.

Ficha Técnica
Dramaturgia, músicas e direção: William Costa Lima
Artistas criadores/elenco: Alexya Manente, Letícia Carmona, Maira Sera, Marina Yohara e Thiago Andrade.
Direção musical: Gustavo Kurlat
Criação musical e de arranjos: Com Cervantes (Sandro Dornelles e De La Manncha).
Cenário: Alexya Manente e William Costa Lima.
Iluminação: Letícia Carmona e William Costa Lima.
Figurinos: Maira Sera.
Designer de adereços, maquiagem, crédito das fotos: Lucas Gomes
Videomaker: Winnie Fabruzzi
Confecção de figurinos e adereços: Jucy Santana, Lucas Gomes, Maira Sera, Marina Yohara.
Operação de som e vídeo: Glória Miranda
Direção de Produção: Jefferson Silva
Assistente de Produção: Marina Yohara
Design Gráfico: Victor Bittow
Fotos: Andy Cardoso
Realização: Torneado Produções
Parceiros culturais: Escola Atemporal de Artes e FUNARTE.

 

 

 

 

 

 

Clara cor de um silêncio azul
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque
Capacidade: 99
Período da temporada: de 15 de outubro a 13 de novembro.
Nos dias 22 e 30 de outubro e no dia 05 de novembro não haverá apresentações do espetáculo.
Sábados e domingos às 16h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: acima de 5 anos.
Quanto: Pague o quanto puder – Bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo.

 

Sobre o Nosso Bando!
O Teatro de Torneado é uma trupe de artistas das artes cênicas concebida por William Costa Lima em 2005. Desde então, a trupe tem construído uma trajetória de caráter itinerante, circulando por diversas instituições públicas e privadas, centrais e periféricas da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana.

A trupe possui onze espetáculos em sua trajetória: Menina de Louça (2006), Primavera (2008), Dias de Campo Belo (2009), Refugo (2009) – texto de Abi Morgan, O Girador (2012), Peter em Fúria (2014), Celofane (2015), Palpitação (2016), Do Ensaio para o Baile (2017), Incandescente (2019) e Clara Cor de um silêncio azul (2021).

O Teatro de Torneado já recebeu várias premiações em importantes festivais e tem sido contemplado em diversos editais (PROACs e Prêmio Zé Renato), sendo indicado também para o Prêmio Shell de Teatro – 2015 na categoria Inovação e ao Prêmio Aplauso Brasil de melhor espetáculo para infância e juventude.

Para além de seus espetáculos, em sua trajetória a trupe realizou ações importantes como a construção do Sítio Cultural Alsácia (de 2015 a 2021); a ocupação sustentável do Teatro Municipal de Ribeirão Pires (abandonado há mais de uma década) e a criação e aprovação da Escola Atemporal de Artes (escola técnica de formação de artistas reconhecida pelo MEC).

Conheça uma pouco mais sobre o nosso dramaturgo/diretor e o nosso diretor musical:

William Costa Lima é roteirista, dramaturgo, diretor e pedagogo. É formado em interpretação, direção e dramaturgia pela Escola Livre de Teatro de Santo André e em pedagogia pela USP. Atualmente cursa a pós-graduação em Roteiro Audiovisual no SENAC. Desde 2005 escreve e dirige para a trupe Teatro de Torneado. Ainda como dramaturgo escreveu para Cia de Heliópolis e Cia República Ativa de Teatro. Foi premiado em importantes festivais, prêmios e laboratórios de teatro e roteiro como: Festival Nacional de Monólogos de Piedade, FIT-BAHIA, Festival de Teatro de Indaiatuba, Prêmio Shell 2015, Concurso Filma Brasil, ROTA 2022. Em abril de 2021 participou da edição do BR LAB SP e hoje se prepara para dirigir seu primeiro longa-metragem: “Fugindo de Fusca”.

Gustavo Kurlat é músico, compositor e diretor musical de teatro e cinema. Realizou trabalhos para mais de 60 peças teatrais, cinema, discos e publicidade, tanto no Brasil como no exterior. Já obteve os prêmios SHELL, APCA e FEMSA de Teatro, como autor e compositor. Foi diretor dos shows da “Palavra Cantada” durante 10 anos, e dirigiu também shows dos Barbatuques, Fortuna e Vanessa Bumagny. Compôs e produziu a trilha sonora dos longas de animação “O Menino e o Mundo” e “Tito e os Pássaros” e do curta “Guida”, filmes com inúmeras premiações no mundo todo, entre outros o festival de Annecy, na França, “Anima Mundi” de SP, festivais de Chicago, Ottawa, Zagreb, Havana, Festival de Lisboa. Foi indicado ao OSCAR com a trilha de “O Menino e o Mundo” e pré-indicado com “Tito e os Pássaros”.

Site: www.torneadoemrede.com
Facebook: https://www.facebook.com/teatrodetorneado
Instagram @teatrodetorneado

Foto: Andy Cardoso

1 comentário em “Teatro de Torneado estreia espetáculo inspirado no universo da autora Maria Clara MachadoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *