Brilhe – II Festival Internacional de Circo Drag

Segunda edição do Brilhe – Festival Internacional de Circo Drag acontece online e gratuito a partir de 6 de novembro, com uma programação que inclui performances, oficinas, mesas de debates e palestras…

 

 

 

 

 

 

Maquiagem, Bambolês, Humor, Envelhecimento e Performances. Esses são alguns dos principais temas que serão abordados e apresentados no Brilhe – II Festival Internacional de Circo Drag, que ocorre de 6 a 12 de novembro, totalmente gratuito e online. O evento fortalece e celebra a arte Drag em suas mais variadas representatividades e o Circo, abrindo uma janela para artistas de todo o país. O projeto foi contemplado no Proac 30/2021 – Cidadania e Cultura LGBTQIA+.

A programação traz shows de variedades com performances de artistas, oficinas (Iniciação ao Bambolê, A Arte Drag e Circence na Vida Acadêmica: Introdução ao Currículo Lattes; Elementos do Humor para Performance Drag; Explorando a Make Drag), mesas de debate (Drag Queen e Velhice: bichando a gerontologia heterocentrada e Fronteiras da arte drag), além de um fórum de articulação profissional.

Entre os convidados estão Filipa Luz, Priscila Queer, Don Valentim, Isis Maria, Suzaninha Olívia, Oli, Maria Helena Castanho, Jaqueline Ramirez, Beatriz Paglarini. O projeto foi contemplado no Proac 30/2021 – Cidadania e Cultura LGBTQIA+.

 

Sobre o Brilhe
Allan-KingO “Brilhe – Festival Internacional de Circo Drag” surge para juntar, dar visibilidade e fortalecer artistas que circulam entre essas duas artes: a arte drag e a arte circense. Idealizado por Be Zilberman (Lyra D. Lírio) e Dani Barros (Allan King), ambas pessoas não-binárias, uma das preocupações é garantir que o festival seja diverso e inclusivo.

A arte drag é uma arte muito plural, que engloba diversos outros tipos de arte. No Brasil, está começando um movimento de drag queens, kings e queers que utilizam a linguagem do circo em suas performances. Concomitantemente, existe uma crescente reivindicação por parte de pessoas LGBTQIA+ por espaço dentro do ambiente circense.

O festival Brilhe busca unir artistas com esse mesmo objetivo, para que possa ocorrer troca de conhecimento, divulgação dos trabalhos e formação de uma rede de artistas. O formato online permite a participação de pessoas independente de seu local de origem, o que facilita os encontros entre pessoas com o mesmo interesse, que
muitas vezes encontram-se isoladas em suas cidades, estados ou países, favorecendo a formação e uma comunidade drag circense brasileira e, possivelmente, latino-americana e mundial.

 

 

 

 

 

 

 

Brilhe – Festival Internacional de Circo Drag
Transmissão Online no Zoom e YouTube.
Exibição: 6 a 12 de novembro.
Classificação: A partir de 18 anos.
Acesso: Gratuito.
Link de Inscrição no link: https://linktr.ee/brilhecircodrag
Confira a programação e horários em: https://brilhecircodrag.com/
YouTube: Brilhe Circo Drag.
Instagram: @brilhecircodrag.  

 

 

Foto destaque Lyra de Lirio: Divulgação
Foto Allan King: Derruci

1 comentário em “Brilhe – II Festival Internacional de Circo DragAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *