Xingu: Contatos – por Giovana Costa

Primeiro território indígena demarcado no Brasil, em 1961, o Xingu é a casa de populações tradicionais que enfrentam há séculos inúmeras formas de intervenção e violência e inspiram a luta pelos direitos dos povos originários…

 

 

 

 

 

Esses movimentos foram acompanhados por uma profusão de imagens: de registros de viajantes europeus a documentos de expedições do Estado brasileiro, da extensa cobertura na imprensa à revolução desencadeada nos últimos anos pelo audiovisual indígena. Alguns destes registros foram selecionados pelo Instituto Moreira Sales para integrara a exposição Xingu: Contatos, em cartaz até 09 de abril de 2023 no IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424, São Paulo/SP).

A exposição propõe uma revisão da história dessas imagens, estabelecendo diálogos entre fotografias e filmes produzidos por não indígenas desde o século XIX e o trabalho atual de cineastas, artistas e comunicadores de povos do Xingu e de outras origens. O percurso conta com obras comissionadas a autores indígenas, itens de arquivos públicos e particulares, e alusões a outras concepções de imagem presentes nas culturas xinguanas, como grafismos e narrativas orais.

Parte da história do Xingu está registrada em fotografias sob a guarda do Instituto Moreira Salles. A exposição é o marco inicial de um processo de requalificação desse conjunto de imagens, com a colaboração de pesquisadores e lideranças indígenas, por meio da identificação de pessoas, locais e situações retratadas. Buscou-se, assim, colocar o acervo a serviço da reflexão crítica sobre a representação dos povos originários na história do país e do desenvolvimento de novas formas de autorrepresentação indígena.

Curadoria
Guilherme Freitas e Takumã Kuikuro
Assistência de curadoria
Marina Frúgoli
Online
xingucontatos.ims.com.br
#XinguContatosIMS

 

 

 

 

 

 

Xingu: Contatos
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista
Galerias 2 e 3 – 7º e 8º andar
Até 09 de abril de 2023
Visitação: Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento.
Entrada gratuita

 

 

Giovana Costa é advogada e sócia fundadora do Costa e Bucci Advogados.
Instagram: Costa e Bucci Advogados

 

 

Fonte do texto: IMS – Instituto Moreira Salles.
Link do texto: https://ims.com.br/exposicao/xingu-contatos_ims-paulista/
Foto Kainahu Kuikuro, integrante do Coletivo Kuikuro de Cinema, no ritual do Kuarup na aldeia Afukuri, julho de 2021: Takumã Kuikuro/Acervo do fotógrafo

1 comentário em “Xingu: Contatos – por Giovana CostaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *