Espetáculo e Oficina gratuitas do Grupo Esparrama em Mauá

O Grupo Teatral Esparrama, da cidade São Paulo, reconhecido pelos relevantes trabalhos teatrais voltados para as crianças, estará na cidade de Mauá com a apresentação do premiado espetáculo Fim? e a realização da oficina Esparramação…

 

 

 

 

 

 

Dia 09 de março, o Grupo Esparrama leva duas ações para o Teatro Municipal de Mauá, o espetáculo Fim? às 17h, e a Oficina para crianças Esparramação às 16h. Estas ações fazem parte do Projeto Esparrama Fim, que foi selecionado no Edital nº07 do Programa de Ação Cultural – ProAC, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

Sobre a Oficina Esparramação
Na oficina, através da simulação de uma montagem técnica do espetáculo (cenário, figurino, iluminação, maquiagem etc.) o grupo apresenta para as crianças quais os diversos profissionais e funções que fazem parte da criação de um espetáculo de teatro. Durante essa ação, os participantes são convidados a ajudar na montagem e experimentar alguns elementos do espetáculo, oportunizando uma interação que amplia o campo de entendimento sobre a produção teatral e o trabalho coletivo.
São 25 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada.

 

Sobre o espetáculo Fim?
Fim? é um espetáculo que trata de diversas perspectivas sobre o fim do mundo. Por um viés ecológico, trata da necessidade de recuperar a natureza, da urgência de pensarmos formas de consumo consciente e sustentável. Trata também do fim do mundo decorrente da falta do encontro do ser humano com o seu outro, que acontece pela falta de diálogo, pela ausência de afetos, pela falta de empatia com a dor alheia.

Estreou no Teatro Alfa em outubro de 2016 e já nesta primeira temporada ganhou o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o melhor espetáculo Infantil do ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP e segundo melhor espetáculo infantil do ano pelos críticos do jornal Estadão. Além disso foi indicado para o Prêmio Governador do Estado 2017.

Sinopse
O mundo acabou. Tudo está destruído e só sobraram lixões, campos de guerra, estranhos muros, restos lamacentos de um rio doce e… Duas baratas: Beatriti e Margueriti que, juntas, comemoram este fim. Elas acreditam que agora o mundo será apenas das baratas. Mas o que elas não sabem é que outros dois seres esquisitos e atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino, que agora perambulam pelo mundo com um mapa, uma semente e muita esperança.

Empenhados em encontrar um novo começo para a humanidade, eles não desconfiam que estão sendo observados pelas baratas, que criarão divertidas armadilhas para “ajudá-los” a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles… Será o Fim?

 

 
Teatro Municipal de Mauá
Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia –  Mauá – SP

Oficina Esparramação
Sábado, 09 de março de 2024, às 16h
Duração: 45 minutos
Vagas: 25 participantes
Seleção: Ordem de chegada
Classificação: Livre
Gratuito

 

Espetáculo Fim?
Sábado, 09 de março de 2024, às 17h
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuito

 

Sobre o Grupo Esparrama
O Grupo Esparrama completa dez anos em 2023 e nos últimos anos temos nos dedicado a uma pesquisa sobre a relação entre teatro, infâncias, educação e cidade. Entre outros projetos é criador do projeto Teatro de Janela, que realiza apresentações de teatro na janela de um apartamento no centro da cidade de São Paulo. Esta iniciativa foi contemplada com uma placa do reconhecimento público do Departamento de Patriomônio Histórico e Cultural da Cidade de São Paulo, em 2021. Seus trabalhos receberam mais de quinze prêmios e indicações incluindo os Prêmios APCA nos anos de 2022 e 2021. Além disso, foi contemplado em diversos editais públicos e privados

 

Foto: Sissy Eiko

1 comentário em “Espetáculo e Oficina gratuitas do Grupo Esparrama em MauáAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *