Renata Rosa no Itaú Cultural

A cantora e compositora, apresenta as canções de seu mais recente disco, “Encantações”, na próxima quinta-feira, 23 de fevereiro…

 

 

 

Recém-chegada dos festivais Celtic Connections (Escócia) e Musicas del Mundo (Chile), Renata Rosa aporta na capital paulista para a apresentação de seu novo show “Encantações”, título que dá nome ao seu terceiro e último disco. O público terá a oportunidade de conferir as canções que integram o novo álbum no dia 23 de fevereiro, às 20h, no Itaú Cultural, com entrada gratuita.

Encantações é uma verdadeira usina de rabecas e percussões, drapeados cristalinos de violas de dez cordas, polifonias vocais complexas e fluidas que se erguem em espirais como as chamas de uma fogueira, deixando em primeiro plano a voz sinuosa e telúrica de Renata Rosa. Uma obra que preserva a energia de transe e uma incrível força de comunhão festiva.

No palco uma reunião de talentos trilha caminhos sonoros originais. Renata Rosa (voz e rabecas) é acompanhada pelos músicos Hugo Linns (baixo, viola e vocais), Pepê da Silva (viola, violão de sete, bandola e vocais) e Amendoim (percussões e vocais), grandes parceiros da artista há 15 anos.

Tendo vivido durante anos imersa no universo poético-musical do Baixo São Francisco alagoano e da Mata Norte pernambucana entre os sinuosos cantos e polifonias vocais indígenas, os xangôs , as relações intrínsecas entre música e poesia nos cocos, cirandas, atuando como rabequeira nos cavalos-marinhos do interior, Renata Rosa foi arrebatada pela força encantatória destas músicas. Em retorno a artista as assimilou e as fundiu com suas experiências urbanas, recriando novos temas sob códigos ancestrais e criando um som soberbo e poético de seu universo particular.

O repertório terá canções como Marcha do Donzel (parceira de Renata e Ariano Suassuna), Janela do Dia, Saudade do Futuro (Renata e Nilton Junior) e Me Leva (Renata Rosa – trilha-sonora da novela Velho Chico, da Rede Globo, com direção de Luiz Fernando Carvalho). Vale destacar ainda que neste mês de fevereiro, “Encantações” acaba de figurar na lista “Top of the World” da importante publicação britânica Songlines.

Entre os seus recentes feitos, Renata Rosa integrou a equipe criativa responsável pela trilha de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, e foi selecionada pelo Festival MIMO para representar a música brasileira no ShowCase Scotland 2017 ao lado de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Baby do Brasil.

 

Renata Rosa – Encantações
Dona de uma premiada trajetória, depois de plantar sua semente com o álbum de estréia Zunido da Mata (Prêmio Choc de L’année – Le Monde de la Musique) e de receber o Prêmio da Música Brasileira e a indicação de Melhor Álbum pela World Music Central por seu segundo álbum, “Manto dos Sonhos”, Renata Rosa nos traz o seu álbum “Encantações”.

Com um trabalho consolidado, Renata Rosa já se apresentou em mais de 200 cenas na Europa, de Festivais de Música do Mundo a importantes cenas de Jazz, com destaque para a Sala Flagey – da Filarmônica de Bruxelas, Theatre des Bouffes du Nord, Festivais Jazz a Nancy, Jazz Sur les Pommiers (França), Pohoda (Eslováquia), Sziget (Hungria), Førde (Noruega), Ethnoport (Polônia).

Entre seus feitos estão criações para o Museu do Louvre e para o Theatre de la Ville de Paris. Na Costura de seu tecido sonoro a artista assumiu em Encantações a produção musical, mergulhando com autonomia em direção ao domínio de sua obra autoral. O álbum traz a participação de músicos de primeira linha, parceiros de 15 anos de estrada: Hugo Linns (contrabaixo e violão), Helder Amendoim e Gilu Amaral (percussões), Pepe (viola de dez cordas, bandola) – e também co-autores nos arranjos.

A gravação contou ainda com as participações especiais de Ricardo Herz (violinos), Nahor Gomes (trompete e flugel) e Sidney Borgani (trombone). Nos coros e contracantos Renata Rosa contou com participações de Cema, Eberú, Yara, Suíra e Noraia Suíra, índias kariri-xocó e mestras da artista no canto sinuoso e polifônico caboclo. O disco traz imagens criadas especialmente para as músicas pelo artista plástico da Ilha da Madeira Daniel Vasconcelos Melim.

As gravações foram feitas em Recife e em São Paulo.

 

 

 

Cantora Renata Rosa no Show “Encantações”
Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 – Bela Vista – SP
Capacidade: 254 lugares
Quinta-feira, 23 de fevereiro, às 20h
Ingressos: Grátis
Retirar com antecedência de 2 horas para o público preferencial e 1 hora para o público não preferencial.

Fotos: Renato Mangolin, Stephan Rodier e Maria Eleonor

1 comentário em “Renata Rosa no Itaú CulturalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *