Projeto Jardim Imaginário inaugura a instalação “Penetra” de Marcius Galan

Em sua quarta edição, o projeto Jardim Imaginário, promovido pela Casa-Museu Ema Klabin, apresenta a instalação “Penetra”, do artista Marcius Galan, com curadoria de Gilberto Mariotti. A abertura acontece no dia 21 de outubro…

 

 

 

Deslocado de sua função, um portão de lanças – idêntico ao portão principal da casa-museu – está disposto no jardim, convidando o público a testar suas percepções. Também há intervenções em outras áreas da Casa-Museu como na entrada principal e dentro do espaço expositivo , além de seu entorno.

Segundo o curador Gilberto Mariotti, no caso específico de “Penetra” não há ilusão de ótica ou efeito que engana o olhar. Os objetos assumem de boa-fé seus materiais, e suas formas não têm a ambiguidade de outras peças desenhadas por Marcius. O deslocamento de sentido depende de uma movimentação por diferentes espaços da casa, seu jardim, e até mesmo para além dos muros da Fundação.

Com entrada gratuita, a exposição fica aberta para visitação até dia 17 de dezembro. A mostra faz parte do projeto Jardim Imaginário que tem como objetivo criar um diálogo entre a arte contemporânea, a arquitetura e o acervo da casa-museu, por meio de trabalhos inéditos cujo ponto de partida, tanto físico quanto simbólico, seja o jardim projetado por Roberto Burle Marx, na década de 50. Essa instalação tem apoio cultural do ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Klabin S.A.

 

 

 

Instalação Penetra – Marcius Galan
Jardim Imaginário 4ª Edição
Curadoria: Gilberto Mariotti
Coordenação Artes Visuais: Renê Foch
Coordenação Geral: Paulo Costa
Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Visitação: de 21 de outubro à 17 de dezembro
Horário: 12h às 18h
Entrada Gratuita

 

 

Marcius Galan
galanMarcius Monteiro Galan (Indianápolis, EUA, 1972). Artista plástico, cresceu em Bauru (SP). Formou-se em artes plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado (1997). Durante a graduação, recebeu o prêmio Michelangelo de Pintura (1995), e participou do projeto Outdoor na galeria Luisa Strina (SP- 1996). No fim da década de 1990, foi convidado para integrar o Ateliê 3º Andar e atuou como produtor no Paço das Artes. Residiu durante seis meses na Cité des Arts, em Paris ( 2003) . No ano seguinte, passou três meses no Art Institute de Chicago com a bolsa Iberê Camargo. Integra o Ateliê do MASP. Dentre as principais exposições coletivas, destaque para: 29ª Bienal de São Paulo (2010),8ª Bienal do Mercosul – Porto Alegre (2011), Blind Field – Kannert Art Museum, Illinois (2013),Inside – Palais de Tokyo, Paris (2014),Biennial of the Americas – Museum of Contemporary Art, Denver (2015), Past/Future/Present – Phoenix Art Museum, Phoenix (2017).
Dentre as exposições individuais: Line Weight – Galerija Gregor Podnar, Berlim (2017),Planta/Corte – Galeria Luiza Strina (2015),Diagrama – Espacio NC, Bogotá (2013) e Geometric Progression – White Cube, Londres (2013).
Ganhou o Prêmio Investidor Profissional de Arte (Pipa -2012) e participou do programa de residência Gasworks, em Londres, Inglaterra, em 2013.

Foto: Marcelo Arruda

1 comentário em “Projeto Jardim Imaginário inaugura a instalação “Penetra” de Marcius GalanAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *