Verve Galeria apresenta individual de Michael Drumond

A partir do dia 20 de outubro, a Verve Galeria exibe “Ao Redor”, do artista brasileiro radicado em Nova York Michael Drumond, com curadoria de Ian Duarte Lucas…

 

 

 

Composta por 20 obras – em técnica que combina pintura e fotografia -, a exposição apresenta a abstração de diferentes estados psicológicos do artista, revisitando momentos originalmente obscuros de sua trajetória e transformando-os em trabalhos caracterizados por sentimentos de beleza e redenção.

Quando o jovem artista Michael Drumond se deu conta de que o modo como tratava o ambiente onde morava estava diretamente associado ao modo como se sentia e aos processos internos de observação da realidade que o circundava, passou a documentar seus arredores em fotografias digitais, mantendo este material arquivado por alguns anos sem lhe dar atenção. Anos depois, superada esta fase de dúvida e angústia, o artista se deparou com as imagens por acaso, quando separava arquivos que lhe seriam úteis em seu novo estúdio, no Brooklyn, Nova York. A partir deste suporte, energizado por um novo momento de intensa criação, o artista realiza interferências baseadas em cores primárias – vermelho, amarelo e azul -, sobrepondo detalhes além do preto e branco, que predominam nas fotografias.

“Estes processos encontram ressonância nos conceitos propostos pelo filósofo Henri Bergson, ao propor que na intersecção entre consciência, matéria e memória se fundamenta a verdadeira força de transformação do ser humano, na passagem de um estado psicológico para outro”, comenta Ian Duarte Lucas, curador da mostra. “O processo de reorganização e superação experimentado pelo artista é abstraído e então transposto para as obras através da sobreposição de técnicas, cores e composições, evidenciando os distintos processos mentais que as geraram”, completa.

No intuito de trazer a experiência imersiva ao espectador, Michael Drumond apresenta seus trabalhos impressos em chapas de alumínio de grandes dimensões, sobre as quais são realizadas as intervenções em tinta esmalte high gloss precisamente pintadas. A série “Ao Redor” explora o grande interesse do artista por temas psicológicos e vem sendo elaborada ao longo dos últimos dois anos, em uma constante “metamorfose” visual. Em suas palavras, conclui: “Além da questão conceitual, minhas obras incorporam pesquisas técnicas próprias da nova geração de artistas, em que as linguagens se fundem e a tecnologia tem papel fundamental na metodologia e no processo de produção da obra de arte”.

 

 

 

Exposição: “Ao Redor”
Artista: Michael Drumond
Curadoria: Ian Duarte Lucas
Coordenação: Allann Seabra
Verve Galeria
Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista
Tel.: 2737-1249
Abertura: quinta-feira, 19 de outubro de 2017, às 19h
Período: 20 de outubro a 25 de novembro de 2017
Visitação:
Terças a sextas-feiras, das 10 às 19h
Sábados, das 11 às 17h
Número de obras: 20
Técnicas: Técnica mista – impressão de alta definição sobre chapa de alumínio e tinta esmalte high gloss
Dimensões: 60 x 60 cm a 1,8 x 1,8 m
Preços: R$ 2.500,00 a R$ 20.000,00

 

 

Michael Drumond
Nasceu em Belo Horizonte – MG. Aos 16 anos de idade, se muda para os Estados Unidos, onde recebe seu diploma em artes na prestigiosa School of Visual Arts, em Nova York. Participou de diversos Open Studios no Brooklyn e em Manhattan. Participou de exposições coletivas, como “Color”, com curadoria de Lilian Tone (Curadora Assistente do MOMA). Teve sua primeira individual um ano antes de se formar, a convite de Julie Kim para a casa de artes e performance LittleField. Já foi selecionado para ser publicado na revista internacional Create! Magazine.

 

Verve Galeria
A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo, em 2013. Em seus espaços, tendo à frente Allann Seabra e Ian Duarte Lucas, transita por diversos meios e linguagens. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve Galeria é abrigo para diferentes plataformas de experimentação contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam seu nome também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas são processos contínuos e complementares, representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, fotografia, escultura, vídeo, site in situ, site-specific, gravura e o street art. A galeria ocupa uma casa centenária, e na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do tradicional formato do “cubo branco”. Ao abrir-se para a rua, estabelece franco diálogo com o patrimônio construído de São Paulo, cumprindo a função integradora entre a arte, o público e a cidade. Busca ir além da venda direta de arte, promovendo mostras regulares, palestras e workshops, assim como o intercâmbio e parcerias com artistas e galerias no Brasil e no exterior.

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Verve Galeria apresenta individual de Michael DrumondAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *