de Zé Celso Martinez Corrêa no site do Itaú Cultural celebram os 85 anos do diretor

Artista com o qual a instituição tem estreita parceria, em produções, programações, filmes e exposições, como a Ocupação Zé Celso, o fundador do Teatro Oficina é festejado pelo IC com grande quantidade de conteúdo – entre fotos, vídeos, registros históricos e filmes – disponibilizado em diferentes formatos e em seus canais virtuais…

 

 

 

 

 

Para comemorar os 85 anos de José Celso Martinez Corrêa, no dia 30 de março (quarta-feira), o site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br publica material inédito com depoimentos de profissionais que dividem com ele o fazer teatral nas coxias e no palco do Teatro Oficina Uzyna Uzona. Mais do que isso, mapeando parcerias antigas entre ele e a instituição, é possível revisitar o material referencial de sua obra no hotsite da Ocupação Zé Celso, realizada em 2009, ou o depoimento que gravou sobre homenageado pela Ocupação Nelson Rodrigues, em 2012.

Ainda, o site dá os caminhos para ver as fotos e o making off do ensaio fotográfico feito por Bob Wolfenson para a revista Continuum, antiga publicação da instituição, e para assistir ao episódio com ele na série Camarim em Cena. A plataforma Itaú Cultural Play, por sua vez, exibe o documentário Evoé! Retrato de um Antropófago, produzido em 2011 para a série Iconoclássicos, do Itaú Cultural, sob direção de Tadeu Jungle e Elaine Cesar e acessível gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br. Sem esquecer o verbete na Enciclopédia Itaú Cultural, traz amplo conteúdo sobre Zé Celso.

Matéria produzida especialmente para ser publicada no site do Itaú Cultural, reúne conversas com profissionais do palco e dos bastidores da companhia, no Teatro Oficina. São eles, o ator e autor Renato Borghi, um dos fundadores do Oficina; o ator Alexandre Borges, que volta a trabalhar com Zé Celso depois de 30 anos, em Ham-let, cuja montagem de 1993 teve Elcio Nogueira Seixas, que também fez seu depoimento; o ator, diretor e produtor Marcelo Drummond, integrante do Oficina desde 1986; Marilia Geillmeister, que entrou para a companhia em 2011 e é a articuladora do Parque do Bixiga, e Igor Marotti, videoartista do grupo desde 2013.

A celebração segue pelo site, com grande parte do conteúdo produzido pelo instituto sobre o fundador do Teatro Oficina. Por exemplo, o hotsite da Ocupação Zé Celso, realizada em 2009 pela instituição e que integra a série dedicada a artistas e pensadores referenciais da arte e cultura brasileira. Hospedado no site do IC, ele reúne, entre outros, vídeos de Zé Celso em família https://www.itaucultural.org.br/vento-forte-ocupacao-ze-celso-2009 e trechos de espetáculos como Ham-let, de 1993, inspirada na obra de William Shakespeare https://www.itaucultural.org.br/ham-let-ocupacao-ze-celso-2009.

Neste espaço voltado à série Ocupação, Zé Celso está presente, ainda, no material produzido para a Ocupação Nelson Rodrigues, realizada pelo Itaú Cultural em 2012. Em longo depoimento sobre o escritor, ele aborda, em uma série de vídeos, assuntos como a montagem feita pelo Teatro Oficina da peça rodriguiana Boca de Ouro https://www.itaucultural.org.br/ze-celso-boca-de-ouro-ocupacao-nelson-rodrigues-2012, e conta como é representar uma peça deste dramaturgo https://www.itaucultural.org.br/ze-celso-como-representar-nelson-ocupacao-nelson-rodrigues-2012.

É também de 2012 o ensaio feito fotográfico feito por Bob Wolfenson com Zé Celso para a revista Continuum, produzida pelo IC de julho de 2007 a dezembro de 2012. Além do link para a versão digital da revista, o site leva para o making off do ensaio, realizado no Teatro Oficina.

O verbete dedicado ao diretor na Enciclopédia Itaú Cultural  reúne amplo conteúdo, com temas relacionados à sua trajetória, como espetáculos, exposições, festivais, mostras audiovisuais e performances. Desta longa carreira, tem informações que vão de seus estudos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco ao seu reconhecimento como um dos mais vanguardistas e importantes intelectuais brasileiros, com um olhar provocador, político e social que influencia outras áreas artístico-culturais, como o cinema.

Na tela
Com o largo alcance do trabalho do aniversariante José Celso Martinez Corrêa, o público é convidado também a conferir duas produções audiovisuais do Itaú Cultural com ele em cena. A primeira é Evoé! Retrato de um Antropófago. O documentário, produzido em 2011 para a série Iconoclássicos, do Itaú Cultural, está disponível na plataforma de streaming Itaú Cultural Play. Jungle e Elaine fazem no filme, um mix de viagem biográfica, performance e monólogo em vídeo, que traz à tona a inquietude e engajamento político do criador do Teatro Oficina dentro e fora do palco.

Tem também a sua participação na série Camarim em Cena, na qual o Itaú Cultural convida artistas para revelarem a sua preparação antes de subir ao palco. Em uma edição especial, gravada na sede do Teatro Oficina, Zé Celso conversa com o crítico teatral Nelson de Sá sobre as produções da companhia, sobre sua luta pela manutenção da sede, no Bixiga, em São Paulo, e a importância do teatro brasileiro para os tempos contemporâneos.

O episódio está no YouTube, Itaú Cultural – Camarim em Cena e no site https://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/assista-camarim-em-cena-ze-celso.

 

 

 

85 anos de Zé Celso Martinez Corrêa
Sexta-feira, 30 de março
Conteúdo especial no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Fones: 11. 2168-1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

 

Foto: Fernando Laszlo

1 comentário em “de Zé Celso Martinez Corrêa no site do Itaú Cultural celebram os 85 anos do diretorAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *