Companhia paulistana As Graças apresenta o estudo cênico Tantos Cantos na Cidade

A Cia As Graças circulou, ao longo de 2021, por cinco regiões de São Paulo promovendo uma Mostra composta por apresentações de espetáculos e da oficina Vozes em Movimento, conduzida por Juliana Amaral…

 

 

 

 

Agora, o grupo retorna a esses mesmos espaços para apresentações do estudo cênico Tantos Cantos na Cidade.

A partir das experiências desenvolvidas em cada oficina, a Cia As Graças convidou sete artistas, mulheres que têm suas vidas artísticas enraizadas nos territórios em que foram realizadas as atividades da Mostra, para uma imersão cênica e vocal, conduzido por Barbara Biscaro, Juliana Amaral e Maria Thais.

As práticas expressivas – vocais, corporais, culinárias, narrativas, etc foram os elementos materiais para a composição de Tantos Cantos na Cidade, que tem como objetivo partilhar as experiências criativas. “O contato com o público é sempre um aprendizado inesperado, e nisso também reside a potência dessa experiência”, reforça o grupo.

 

Sobre As Graças
A Cia Teatral As Graças iniciou seus trabalhos em 1995. Seguem juntas até hoje com um trabalho de pesquisa continuado que segue os seguintes eixos:

Mulheres em cena
O grupo é exclusivamente feminino, formado apenas por atrizes/produtoras. Isso conduziu à uma horizontalidade nas relações e o obrigou a criar uma dramaturgia própria devido à lacuna de textos teatrais escritos exclusivamente para mulheres.

As Graças, deliberadamente, não possui uma pessoa responsável pela direção/dramaturgia em seu núcleo artístico. A cada montagem, um diretor ou diretora é convidada. As parcerias, cada uma a seu modo, instigam a deslocar as artistas de seus “lugares seguros” e as fazem revisitar os próprios processos a fim de entender como o trabalho dialoga com o tempo presente.

 

Circular Teatro – Teatro Itinerante
Outra característica do grupo é a itinerância. Sua primeira circulação começa em 1998, com apresentações em 11 cidades do sertão de Alagoas e Pernambuco. Em 2002, o grupo foi contemplado com a 1ª edição da Lei de Fomento ao Teatro e realizou o desejo de circular novamente. Dessa forma, as artistas construíram um ônibus teatro – Circular Teatro – que é a sede móvel até hoje. As Graças andaram por mais de 90 locais diferentes da cidade de São Paulo, percorreram 13 estados brasileiros, além de duas longas circulações por cidades das margens dos rios Jequitinhonha e Tapajós.

 

Teatro de rua
Com a chegada do Circular Teatro, a dramaturgia se direcionou para a rua e tem caminhado para estabelecer esse diálogo com os mais diversos públicos e culturas, sem conceder ou subestimar.

 

Permanência
Os processos de ocupação e imersão foram adotados em determinados territórios para aprofundar as relações humanas e artísticas com o local. Com um tempo prolongado de convivência, a realidade do lugar aflora, os encontros acontecem e inspiram.

Projeto Tantas Vozes
O projeto Tantas Vozes reuniu essas linhas de pesquisa: a Cia As Graças circulou por cinco regiões da cidade, onde apresentou uma mostra de seu repertório e realizou a oficina Vozes em Movimento,conduzida por Juliana Amaral. Esse trabalho foi realizado em parceria com um coletivo de teatro sediado nesses territórios.

A partir das experiências desenvolvidas em cada oficina convidamos sete artistas, mulheres que têm suas vidas artísticas enraizadas nos territórios em que foram realizadas as atividades da Mostra, para uma residência cênica e vocal conduzida por Barbara Biscaro, Juliana Amaral e Maria Thais.

A residência se organizou em duas etapas, sendo uma na qual o contato com a natureza, dormir, comer e cuidar de um mesmo espaço coletivo foi a lógica condutora, e outra na qual as mulheres retornam para a cidade e re-acessam os materiais da primeira imersão em outro momento, elaborando a experiência enquanto vivem suas rotinas na cidade.

As práticas expressivas – vocais, corporais, culinárias, narrativas – foram os elementos materiais para a composição do Estudo Cênico Tantos Cantos na Cidade, que será devolvido aos territórios de origem de cada mulher-artista, em uma forma de partilhar as experiências criativas.

O ajuntamento de mulheres com diferentes experiências, histórias de vida, territórios e realidades socio-culturais proporcionou uma vivência pautada na troca, mote que é desenvolvido neste estudo cênico como disparador para o ajuntamento de comidas, imagens, objetos, estórias, danças e cantos. Toda esta aparente mistura não se propõe a criar uma pretensa homogeneidade do que se intitula feminino, mas sim evidenciar as diferenças que nos constituem em um ser-mulher que é sempre diferente, transitório e em processo.

O contato com o público é sempre um aprendizado inesperado, e nisso também reside a potência dessa experiência. Compartilhar as experiências que se organizam no Tantos Cantos na Cidade é, para as mulheres que integraram este projeto, uma forma de retorno: retornar aos territórios de origem transformadas pela experiência, mas, ao mesmo tempo, reforçando a potência de cada uma como parte constituinte do fazer artístico em coletivo. Também negar a simples lógica da arte como produto e confiar que cada mulher que sai de seu território para viver uma nova experiência pode retornar e narrar aquilo que aconteceu, coletivizando saberes e honrando raízes. E se e possível narrar em conjunto, em polifonia colorida, tanto melhor.

Participam desse processo as artistas dos seguintes grupos: Eliana Bolanho, Vera Abbud e Daniela D’eon (Cia Teatral As Graças); Dessa de Souza (Espaço Cita), Generosa Lima (Ocupação 9 de julho), Martinha Soares (As Clarianas), Mônica Rodrigues (Grupo Teatral Negro Sim), Mônica Soares (Rosas Periféricas) e Rosângela Macedo (Quilombo Sambaqui)

Ficha Técnica
Artistas
Daniela D’eon – Cia As Graças
Dessa de Souza – Espaço Cita
Eliana Bolanho – Cia As Graças
Generosa Lima – Ocupação 9 de julho
Martinha Soares – As Clarianas
Mônica Rodrigues – Grupo Teatral Negro Sim
Monica Soares – Rosas Periféricas
Rosângela Macedo – Quilombo Sambaqui
Vera Abbud – Cia As Graças
Condução da Pesquisa Vocal – Barbara Biscaro e Juliana Amaral
Orientação de estudo cênico – Maria Thais
Produção As Graças
Administração Eneida de Souza
Assessoria de imprensa Canal Aberto
Realização As Graças

 

 

 

 

 

 

Tantos Cantos na Cidade
Grátis
Acesso livre

Programação

04 de junho, sáb, às 11h
Casa de Cultura do Butantã
Rua Junta Mizumoto, 13 – Jd Peri Peri – Butantã

04 de junho, sáb, às 15h
A Casinha
Rua Pixinguinha, 150 – Jd Cláudia – Butantã

05 de junho, dom, às 11h
Casa de Cultura São Rafael
Rua Quaresma Delgado, 354 – Jd Vera Cruz – Pq São Rafael

05 de junho, dom, às 15h
Praça do Wi-fi, Pq São Rafael

09 e 16 de junho, às 16h
Parque da Luz

11 de junho, sáb, às 11h
Espaço Cultural Jd Damasceno
Rua Talha Mar, 105 – Jd Damasceno Brasilândia

11 de junho, sáb, às 15h
Quilombo Sambaqui
Rua Itambé do Mato Dentro, 470 – Jd Guarani – Brasilândia

12 de junho, dom, às 11h
Praça do Campo Limpo s/n

12 de junho, dom, às 15h
Espaço Cultural CITA
Rua Aroldo de Azevedo, 20 – Jd Bom Refúgio – Campo Limpo

 

Foto: Divulgação

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